Guia da Semana
Bem Estar
Por Redação Guia da Semana

Conheça as tecnologias e tratamentos mais avançados para celulite

Saiba quais são os tratamento mais eficazes.

Veja quais os tratamentos mais eficazes para celulite (Fotolia)

Independente da idade, forma física ou etnia, as mulheres estão mais sujeitas à celulite do que os homens, tornando essa disfunção estética uma preocupação feminina. Muitas buscam soluções das mais variadas para evitar, disfarçar ou tratar a celulite, mas o que realmente funciona?

De acordo com a biomédica Daniella Costa Maia, "a celulite é uma disfunção estética caracterizada por bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele, causando covas e dando a aparência de "casca de laranja" com acometimento da circulação sanguínea e linfática”. Ela pode ainda ocasionar dores intensas e problemas emocionais, uma vez que podem interferir diretamente na maneira que a mulher olha para si mesma.

A celulite dentro dos consultórios

Apesar de ser um assunto de ampla discussão, muitas mulheres ainda sentem constrangimento ao tratar o assunto com um médico ou esteticista, uma vez que devem mostrar as áreas do corpo que têm causado o desconforto. Daniella Maia também ressaltou que é comum que o público feminino trate o assunto com certa ansiedade, buscando principalmente saber se há alguma solução rápida para resolver o problema, muitas vezes deixando de lado a causa dele.

Os tratamentos mais indicados

De maneira mais específica, entre os tratamentos mais frequentes estão a radiofrequência, que atinge a camada profunda da pele e estimula a formação de colágeno; o ultrassom cavitacional, que promove a mobilização das células de gordura fazendo com que elas sejam eliminadas de maneira natural pelo organismo; a carboxiterapia, que ajuda na circulação local; a endermoterapia, que traz a oxigenação para os tecidos; a mesoterapia, que consiste em um coquetel de medicamentos para diminuir a gordura e a tradicional drenagem linfática, que ativa o  sistema linfático.

Segundo Expedita Pereira Borsan, esteticista, os tratamentos mais populares para celulite são a drenagem linfática juntamente com o ultrassom e a endermologia, uma técnica que ajuda a ativar a circulação sanguínea no local. “Entre os tratamentos mais inovadores está o laser, mas ainda é muito caro”, conclui a esteticista. Daniella Maia indica inclusive a utilização de cremes, que potencializam o efeito do tratamento.

Alimentação não pode ser esquecida

Para as duas profissionais, no entanto, existe um ponto que é muito importante e, frequentemente, esquecido na luta contra a celulite. Além dos tratamentos estéticos, é necessário que a vida da mulher inclua uma rotina de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

A dieta recomendada por Daniella inclui “evitar o consumo de alimentos gordurosos, sódio, cafeína, bebidas alcoólicas e outros alimentos que comprometam a digestão, o metabolismo e a absorção por parte do organismo, e, de outro lado, potencializar a ingestão de alimentos antioxidantes para a melhora da circulação; consumir aproximadamente 2 litros de água por dia;  e abusar dos alimentos integrais, que são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção de gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino”.


Atualizado em 28 Mai 2015.

Mais notícias

10 dicas para aumentar o metabolismo com a alimentação

Bem Estar

5 queijos perfeitos para você incluir na dieta

Bem Estar

10 benefícios da romã que você precisa conhecer

Bem Estar

10 motivos para comer mais proteína no dia a dia

Bem Estar

10 alimentos indicados para os dias quentes de verão

Bem Estar

10 alimentos que vão ajudar a desintoxicar o organismo depois de tanta comilança

Bem Estar