Guia da Semana

Para conhecer e entender o mundo da sétima arte é preciso que você faça algumas paradas obrigatórias, assistindo filmes que são considerados clássicos - tanto por provocarem estranhamentos e reflexões tanto por revolucionar o cinema na época em que foram feitos.

+ Confira o Guia do Cinema em SP
+ Veja quais são os gordinhos mais carismáticos do cinema
+ Selecionamos para você 10 documentários completos para assistir no Youtube. Confira!

Selecionamos para você uma lista com 8 filmes clássicos completos para assistir no Youtube, de Chaplin à Méliès para você se encantar.

•A noite dos mortos vivos (1968)

Dirigido por George Romero, é um filme de terror independente onde os protagonistas se deparam com a reanimação de mortos, unindo-se para poder sobreviver ao terrível ataque das criaturas sinistras.

•Viagem à lua (1902)

O cineasta e ex-mágico George Méliès marcou o início de uma era cinematográfica, utilizando de trucagens e efeitos especiais em seus filmes – fatos que para a época, eram muito avançados e surpreendentes.

•Metropolis (1927)

Um dos principais filmes do expressionismo alemão, Metrópolis conta a história de uma grande cidade que é governada por um poderoso empresário, enquanto os trabalhadores desta metrópole são escravizados pelas máquinas.

•The Kid (1921)

Estrelado e dirigido por Charles Chaplin, o filme conta a história de um bebê que é abandonado pela mãe e é encontrado e criado pelo vagabundo interpretado por Chaplin. Juntos, bolam diferentes esquemas para conseguir o dinheiro para seu próprio sustento.

•Nosferatu (1922)

Uma adaptação cinematográfica do roteiro de Bream Stoker, o longa em cinco atos conta a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona por Ellen , trazendo o terror para a cidade onde ela vive.

•Fantasia (1940)

Com muita música clássica, o filme é a terceira animação produzida pela Walt Disney Pictures, contando com 8 segmentos diferentes. Sob a regência do maestro Leopold Stokowski, a obra consegue encantar adultos e crianças.

Clique na imagem para assistir

• O nascimento de uma nação (1915)

Originalmente apresentado em duas partes separadas por um intervalo, o filme narra a história de duas famílias durante a Guerra de Secessão e a subsequente Reconstrução dos Estados Unidos. Dirigido por D. W. Griffith, o filme foi amplamente elogiado pelo também cineasta Sergei Eisenstein

•O Encouraçado Potemkin (1925)

Famoso na história russa, o Encouraçado Potemkin foi um navio no qual as condições de operação eram lastimáveis, fato este que levou a tripulação a se revoltar contra os comandantes. Esta revolta teve consequências na Batalha de Tsushima, em plena Revolução de 1905.

Por Leila Vieira

Atualizado em 17 Out 2014.