Guia da Semana
Saúde e Bem-Estar
Por Marina Marques

Low poo, no poo e co-wash: o que são e como aderir?

Entenda o que são essas técnicas e como elas prometem ressuscitar seu cabelo!.

Técnica corta uso de alguns componentes insolúveis (© Lars Zahner - Fotolia.com)

Cada vez mais as pessoas estão buscando meios naturais de levarem suas vidas. E não é só na alimentação, mas também quando o assunto é estética e beleza. Alguns termos têm ganhado fama quando o assunto é cabelo: low poono poo e co-wash.

O Low poo, que já virou estilo de vida, defende a lavagem com produtos que não agridam a fibra capilar, como por exemplo, os shampoos sem sulfato e sem petrolatos – parafina líquida, óleo mineral e vaselina. Já o No poo é uma fase ainda mais avançada e radical. Na técnica, não se usa shampoo, nem os mais leves, ou seja, além dos petrolatos, não se usa nenhum produto que tenha silicones insolúveis já que esses só são retirados dos cabelos com o uso do shampoo. Por fim, na técnica co-wash a lavagem é feita com condicionadores que não contenham silicones.

Sendo assim, a diferença do NO para o LOW poo é que neste último, o shampoo é utilizado com substâncias de limpeza leves e portanto, máscaras, cremes de pentear e demais produtos podem conter silicones que são retirados dos fios com o shampoo. Já o No poo, por não se fazer a utilização de shampoos, os produtos com silicones insolúveis não são utilizados.

O que é o sulfato?

O sulfato, grande vilão da vez, é um detergente responsável pela limpeza que proporciona grande quantidade de espuma e pode ressecar os fios. Já os shampoos Sulfate Free (livres de sulfato) não fazem muita espuma e promovem uma limpeza delicada, agredindo menos a camada ácida natural do cabelo e preservando melhor a cor, seja ela natural ou não.

Mas o cabelo não fica sujo?

Não, a ideia é exatamente parar com o uso de produtos que não dissolvem na água (caso do silicone). Sendo assim, apenas a água bastará para deixar o seu cabelo limpinho. E é por isso que a técnica exige muita dedicação a ler rótulos e ficar por dentro do que você pode ou não pode usar no cabelo, senão o resultado será desastroso.

Para que o cabelo não fique sujo, é preciso prestar atenção nos outros produtos que usamos além do shampoo (condicionadores, cremes de pentear, máscaras, etc.). Eles devem ter uma composição que não inclua apenas três elementos que impregnam e só saem do cabelo com o sulfato: Petrolatum/Petrolato, Mineral Oil/Óleo Mineral, Paraffinum Liquidum/Parafina Líquida.

É importante ressaltar que esses produtos não devem ser evitados apenas por quem não usa sulfato, pois são extremamente maléficos aos cabelos, já que grudam no cabelo e criam uma “capa” que impede que os fios retenham hidratação.

Apesar de serem apenas três ingredientes, a lista de produtos proibidos é imensa, pois a maioria no mercado possui esses elementos. Para facilitar, confira aqui uma lista completa de produtos liberados para as técnicas No/Low Poo.


Por Marina Marques

Atualizado em 15 Abr 2016.

Mais notícias

10 cuidados necessários com a alimentação no inverno

Saúde e Bem-Estar

Conheça 7 brotos comestíveis e suas funções

Saúde e Bem-Estar

Confira 10 receitas de sucos e seus benefícios

Saúde e Bem-Estar

5 motivos para comer mais devagar

Saúde e Bem-Estar

5 dicas de higiene que toda pessoa deve seguir na cozinha

Saúde e Bem-Estar

15 receitas para fazer um detox depois da folia do Carnaval

Saúde e Bem-Estar