Guia da Semana

Se você também é da turma que não vai ter experiências incríveis dando a volta ao mundo durante suas férias de verão, não se desespere! Você pode aproveitar esse tempo colocando sua vida cinematográfica em dia e, por que não, assistir filmes que tratam desse tema tão desejado que são as férias.

+ Veja quais filmes estreiam nos cinemas nesta semana
+ Confira uma lista de filmes que você não viu em 2012
+ Saiba quais foram as melhores frases do cinema em 2012

Confira abaixo uma seleção com filmes que se passam na férias ou que são boas opções para os dias de folga.

Curtindo a Vida Adoidado

Se tem um cara que sabe aproveitar a vida, certamente é Ferris Bueller, personagem de Matthew Broderick em um dos grandes sucessos da década de 80. No filme, o estudante Ferris está com vontade de matar aula e se divertir com sua namorada, seu melhor amigo e uma Ferrari, mas para isso tem que enrolar o diretor da escola e sua família. O sonho de muitos jovens, fato.

Férias frustradas de verão

Com um agradabilíssimo elenco formado por Jesse Eiseinberg (o Mark Zuckerberg, de A Rede Social), Ryan Reynolds, e a eterna vampirinha Kristen Stewart, o filme mostra um jovem recém formado que arruma um emprego em um parque de diversões já que não tem dinheiro para a sonhada viagem a Europa. Porém, o que parece uma cilada começa a mudar quando ele se interessa pela colega de trabalho.

Aconteceu em Woodstock

Grande produção de Ang Lee, o filme mostra aquela velha história do maior festival de música de todos os tempos que reuniu Jimmy Hendrix, Joan Baez e companhia. No entanto, tudo começa quando o garoto Elliot abre as portas do humilde hotel de sua família para abrigar a massa de hippies que se aproxima da cidade. E assim ele tem experiências que férias em lugar nenhum vão te dar.

Quase Famosos

Com direção de Cameron Crowe, o filme mostra um garoto de 15 anos que consegue um trabalho na revista Rolling Stone e sai em turnê com uma banda de rock nos anos 70. Durante as viagens, o garoto acaba entrando no estilo de vida das estrelas do rock, frequenta os melhores shows e vive rodeado de groupies. Com um trabalho desses, quem precisa de férias?

Tubarão

Você está lá curtindo uma folga na praia e, de repente, surge um sanguinário tubarão. Lançado em 1975, o clássico de Steven Spielberg é uma boa dica para dar um pouco de emoção para suas férias. No filme, os ataques de um tubarão deixam uma cidade em pânico em um dos dias mais movimentados da praia e mobiliza os pescadores da região para capturá-lo.

On the Road

Quem não vai por o pé na estrada pode pegar uma carona com Sal Paradise em uma viagem sem roteiro e sem data para acabar. No filme dirigido por Walter Salles e adaptado do livro homônimo de Jack Kerouac, a história se passa da década de 50 e mostra a movimentada vida da geração beat em ambientes que misturam sexo, drogas e jazz.

O amor não tira férias

Aproveitando o recente clima natalino, uma comédia romântica dirigida por Nancy Meyers cai bem. Neste filme, as personagens de Kate Winslet e Cameron Diaz decidem fazer um intercâmbio de casas no Natal para se reerguerem de desilusões amorosas. Com uma em Los Angeles e outra em Londres, elas passam por reviravoltas amorosas quando conhecem Jude Law e Jack Black.

Atualizado em 20 Jan 2013.