Guia da Semana

Filmes que você não viu em 2012

O Guia da Semana preparou uma lista com alguns dos filmes que foram exibidos no cinema este ano e você pode ter deixado passar batido

Os fãs de cinema não tiveram do que reclamar em 2012. O ano foi marcado por grandes acontecimentos como a volta de Ridley Scott para a ficção científica em Prometheus, o retorno de Peter Jackson à Terra Média em O Hobbit, os heróis de ação se reunindo em Mercenários 2, e até mesmo o sucesso de bilheteria francês Intocáveis.

+ Veja quais foram os melhores filmes que estreiaram em 2012
+ Saiba quais são os filmes que estão em cartaz nos cinemas

Mas, com tanta coisa grande acontecendo no mundo das telonas, muitos filmes bons ficaram um curto tempo em exibição ou foram exibidas em poucas salas do circuito. O Guia da Semana separou alguns dos melhores filmes que chegaram aos cinemas brasileiros em 2012 e você pode ter deixado passar batido. Confira: 

Pina

O cineasta Wim Wenders transformou o cinema em um palco de teatro no seu documentário Pina 3D. Quem conseguiu ver o filme na tecnologia pode imergir no universo da dançarina Pina Bausch em um filme que é um verdadeiro espetáculo para os olhos. 

 

Segredo da cabana


O filme foi exibido no Festival do Rio, mas teve sua estreia cancelada nos cinemas do país, sendo lançado apenas para o Home Video. O longa, com roteiro de Joss Whedon (de Os Vingadores), subverte todos os clichês dos filmes de terror e recebeu críticas muito positivas no exterior. Na trama, um grupo de amigos vai para uma cabana no meio da floresta, onde são alvo de um estranho experimento.

 

Drive

Lançado em 2011, Drive só chegou as telas brasileiras em 2012, mas em um circuito muito limitado. Estrelado por Ryan Gosling, o filme mostra um piloto de fugas que vê sua vida mudar após conhecer uma mulher e seu filho. O longa traz cenas de ação filmadas com um tom mais introspectivo, uma espécie de Velozes e Furiosos para o público cult. 

 

Indie Game: The Movie

Para surpresa de muitos, o documentário do mundo dos games foi destaque no Festival de Sundance em 2012. O filme segue o processo de criação por trás de três jogos independentes de sucesso: "Braid", "Super Meat Boy" e "Fez"; e mostra os limites entre o mundo dos games e a arte. Por aqui, ele foi só exibido em alguns eventos para o público gamer como a BGS e o BIG. 

 

Sete dias com Marilyn

Outro filme lançado em 2011, o longa teve sua data de estreia alterada diversas vezes, chegando aos cinemas apenas em abril de 2012. Seu lançamento acabou sendo ofuscado pela estreia de Os Vingadores, que chegou aos cinemas no mesmo dia e dominou a maioria das salas do circuito. Sete dias com Marilyn acumulou indicações para o Oscar e conta a história de um jovem repórter que vai passar uma semana com a diva. 

 

Poder Sem Limites


No ano em que os Os Vingadores, Batman e o Homem-Aranha passaram pelos cinemas, Poder sem Limites acabou ficando meio de lado. O filme também fala sobre super poderes, só que nada de uniformes, nem heroismo. Na trama, três jovens adquirem poderes após entrar em contato com um meteoro. Não demora muito para eles começarem a usar seus novos dons de forma irresponsável.

Atualizado em 27 Dez 2012.

Por Edson Castro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas