Guia da Semana

Quando pensamos em emagrecer de maneira saudável, a primeira coisa que vem em nossas mentes é o quão difícil essa tarefa pode ser, certo? Porém, antes de colocar este tipo de imposição psicológica, podemos pesquisar um pouco mais sobre o processo, descobrindo quais os principais caminhos que devem ser seguidos para conseguir alcançar os nossos objetivos.

Confira uma série de hábitos que vão te auxiliar nesse processo de emagrecimento, para que ele não seja assim tão sofrido e árduo. Vamos lá?

Coma mais devagar


Esta não é a primeira dica à toa. Ela está aqui na primeira colocação porque é a mais ignorada pela maioria das pessoas. Normalmente, nos deixamos levar pela correria do dia a dia até mesmo no momento de nos alimentarmos. Porém, o que acontece, fisiologicamente, quando comemos rápido demais, é que quando o cérebro recebe a mensagem de que você já está cheio, você pode já ter comido muito mais do que era necessário para ficar satisfeito.

Comendo devagar, o organismo tem tempo para absorver todos os nutrientes que estão sendo ingeridos, principalmente se a mastigação também for feita lentamente, transmitindo os sinais de saciedade no momento certo.

Aumente o consumo de água

Aumentar o consumo de água

Esta é uma tarefa complicada para muitas pessoas que não têm o hábito de beber água durante o dia. Porém, ao consumir maiores quantidades de água, o organismo tende a trabalhar em condições mais favoráveis, acelerando o metabolismo, o que auxilia na queima de gordura. Além disso, a água estimula o funcionamento dos rins, aumentando a eliminação das toxinas do corpo através da urina.

Por isso, tente aumentar o seu consumo de água aos poucos. Se você costuma beber um litro de água por dia, tente beber 1,5l. Este aumento não é tão significativo para que você faça o esforço de beber, mas fará uma grande diferença no seu organismo.

Durma melhor


Uma boa noite de sono é capaz de regular as funções hormonais, metabólicas e enzimáticas do corpo, aumentando a capacidade de queima de gordura, o que te leva a emagrecer de maneira saudável. Além disso, a baixa qualidade de sono também é associada ao sobrepeso e à vontade de comer alimentos que dão picos de energia ao corpo, como os que são ricos em açúcares, por exemplo.

Tente dormir cerca de 30 minutos mais cedo e adapte a sua rotina para conseguir respeitar o horário de sono. Pode ter certeza, o seu corpo vai te agradecer por esta escolha.

Entenda as suas refeições

Este é um dos fatores mais importantes que levam ao emagrecimento saudável. Mas o que ele significa? Na verdade, entender as suas refeições diz respeito a conhecer um pouco mais sobre a função que cada macronutriente tem no seu organismo para que você consiga concluir quais as melhores formas de se alimentar para ficar com o corpo em ordem.

Confira a seguir um miniguia sobre os principais macronutrientes

Carboidratos


Para quem deseja emagrecer de maneira saudável, é fundamental diminuir o consumo de carboidratos, que são os alimentos que dão energia para que o organismo realize atividades, mas que, quando consumidos em excesso, são armazenados em forma de gordura.

Proteínas


Além de reduzir o consumo de carboidratos, é importante aumentar a ingestão de proteínas magras, ou seja, carnes brancas (como peixes e frango, por exemplos) e claras de ovos. No organismo, as proteínas são responsáveis por auxiliar no processo de construção das fibras musculares, aumentando o volume total de massa magra corporal. Quanto maior o percentual de massa muscular, mais rápido o metabolismo se torna capaz de queimar gorduras, ou seja, o emagrecimento é potencializado.

Gorduras boas


Estes são nutrientes muitas vezes ignorados em muitas dietas. Porém, são parte fundamental do processo pois, além de terem diversos benefícios ligados à saúde dos sistemas respiratório e cardiovascular, elas também têm papel na sensação de saciedade oferecida para quem consome. Muito comuns nas oleaginosas e nos óleos saudáveis (como óleo de coco e azeite de oliva, por exemplo), as gorduras boas costumam ser associadas ao consumo de proteínas, aumentando o volume ocupado no estômago e transmitindo mensagens de saciedade para o cérebro.

Então, tendo estes hábitos, vou emagrecer de maneira saudável?

Saiba que estes passos listados aqui são partes fundamentais do processo. Sem eles, esta missão se torna praticamente impossível. Porém, é importante ter sempre em mente que são várias as atividades metabólicas que estão relacionadas ao processo de emagrecimento. Por isso, além de seguir todas estas atividades, é fundamental praticar atividades físicas e procurar um nutricionista que oriente o plano alimentar de acordo com as suas necessidades individuais.

Gostou de saber um pouco mais sobre este processo? Já está motivado a começar? Comente abaixo as suas impressões e boa sorte!

Atualizado em 19 Ago 2015.