Guia da Semana

6 artistas que compuseram trilhas sonoras de filmes

Veja algumas das bandas e artistas que compuseram trilhas sonoras para filmes:

O envolvimento de um músico ou uma banda no cinema às vezes vai além de simplesmente ceder uma ou outra música para ser usada em sua trilha sonora. Alguns artistas engajam-se a ponto de produzirem trilhas de filmes na íntegra, o que pode render resultados bastante interessantes.

Conheça artistas da música que escreveram livros infantis
Veja artistas que compuseram trilhas sonoras de filmes
Atores que emagreceram ou engordaram para interpretar personagens

Veja algumas das bandas e artistas que compuseram trilhas sonoras para filmes:

Highlander, O Guerreiro Imortal (1986) – Queen

A banda de rock Queen é responsável pela trilha sonora de “O Guerreiro Imortal”.  A música de maior sucesso foi “Who Wants to Live Forever”, na qual os britânicos foram acompanhados por uma orquestra regida por Michael Kame. Com o sucesso, alcançaram a 24ª posição nas paradas do Reino Unido.

O filme conta a história de um guerreiro escocês imortal do século XVI chamado Connor Macleod, interpretado por Christopher Lambert. Após ser rejeitado por seus amigos e parentes, ele passa a ser doutrinado pelo também imortal Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez, interpretado por Sean Connery. Este ensina Connor a lidar com sua imortalidade e a se defender de outros que também a tivessem, pois no final, somente um imortal poderia existir e receber um prêmio que estava reservado ao último sobrevivente. O filme fez grande sucesso e deu origem a várias continuações e séries de TV.

Tron: O Legado (2010) – Daft Punk

A trilha sonora de “Tron: O Legado” foi composta pela dupla francesa Daft Punk, de Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter. O famoso duo eletrônico trabalhou com uma orquestra de 85 músicos e contou com harmonização do maestro americano Joseph Trapanese. O álbum foi recebido com críticas, em sua maioria, favoráveis e estreou na 10ª posição na parada dos 200 álbuns da Billboard.

No filme de aventura e ficção científica, Kevin Flynn, interpretado por Jeff Bridges, é um gênio da informática que desapareceu sem deixar rastros. Após 20 anos, Sam (Garrett Hedlund), seu filho rebelde, encontra um local onde Kevin guardava consoles de videogame e acaba em uma passagem secreta que o leva a uma câmara onde está o último trabalho de seu pai. Sam acaba acionando o aparelho e é transportado a um mundo high tech povoado por personagens de softwares.

Irréversible (2002) – Thomas Bangalter

Antes de compor para Tron com seu parceiro de Daft Punk, Thomas Bangalter produziu a trilha sonora do filme “Irréversible”. A produção francesa, narrada de trás para frente, é considerada controversa por conta de suas cenas violentas e temática pesada.

O filme começa com Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), ambos amigos, que procuram por Paris o homem que estuprou e espancou a personagem interpretada por Monica Bellucci, chamada Alex, namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. A narrativa então recua mostrando como Marcus e Pierre descobriram o nome do criminoso e volta no tempo até o momento do estupro e os eventos que o antecederam.

George, O Curioso (2006) – Jack Johnson

Fã do desenho animado, o músico Jack Johnson compôs a trilha sonora do filme infantil “George, O Curioso”. O álbum da trilha se chama “Sing-A-Longs and Lullabies for the Film Curious George” e inclui uma das faixas mais populares de toda a carreira do havaiano: Upside Down. O CD chegou ao topo das paradas na Billboard Top 200.

O filme é baseado na série de livros infantis sobre o pequeno macaco George, que vive se metendo em confusões e aventuras. A narrativa conta sobre a leal amizade entre o animado e desajeitado macaquinho e seu dono Ted (voz de Will Ferrell), o homem do chapéu amarelo que trabalha em um museu. O filme fez bastante sucesso e virou uma série animada.

Na Natureza Selvagem (2007) – Eddie Vedder

O filme, que é uma adaptação do livro de mesmo nome de 1996, tem 11 melodias de composição e interpretação de Eddie Vedder. “Into The Wild”, como é chamado o álbum da trilha sonora, é o primeiro disco solo da carreira do vocalista da banda Pearl Jam. A trilha se encaixa perfeitamente no enredo da narrativa, com destaque para Society, que chama a atenção pela beleza com que traduz os pensamentos do protagonista do filme em uma música.

O filme narra a trajetória de Christopher McCandles (Emile Hirsch), um jovem recém-formado que abre mão da vida confortável garantida pelos pais e do carinho de amigos, irmã e namorada para viajar sozinho até o Alasca. Christopher, que adota o nome de Alex Supertramp, busca se afastar dos valores tradicionais da sociedade capitalista da qual fazia parte e caminha rumo a novas experiências e desafios na natureza.

Compramos Um Zoológico (2011) – Jónsi

O drama americano “Compramos Um Zoológico” tem sua trilha composta por Jónsi, vocalista e guitarrista da banda islandesa de rock melódico Sigur Rós. Ele é conhecido por seu falsete e por usar um arco de violoncelo para tocar guitarra elétrica 

O filme narra como o jornalista Benjamin Mee (Matt Damon) tenta se reerguer e mudar a vida de sua família após a morte de sua esposa, decidindo se mudar com seus dois filhos para um zoológico desativado no interior da Califórnia. O lugar está em péssimas condições e a família busca recuperar o brilho perdido do local com a ajuda da equipe do zoológico, liderada por Kelly Foster (Scarlett Johansson).

Atualizado em 15 Jan 2014.

Por Luisa Almeida, Aluna Do 2o. Semestre Do Curso De Jornalismo Da ESPM
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

"50 Tons Mais Escuros" ganha trailer inédito; confira

Novo vídeo do longa está mais caliente do que nunca!

Clássico de Chaplin tem sessão gratuita no Auditório Ibirapuera

Exibição encerra a programação do centenário de Paulo Emílio Sales Gomes

Saiu o primeiro teaser de "Homem Aranha: De Volta ao Ler"; vem assistir!

Trailer completo será divulgado nesta quinta-feira

Mais de 20 fotos inéditas de "Transformers: O Último Cavaleiro" vazam na internet; confira

Próximo longa da franquia estreia em junho de 2017

"O Círculo": Suspense com Tom Hanks e Emma Watson ganha primeiro trailer

Em 2017, os atores vão se encontrar nas telonas pela primeira vez

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"