Guia da Semana

Dicas para manter a dieta no ambiente de trabalho

Sim, é possível manter uma alimentação saudável no trabalho.

Manter uma dieta regrada é bem difícil, ainda mais no trabalho. Com a pressão do dia a dia, não é nada difícil descontar o estresse na alimentação – quem nunca saboreou um chocolatinho básico porque "estava precisando"?

Por isso, nós reunimos algumas dicas para você conseguir manter a dieta no ambiente de trabalho. Confira:

1 – Dê preferência para as marmitas – mas com comidinhas saudáveis, né? Por mais que o cardápio dos restaurantes tenha opções saudáveis, sair para comer às vezes pode significar sair um pouquinho da dieta. Quem nunca foi a um restaurante por quilo com a intenção de comer uma saladinha com frango e terminou com um pedacinho de torta ou um pouquinho de massa no prato?

2 – Se for em algum restaurante por quilo, tente fazer dois pratos: o primeiro só de salada, com folhas, verduras e legumes, e outro com as proteínas, carboidratos e grãos. E claro, se alimente com calma, mastigando muito bem os alimentos.  

3 – Coma de 3 em 3 horas. Sim, é sempre bom reforçar essa prática, pois fracionar a alimentação é fundamental para o emagrecimento. Isso porque ao nos alimentarmos com frequência, nosso organismo não tem a necessidade de guardar reservas de energia na forma de gordura corporal.

4– Prepare a lancheira com antecedência para não se esquecer de nenhum item. O ideal é fazer pelo menos 5 refeições por dia, o que significa que você vai precisar de opções para o lanche da manhã, almoço, lanche da tarde 1 e, caso fique no trabalho até mais tarde, lanche da tarde 2.

5 – Evite deixar a gaveta ou aquele potinho que fica em cima da mesa cheios de comidinhas. Até porque, normalmente são bolachinhas, balas, chocolates e outros snacks que não são nada bons para a dieta. Uma boa dica é passar no mercado na segunda-feira antes do trabalho ou na hora do almoço e comprar algumas opções saudáveis de lanche, como frutas ou barrinhas.

6 – Beba água. Uma boa técnica é comprar uma garrafa de pelo menos 1,5 litro e deixar em cima da mesa. Dessa forma fica mais fácil lembrar de se hidratar.

7 – Acrescente rodelas de limão e um pedacinho de gengibre na água. Por ser um alimento termogênico, o gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, o que é ótimo para quem está querendo perder os quilinhos extras.

8 – Tomar chá de hortelã após o almoço ajuda no processo de digestão, evitando um possível mal estar e sensação de queimação. 

 

Atualizado em 15 Out 2015.

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