Guia da Semana

Quem é apaixonado por bichinhos, sabe o quanto é importante ajudar cães e gatos sem um ler, afinal eles dependem totalmente dos seres humanos. E às vezes dar um pouquinho de alegria para esses pets que vivem em abrigos não custa nada para a gente e faz toda a diferença para eles.

A Cãominhada é um projeto de voluntariado que reúne voluntários monitores e passeadores todos os domingos, para levar os animais para caminhar e se exercitar na guia, num dia de passeio e diversão. Ele fica localizado dentro do Centro de Controle de Zoonoses – Rua Santa Eulália, 86 – Santana – São Paulo (próximo à estação Carandiru), e conta com o apoio de voluntários, que se dispõe a contribuir com a sociabilização dos cães até serem adotados.

A ajuda, que pode parecer simples, é a grande oportunidade desses bichinhos passearem e viverem uma vida mais digna. Quer ajudar? Então confira como:

COMO PARTICIPAR?

Os interessados no projeto devem ser maiores de idade e fazer a inscrição na Cãominhada neste formulário na semana que antecede o domingo em que pretenda participar, até as 16h30 da sexta-feira. É necessário fazê-la todas as vezes em que quiser participar. O inscrito receberá um e-mail de confirmação da inscrição logo em seguida; é recomendável imprimir a confirmação para levar no dia do evento.

Para os que se inscreverem na sexta-feira após as 16h30, é obrigatório imprimir a confirmação, pois o nome não estará na lista de presença e por isso é necessário comprovar a inscrição.

Importante: inscreva-se somente se tiver certeza de sua participação, pois as vagas são limitadas e, se não comparecer, além de tirar a vaga de outra pessoa, ainda sobrecarrega os demais participantes.

COMO CHEGAR?

A pé: pela Portaria 1 (Rua Santa Eulália, 86).

De carro: você pode usar gratuitamente o estacionamento que fica na Av. Santos Dumont s/nº, próximo ao Campo de Marte (pouco antes da curva para a Rua Santa Eulália). Atenção ao horário limite de chegada para estacionar: será permitido apenas até às 8h45.

Quem for participar pela primeira vez deverá chegar às 8h50 para receber as orientações relativas ao passeio, através de uma palestra de orientação no auditório São Francisco.

O PASSEIO

O vestuário obrigatório para a caminhada é sempre calça jeans ou moletom e tênis ou sapatênis. Não são permitidos: bermudas, shorts, saias, leggings, chinelo ou qualquer vestimenta que deixe pernas, pés e tornozelos à mostra não são permitidos, para segurança e bem estar de humanos e animais.

Para proteger as mãos do atrito com a guia, sugere-se levar um par de luvas, bem como, água e protetor solar (e/ou boné). Além disso, algumas orientações são dadas antecipadamente, em alguns momentos será recomendado não passar a mão no animal, seguir rigorosamente as instruções. Não é permitido tirar fotos, nem fazer vídeos, pois distrações causam acidentes. Em caso de chuva forte, o passeio é cancelado.

DOAÇÕES

O local sempre necessita de doações de jornais, caixas de papelão e outros produtos. Quem quiser ajudar, deve procurar o Setor de Adoção do CCZ: 3397- 8909/8958 (Kelly, Simone Griga, Larissa e Giuseppe).

Por Marina Marques

Atualizado em 21 Mai 2017.