Guia da Semana

10 filmes apocalípticos para ver e rever

Confira o que chega aos cinemas em 2013 e relembre os clássicos

O ano de 2012 ficou para trás e, afinal, o mundo não acabou. No cinema, porém, o apocalipse ainda está com tudo: nos filmes deste ano a lua foi destruída, a Terra  abandonada e até celebridades tiveram que brigar para sobreviver.

+ Compare os filmes parecidos de Hollywood
+ Saiba quais filmes já contaram a história de Hannibal Lecter
+ Confira a lista de filmes com Justin Timberlake

Conheça os melhores filmes apocalípticos que de 2013 e relembre os clássicos que marcaram o gênero com a nossa lista do fim do mundo: 

Oblivion (2013)

Após uma guerra que custou metade de lua e arruinou a natureza terrestre, os humanos se mudaram para uma estação chamada “Titan” e a Terra passou a ser explorada apenas como fonte de água e energia nuclear. Um casal continua vivendo no planeta: Jack (Tom Cruise) e Victoria (Andrea Riseborough) trabalham na manutenção de “drones”, máquinas responsáveis por caçar e matar invasores desse mundo. Suas memórias foram apagadas antes da missão, mas Jack começa a se lembrar de detalhes que vão mudar sua vida. Estreia no dia 12 de abril.

 

Elysium (2013)

 

Quando a desigualdade social chega ao limite, os ricos constroem um paraíso artificial fora da Terra, chamado Elysium, e deixam para trás um planeta superpovoado e degradado. Matt Damon vive Max da Costa, um ex-presidiário que precisa chegar a Elysium para salvar a própria vida e, para isso, conta com a ajuda de Spider (Wagner Moura). O elenco também traz a brasileira Alice Braga e Jodie Foster. Estreia prevista para setembro.

 

Depois da Terra (2013)

 

Will Smith volta a protagonizar um filme apocalíptico, depois de lutar contra zumbis em “Eu Sou a Lenda”. Desta vez, a Terra se tornou inabitável e obrigou a humanidade a morar em naves espaciais. Smith vive Cypher, pai de Kitai, interpretado por seu filho real, Jaden Smith. Os dois sofrem um acidente e sua nave cai na Terra, mil anos após o abandono. Kitai terá que lidar com os desafios desse mundo desconhecido para salvar o pai. Estreia prevista para junho.

 

É o Fim (2013)

Nesta comédia sobre o fim do mundo, atores famosos interpretam a si mesmos enquanto enfrentam a destruição do planeta. Tudo começa com uma festa na casa de James Franco, o que faz com que o apocalipse lembre uma gigantesca ressaca coletiva. Estão no elenco Seth Rogen, Michael Cera, Emma Watson, Paul Rudd e até a cantora Rihanna. Estreia prevista para setembro.

 

Melancolia (2011)

Um planeta chamado Melancolia entra em rota de colisão com a Terra e nada pode ser feito para impedir o impacto. Diante disso, o diretor Lars Von Trier (de Anticristo) explora diferentes reações humanas: a aceitação, a negação, o medo, a fantasia. Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg lideram o elenco.

 

2012 (2009)

 

Dirigido pelo alemão Roland Emmerich, “2012” segue a tendência de “O Dia Depois de Amanhã” e traz a natureza como causadora do fim do mundo. O filme é inspirado por crenças ligadas ao calendário maia e mostra diversos desastres naturais sendo deflagrados pelo aquecimento do núcleo da Terra. Como é comum nos filmes de Emmerich, a cena final revela uma nova ordem mundial, que rebaixa o papel dos Estados Unidos.

 

Wall-E (2008)


A animação futurista dos estúdios Pixar mostrou uma Terra coberta pelo lixo e habitada apenas por robôs, como o simpático e apaixonado “Wall-E”. Os humanos passaram a viver em naves, onde tudo é automatizado e aparentemente perfeito – mas se tornaram obesos e preguiçosos, parecendo, agora, menos humanos que aqueles robôs.

 

O Dia Depois de Amanhã (2004)

 

O aquecimento global foi o responsável pela destruição do planeta neste filme de Roland Emmerich, que também dirigiu “Independence Day” (sobre um ataque alienígena aos Estados Unidos) e “2012”. Enquanto as autoridades se negam a encarar o problema, pesquisadores descobrem que a situação já está no limite. Em pouco tempo, furacões e tempestades tomam conta dos Estados Unidos e o clima começa a resfriar, congelando todo o país.

 

Guerra dos Mundos (2005)

O filme de Steven Spielberg é a segunda adaptação do livro homônimo de H. G. Wells – a primeira foi dirigida por Byron Haskin e lançada em 1953. Tom Cruise e Dakota Fanning estrelam a nova versão e enfrentam um ataque de extraterrestres inteligentes que vinham estudando a Terra há muito tempo e pretendem dominá-la.

 

Armageddon (1998)


Um dos maiores clássicos do apocalipse no cinema, Armageddon mostra a ameaça de um asteróide sobre a Terra. Uma equipe de astronautas, incluindo Harry Stamper (Bruce Willis) e A.J. Frost (Ben Affleck), é escolhida para levar uma bomba até o objeto e destruí-lo ainda no espaço.

Atualizado em 6 Nov 2013.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas

7 Filmes imperdíveis que chegam aos cinemas em maio

"Corra!" e "Alien: Covenant" chegam aos cinemas neste mês

“Gostosas, Lindas e Sexies” – Sex and the City à brasileira chega aos cinemas com elenco plus-size

Filme estreia nesta quinta, 20 de abril

Será? Will Smith pode ser o Gênio no live-action de "Aladdin"

Segundo o Deadline, ator está em negociações com a Disney

5 Motivos para (ir correndo) ver “Guardiões da Galáxia Vol. 2”

Filme chega aos cinemas no dia 25 de abril e já tem ingressos à venda