Guia da Semana

O Velho Oeste americano parece mesmo ter voltado à pauta. Depois do sucesso de “Westworld”, do remake de “Sete Homens e Um Destino” e do anúncio da adaptação de “A Torre Negra” para os cinemas, é a vez de “A Qualquer Custo” ("Hell or High Water") chegar às telas trazendo xerifes, índios e foras-da-lei a um cenário texano atual, que parece ter congelado no tempo.

O filme acompanha os irmãos Toby (Chris Pine) e Tanner (Ben Foster) Howard numa série de assaltos a bancos numa região pobre entre os Estados Unidos e o México. Ao assumir o caso, o detetive Marcus Hamilton (Jeff Bridges) suspeita que a dupla não esteja apenas atrás do dinheiro, mas tenha objetivos maiores por trás dos atentados, e faz dessa caçada uma missão pessoal.

Confira 4 motivos para assistir ao filme que estreia no dia 5 de janeiro:

Outro tempo, outras regras

Apesar de ambientado nos dias de hoje (há personagens com celulares e outras pistas), o filme poderia muito bem se passar nos anos 80, no século XIX ou em tempos ainda mais distantes. Para começar, os protagonistas dirigem carros antigos e as cidadezinhas desertas por onde passam parecem não ter tido nenhum contato com a tecnologia.

Além disso, há um caráter épico na jornada do personagem principal (não exatamente um herói) e um código de conduta entre bandidos e policiais que remete mais aos bang bangs de Sergio Leone do que aos thrillers policiais modernos. O “modus operandi” dos criminosos é, inclusive, classificado por um personagem como “antiquado”.

História americana

Enquanto narra a tragédia da família Howard, o filme toca em temas espinhosos do sul americano, como o conflito histórico entre índios e colonizadores, a miséria de uma região desprovida de serviços básicos e a especulação predatória dos bancos sobre as terras dos fazendeiros.

Taylor Sheridan

Mais conhecido, talvez, por seu trabalho como ator (como na série “Sons of Anarchy”), Sheridan assina o roteiro de “A Qualquer Custo”. Este é o seu segundo trabalho como roteirista, depois do muito elogiado “Sicario”, que fora dirigido por Denis Villeneuve. Depois deste trabalho, Sheridan se prepara para lançar seu primeiro longa como diretor, com um filme que também escreveu chamado “Wind River” (com Jeremy Renner e Elizabeth Olsen).

Chris Pine, Ben Foster e Jeff Bridges

Se você é daqueles que escolhe o filme pelo elenco, aqui vão três motivos para colocar “A Qualquer Custo” na sua lista: Chris Pine, Ben Foster e Jeff Bridges. Pine surpreende com um papel muito mais sombrio do que o que os fãs estão acostumados. Ele é um homem divorciado, pai de dois filhos e irmão mais novo de um delinquente. Apesar de ser o “cérebro” da dupla e ter motivações fortes para realizar os assaltos, seus planos o colocam num caminho que ele mesmo repudia: o da violência.

Foster interpreta o irmão mais velho, um homem que gosta de violência e passou grande parte da vida na prisão. Seu amor pelo caçula, porém, supera qualquer ambição e é a única coisa que o impede de abraçar a loucura. Bridges, por sua vez, é o xerife que está prestes a se aposentar e assume esse caso como uma despedida. Sua história é batida, mas a caracterização do personagem é singular.

Lançamentos de filmes em 2017

Confira o calendário completo de estreias de 2017

23 Filmes que vão te deixar ansioso por 2017

Estreias incluem sequências de "Blade Runner" e "Trainspotting", filmes da Liga da Justiça e da Mulher Maravilha

Por Juliana Varella

Atualizado em 3 Fev 2017.