Guia da Semana

O azeite de oliva é um dos alimentos mais saudáveis e versáteis da dieta mediterrânea. Extraído diretamente das azeitonas, ele é rico em gorduras monoinsaturadas, antioxidantes e outros compostos que oferecem inúmeros benefícios para a saúde.

Por que o azeite é tão bom para você? Confira os benefícios:

Pesquisas científicas recentes reforçam que o azeite de oliva, além de ser um ingrediente versátil e saboroso, é ótimo para a saúde.

Estudos apresentados na última conferência da Sociedade Americana para Nutrição revelaram que o consumo regular deste óleo, especialmente o extravirgem, pode reduzir os riscos de demência e outras doenças graves.

De acordo com o portal Tudo Gostoso, a pesquisa informa que ingerir meia colher de chá de azeite diariamente pode diminuir em até 28% o risco de morte causado por demência.

1. Câncer de mama

Outro estudo, conduzido pela Universidade de Navarra, na Espanha, e publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA), descobriu que o consumo regular de azeite reduz em dois terços a incidência de câncer de mama, especialmente em mulheres adeptas da dieta mediterrânea.

2. Colesterol e doenças cardíacas

Rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega-9, o azeite de oliva contribui para a saúde cardiovascular ao reduzir o colesterol LDL (considerado prejudicial) e elevar os níveis do HDL (colesterol "bom").

Os compostos polifenóis encontrados no azeite também possuem propriedades antioxidantes, essenciais para evitar a formação de placas de gordura nas artérias. O bloqueio dessas placas é um dos principais causadores de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), problemas amplamente evitáveis ​​com o consumo regular do azeite.

3. Câncer de intestino

Além de proteger o coração e o cérebro, o azeite também pode auxiliar na prevenção do câncer de intestino e de cólon. Pesquisadores da Universidade Aldo Moro de Bari constataram que o consumo diário de azeite extravirgem, graças ao alto teor de ácido oleico, tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a manter a fisiologia intestinal equilibrada, o que é fundamental para a redução desses riscos região, até para indivíduos com predisposição genética.

4. Controle do diabetes tipo 2

O azeite também se mostra eficaz para a prevenção do diabetes tipo 2, segundo pesquisa publicada na revista científica Diabetes Care. Para pessoas com alto risco cardiovascular, o azeite atua melhorando a sensibilidade à insulina e ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, o que reduz consideravelmente as chances de desenvolver a doença.

Quantidade ideal de consumo

Para obter os benefícios do azeite, especialistas recomendam um consumo diário em torno de 30g, ou três colheres de sopa. Para prevenir a demência, especificamente, apenas meia colher de chá já pode trazer bons resultados.

Substituir outras gorduras menos saudáveis, como margarina ou maionese, por uma colher de chá de azeite ao dia também pode reduzir entre 8% e 14% o risco de declínio cognitivo.

Veja também:

Por Gabrielly Bento

Atualizado em 29 Nov 2024.