Guia da Semana

O envolvimento de um músico ou uma banda no cinema às vezes vai além de simplesmente ceder uma ou outra música para ser usada em sua trilha sonora. Alguns artistas engajam-se a ponto de produzirem trilhas de filmes na íntegra, o que pode render resultados bastante interessantes.

+ Conheça artistas da música que escreveram livros infantis
+ Veja artistas que compuseram trilhas sonoras de filmes
+ Atores que emagreceram ou engordaram para interpretar personagens

Veja algumas das bandas e artistas que compuseram trilhas sonoras para filmes:

Highlander, O Guerreiro Imortal (1986) – Queen

A banda de rock Queen é responsável pela trilha sonora de “O Guerreiro Imortal”. A música de maior sucesso foi “Who Wants to Live Forever”, na qual os britânicos foram acompanhados por uma orquestra regida por Michael Kame. Com o sucesso, alcançaram a 24ª posição nas paradas do Reino Unido.

O filme conta a história de um guerreiro escocês imortal do século XVI chamado Connor Macleod, interpretado por Christopher Lambert. Após ser rejeitado por seus amigos e parentes, ele passa a ser doutrinado pelo também imortal Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez, interpretado por Sean Connery. Este ensina Connor a lidar com sua imortalidade e a se defender de outros que também a tivessem, pois no final, somente um imortal poderia existir e receber um prêmio que estava reservado ao último sobrevivente. O filme fez grande sucesso e deu origem a várias continuações e séries de TV.

Tron: O Legado (2010) – Daft Punk

A trilha sonora de “Tron: O Legado” foi composta pela dupla francesa Daft Punk, de Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter. O famoso duo eletrônico trabalhou com uma orquestra de 85 músicos e contou com harmonização do maestro americano Joseph Trapanese. O álbum foi recebido com críticas, em sua maioria, favoráveis e estreou na 10ª posição na parada dos 200 álbuns da Billboard.

No filme de aventura e ficção científica, Kevin Flynn, interpretado por Jeff Bridges, é um gênio da informática que desapareceu sem deixar rastros. Após 20 anos, Sam (Garrett Hedlund), seu filho rebelde, encontra um local onde Kevin guardava consoles de videogame e acaba em uma passagem secreta que o leva a uma câmara onde está o último trabalho de seu pai. Sam acaba acionando o aparelho e é transportado a um mundo high tech povoado por personagens de softwares.

Irréversible (2002) – Thomas Bangalter

Antes de compor para Tron com seu parceiro de Daft Punk, Thomas Bangalter produziu a trilha sonora do filme “Irréversible”. A produção francesa, narrada de trás para frente, é considerada controversa por conta de suas cenas violentas e temática pesada.

O filme começa com Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), ambos amigos, que procuram por Paris o homem que estuprou e espancou a personagem interpretada por Monica Bellucci, chamada Alex, namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. A narrativa então recua mostrando como Marcus e Pierre descobriram o nome do criminoso e volta no tempo até o momento do estupro e os eventos que o antecederam.

George, O Curioso (2006) – Jack Johnson

Fã do desenho animado, o músico Jack Johnson compôs a trilha sonora do filme infantil “George, O Curioso”. O álbum da trilha se chama “Sing-A-Longs and Lullabies for the Film Curious George” e inclui uma das faixas mais populares de toda a carreira do havaiano: Upside Down. O CD chegou ao topo das paradas na Billboard Top 200.

O filme é baseado na série de livros infantis sobre o pequeno macaco George, que vive se metendo em confusões e aventuras. A narrativa conta sobre a leal amizade entre o animado e desajeitado macaquinho e seu dono Ted (voz de Will Ferrell), o homem do chapéu amarelo que trabalha em um museu. O filme fez bastante sucesso e virou uma série animada.

Na Natureza Selvagem (2007) – Eddie Vedder

O filme, que é uma adaptação do livro de mesmo nome de 1996, tem 11 melodias de composição e interpretação de Eddie Vedder. “Into The Wild”, como é chamado o álbum da trilha sonora, é o primeiro disco solo da carreira do vocalista da banda Pearl Jam. A trilha se encaixa perfeitamente no enredo da narrativa, com destaque para Society, que chama a atenção pela beleza com que traduz os pensamentos do protagonista do filme em uma música.

O filme narra a trajetória de Christopher McCandles (Emile Hirsch), um jovem recém-formado que abre mão da vida confortável garantida pelos pais e do carinho de amigos, irmã e namorada para viajar sozinho até o Alasca. Christopher, que adota o nome de Alex Supertramp, busca se afastar dos valores tradicionais da sociedade capitalista da qual fazia parte e caminha rumo a novas experiências e desafios na natureza.

Compramos Um Zoológico (2011) – Jónsi

O drama americano “Compramos Um Zoológico” tem sua trilha composta por Jónsi, vocalista e guitarrista da banda islandesa de rock melódico Sigur Rós. Ele é conhecido por seu falsete e por usar um arco de violoncelo para tocar guitarra elétrica

O filme narra como o jornalista Benjamin Mee (Matt Damon) tenta se reerguer e mudar a vida de sua família após a morte de sua esposa, decidindo se mudar com seus dois filhos para um zoológico desativado no interior da Califórnia. O lugar está em péssimas condições e a família busca recuperar o brilho perdido do local com a ajuda da equipe do zoológico, liderada por Kelly Foster (Scarlett Johansson).

Por Luisa Almeida, Aluna Do 2o. Semestre Do Curso De Jornalismo Da ESPM

Atualizado em 15 Jan 2014.