Guia da Semana

Para quem pretende entrar em forma ainda neste verão, esse exercício com cara de brincadeira cai como uma "luva", principalmente para aqueles que fogem da rotina de treinos tradicionais e repetitivos das academias. As aulas são uma mistura de ginástica com movimentos de dança embalados por ritmos latinos.

+ Conheça os benefícios do suco verde
+ Veja as vantagens de se inserir grãos na reeducação alimentar

Algumas pessoas podem pensar que Zumba é apenas mais um programa de exercícios exagerado. No entanto, é um exercício dançante criada na Colômbia há alguns anos, que rapidamente conquistou o público a partir de 2001, tornando-se uma das atividades favoritas das francesas.

O modelo padrão de uma aula de Zumba são durante 45 minutos a 1 hora, um professor ultra-dinâmico lhe oferece sequências curtas de dança, acompanhadas de músicas inspiradas nas danças latinas como salsa, merengue, samba, mambo e por aí vai. O rebolado é a base da dança latina, e, portanto, do Zumba. Os outros movimentos principais são saltos e giros. Para encerrar, as aulas de Zumba sempre terminam com alguns minutos de alongamento.

Conheça os benefícios do Zumba

- Queima de 500 a 1000 calorias em uma aula, dependendo da intensidade do treino.

- Por ser uma prática bem alegre, divertida, beneficia a autoestima dos seus praticantes e ainda interação com os outros participantes, tornando uma aula bem social.

-Beneficia a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhora o equilíbrio. Isso tudo devido aos movimentos da zumba que mistura movimentos rápidos e lentos, variando a velocidade.

- Melhora também o sistema cardiovascular, devido aos movimentos de respiração que ocorre durante os exercícios e ajudam a saúde do coração.

- A zumba trabalha muito os músculos inferiores (músculo da coxa, glúteo e músculo posterior da coxa e panturrilha). O que faz com que haja o fortalecimento dos mesmos, deixando sua perna e bumbum durinhos. Os músculos do CORE (abdômen, cintura e quadril) também são muito usados.

- O esporte é ótimo para a memória, pois os passos ensinados pelo professor devem ser lembrados para as próximas vezes.

- A modalidade faz com que você se sinta em uma festa. A coreografia é fácil de aprender, uma vantagem para que o aluno não se sinta intimidado por não saber dançar.

Envolvente e dinâmica, a Zumba vai tomar conta do seu corpo e da sua mente, te levando para uma festa onde a alegria e o bem estar vêm sempre em primeiro lugar.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 13 Abr 2016.