Guia da Semana

10 filmes apocalípticos para ver e rever

Confira o que chega aos cinemas em 2013 e relembre os clássicos

O ano de 2012 ficou para trás e, afinal, o mundo não acabou. No cinema, porém, o apocalipse ainda está com tudo: nos filmes deste ano a lua foi destruída, a Terra  abandonada e até celebridades tiveram que brigar para sobreviver.

+ Compare os filmes parecidos de Hollywood
+ Saiba quais filmes já contaram a história de Hannibal Lecter
+ Confira a lista de filmes com Justin Timberlake

Conheça os melhores filmes apocalípticos que de 2013 e relembre os clássicos que marcaram o gênero com a nossa lista do fim do mundo: 

Oblivion (2013)

Após uma guerra que custou metade de lua e arruinou a natureza terrestre, os humanos se mudaram para uma estação chamada “Titan” e a Terra passou a ser explorada apenas como fonte de água e energia nuclear. Um casal continua vivendo no planeta: Jack (Tom Cruise) e Victoria (Andrea Riseborough) trabalham na manutenção de “drones”, máquinas responsáveis por caçar e matar invasores desse mundo. Suas memórias foram apagadas antes da missão, mas Jack começa a se lembrar de detalhes que vão mudar sua vida. Estreia no dia 12 de abril.

 

Elysium (2013)

 

Quando a desigualdade social chega ao limite, os ricos constroem um paraíso artificial fora da Terra, chamado Elysium, e deixam para trás um planeta superpovoado e degradado. Matt Damon vive Max da Costa, um ex-presidiário que precisa chegar a Elysium para salvar a própria vida e, para isso, conta com a ajuda de Spider (Wagner Moura). O elenco também traz a brasileira Alice Braga e Jodie Foster. Estreia prevista para setembro.

 

Depois da Terra (2013)

 

Will Smith volta a protagonizar um filme apocalíptico, depois de lutar contra zumbis em “Eu Sou a Lenda”. Desta vez, a Terra se tornou inabitável e obrigou a humanidade a morar em naves espaciais. Smith vive Cypher, pai de Kitai, interpretado por seu filho real, Jaden Smith. Os dois sofrem um acidente e sua nave cai na Terra, mil anos após o abandono. Kitai terá que lidar com os desafios desse mundo desconhecido para salvar o pai. Estreia prevista para junho.

 

É o Fim (2013)

Nesta comédia sobre o fim do mundo, atores famosos interpretam a si mesmos enquanto enfrentam a destruição do planeta. Tudo começa com uma festa na casa de James Franco, o que faz com que o apocalipse lembre uma gigantesca ressaca coletiva. Estão no elenco Seth Rogen, Michael Cera, Emma Watson, Paul Rudd e até a cantora Rihanna. Estreia prevista para setembro.

 

Melancolia (2011)

Um planeta chamado Melancolia entra em rota de colisão com a Terra e nada pode ser feito para impedir o impacto. Diante disso, o diretor Lars Von Trier (de Anticristo) explora diferentes reações humanas: a aceitação, a negação, o medo, a fantasia. Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg lideram o elenco.

 

2012 (2009)

 

Dirigido pelo alemão Roland Emmerich, “2012” segue a tendência de “O Dia Depois de Amanhã” e traz a natureza como causadora do fim do mundo. O filme é inspirado por crenças ligadas ao calendário maia e mostra diversos desastres naturais sendo deflagrados pelo aquecimento do núcleo da Terra. Como é comum nos filmes de Emmerich, a cena final revela uma nova ordem mundial, que rebaixa o papel dos Estados Unidos.

 

Wall-E (2008)


A animação futurista dos estúdios Pixar mostrou uma Terra coberta pelo lixo e habitada apenas por robôs, como o simpático e apaixonado “Wall-E”. Os humanos passaram a viver em naves, onde tudo é automatizado e aparentemente perfeito – mas se tornaram obesos e preguiçosos, parecendo, agora, menos humanos que aqueles robôs.

 

O Dia Depois de Amanhã (2004)

 

O aquecimento global foi o responsável pela destruição do planeta neste filme de Roland Emmerich, que também dirigiu “Independence Day” (sobre um ataque alienígena aos Estados Unidos) e “2012”. Enquanto as autoridades se negam a encarar o problema, pesquisadores descobrem que a situação já está no limite. Em pouco tempo, furacões e tempestades tomam conta dos Estados Unidos e o clima começa a resfriar, congelando todo o país.

 

Guerra dos Mundos (2005)

O filme de Steven Spielberg é a segunda adaptação do livro homônimo de H. G. Wells – a primeira foi dirigida por Byron Haskin e lançada em 1953. Tom Cruise e Dakota Fanning estrelam a nova versão e enfrentam um ataque de extraterrestres inteligentes que vinham estudando a Terra há muito tempo e pretendem dominá-la.

 

Armageddon (1998)


Um dos maiores clássicos do apocalipse no cinema, Armageddon mostra a ameaça de um asteróide sobre a Terra. Uma equipe de astronautas, incluindo Harry Stamper (Bruce Willis) e A.J. Frost (Ben Affleck), é escolhida para levar uma bomba até o objeto e destruí-lo ainda no espaço.

Atualizado em 6 Nov 2013.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"

"Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem o trailer mais assistido da história da Marvel

Continuação do longa de 2014 chega aos cinemas em abril de 2017

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ganha nova data de estreia no Brasil

Filme em que Tom Hanks evita acidente aéreo teve lançamento adiado após tragédia com Chapecoense

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Assista à nova prévia de "Tamo Junto", comédia estrelada por Sophie Charlotte

Longa apresenta humor repleto de referências da cultura pop

Bertolucci revela que houve estupro em cena de "Último Tango em Paris" e revolta Hollywood

"Queria sua reação como garota, não como atriz", disse o diretor