Guia da Semana

Independente da idade, forma física ou etnia, as mulheres estão mais sujeitas à celulite do que os homens, tornando essa disfunção estética uma preocupação feminina. Muitas buscam soluções das mais variadas para evitar, disfarçar ou tratar a celulite, mas o que realmente funciona?

De acordo com a biomédica Daniella Costa Maia, "a celulite é uma disfunção estética caracterizada por bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele, causando covas e dando a aparência de "casca de laranja" com acometimento da circulação sanguínea e linfática”. Ela pode ainda ocasionar dores intensas e problemas emocionais, uma vez que podem interferir diretamente na maneira que a mulher olha para si mesma.

A celulite dentro dos consultórios

Apesar de ser um assunto de ampla discussão, muitas mulheres ainda sentem constrangimento ao tratar o assunto com um médico ou esteticista, uma vez que devem mostrar as áreas do corpo que têm causado o desconforto. Daniella Maia também ressaltou que é comum que o público feminino trate o assunto com certa ansiedade, buscando principalmente saber se há alguma solução rápida para resolver o problema, muitas vezes deixando de lado a causa dele.

Os tratamentos mais indicados

De maneira mais específica, entre os tratamentos mais frequentes estão a radiofrequência, que atinge a camada profunda da pele e estimula a formação de colágeno; o ultrassom cavitacional, que promove a mobilização das células de gordura fazendo com que elas sejam eliminadas de maneira natural pelo organismo; a carboxiterapia, que ajuda na circulação local; a endermoterapia, que traz a oxigenação para os tecidos; a mesoterapia, que consiste em um coquetel de medicamentos para diminuir a gordura e a tradicional drenagem linfática, que ativa o sistema linfático.

Segundo Expedita Pereira Borsan, esteticista, os tratamentos mais populares para celulite são a drenagem linfática juntamente com o ultrassom e a endermologia, uma técnica que ajuda a ativar a circulação sanguínea no local. “Entre os tratamentos mais inovadores está o laser, mas ainda é muito caro”, conclui a esteticista. Daniella Maia indica inclusive a utilização de cremes, que potencializam o efeito do tratamento.

Alimentação não pode ser esquecida

Para as duas profissionais, no entanto, existe um ponto que é muito importante e, frequentemente, esquecido na luta contra a celulite. Além dos tratamentos estéticos, é necessário que a vida da mulher inclua uma rotina de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

A dieta recomendada por Daniella inclui “evitar o consumo de alimentos gordurosos, sódio, cafeína, bebidas alcoólicas e outros alimentos que comprometam a digestão, o metabolismo e a absorção por parte do organismo, e, de outro lado, potencializar a ingestão de alimentos antioxidantes para a melhora da circulação; consumir aproximadamente 2 litros de água por dia; e abusar dos alimentos integrais, que são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção de gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino”.

Atualizado em 28 Mai 2015.