Guia da Semana

As grandes estreias do ano estão começando a chegar aos cinemas brasileiros, e junho promete aquecer as bilheterias. É neste mês que aterrissa por aqui o filme que abriu o Festival de Cannes, O Grande Gatsby – uma superprodução com Leonardo Di Caprio no papel principal.

+ Saiba o que esperar de Star Trek - Além da Escuridão
+ Conheça dez filmes apocalípticos e pós-apocalípticos
+ Confira as estreias da semana

Os geeks de plantão vão vibrar com o novo-clássico Star Trek – Além da Escuridão, dirigido por J. J. Abrams. A Disney e a Pixar também marcam presença com o lançamento de Universidade Monstros, prólogo da animação Monstros S.A.. Os mais alternativos também não terão do que reclamar, já que vêm aí mais um delicado romance de Michel Gondry com Audrey Tautou, A Espuma dos Dias, e a nova comédia de Pedro Almodóvar.

Saiba mais sobre estes e outros filmes que estréiam em junho:

Depois da Terra

Nesta ficção científica pós-apocalíptica, Will Smith e Jaden Smith interpretam Cypher e Kitai, pai e filho na tela como na vida real. Mil anos depois do abandono da Terra por toda a população, a nave dos dois cai nesse que se tornou o mais perigoso dos planetas para a raça humana e precisam lutar para sobreviver. Enquanto o pai espera, ferido, o filho se arrisca e aprende a lidar com a natureza para salvá-lo.

O grande Gatsby

Se o romance O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald, é cultuado como um dos maiores ícones da literatura americana, suas adaptações para o cinema nunca atingiram o mesmo sucesso – até agora. Na nova versão, dirigida por Baz Luhrmann e estrelada por Leonardo DiCaprio, Carrie Mulligan e Tobey Maguire, a riqueza dos anos 20 é pintada com tanto brilho e requinte que o filme já se tornou um marco no mundo da moda e da música. Cinematograficamente, a crítica tem se dividido desde a estreia americana. Assista e tire suas próprias conclusões!

O Lugar Onde Tudo Termina

Cultuado na época do seu lançamento nos Estados Unidos e na Europa, em março, O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond The Pines) traz Ryan Gosling em mais um papel marcado por violência e velocidade. Ele vive Luke, um motociclista profissional que começa a flertar com o crime quando vê o nascimento de seu filho e a chegada de novas despesas. Eva Mendes e Bradley Cooper apimentam ainda mais o elenco.

Star trek - Além da Escuridão

J. J. Abrams dirige pela segunda vez um filme da saga cinquentona Star Trek – famosa pela série dos anos 60 e por uma coleção de filmes lançados entre os anos 80 e 90. A nova franquia, iniciada em 2009, renova o “frenesi” ao acompanhar as aventuras de Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto) e sua tripulação anos antes da expedição da série original. Em Além da Escuridão, um ex-oficial declara guerra à Federação e, sozinho, consegue causar danos incontroláveis. Sua força incomum, porém, esconde um passado sombrio que revelará segredos internos e colocará em crise toda a organização. Dica: escolha a sala pela qualidade do áudio.

Universidade Monstros

Em Monstros S.A., conhecemos os melhores amigos Mike e Sully trabalhando juntos numa empresa de sustos. Agora, é a vez de saber como os dois se conheceram, nos competitivos tempos de universidade, quando Mike era um jovem estudioso que sonhava em se tornar um assustador, coisa que Sulley já sabia fazer muito bem.

A Espuma dos Dias

A beleza de A Espuma dos Dias – dos cartazes surrealistas ao trailer embalado pela balada “Hey Ho” - vem arrancando suspiros de fãs de Amélie Poulain em todo o mundo. Não por acaso, Audrey Tatou é a peça mais importante do novo romance de Michel Gondry (de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças): ela é Chloé, uma garota romântica que sofre com uma doença fatal. Ela tem uma flor nascendo no peito e a única cura é o contato com outras flores. Roman Duris é seu par no filme e Omar Sy completa o time, na livre adaptação do livro de Boris Vian.

Guerra Mundial Z

Brad Pitt surpreendeu a todos os fãs quando anunciou que participaria de um filme com zumbis, e agora chegou a hora de conferir o resultado. Do mesmo diretor de 007 – Quantum Of Solace, Marc Foster, o filme mostra uma epidemia de zumbis que se espalha em ritmo acelerado por todo o mundo - são seres humanos contaminados se atirando contra outros o tempo todo, num instinto incontrolável. No meio disso tudo, Pitt é Gerry, um diplomata que cruza os oceanos em busca de uma solução, para o mundo e para sua família.

Os Amantes Passageiros

Depois do perturbador A Pele Que Habito, o novo filme de Pedro Almodóvar é um alívio para o público, mesmo que apenas na superfície: Os Amantes Passageiros é uma comédia, mas não deixa de “cutucar” algumas feridas. Num avião em pane, tripulação e passageiros enfrentam o pânico e acessam suas lembranças e desejos mais verdadeiros na certeza do fim.

Por Juliana Varella

Atualizado em 6 Jun 2013.