Guia da Semana

Quem quiser aproveitar o feriado do Aniversário de São Paulo para colocar o cinema em dia terá uma variedade enorme de opções em cartaz. Há filmes para quem procura algo mais alternativo, para quem tem crianças, para quem prefere o cinema nacional ou para quem quer conferir os indicados ao Oscar 2016.

O Guia da Semana selecionou 8 filmes imperdíveis que estarão em cartaz neste feriado. Confira:

Estreias:

O Novíssimo Testamento

Nesta co-produção entre França e Bélgica, Deus é um pai autoritário e um marido entediado, que controla as vidas das pessoas a partir de um computador velho. Dirigido por Jaco Van Dormael, de “Sr. Ninguém”, o filme conta a história de sua filha Ea (Pili Groyne), que se revolta contra o pai e decide informar todos os humanos sobre a data de sua morte. Depois, ela foge para a Terra à procura de seis apóstolos.

Cinco Graças

Cinco irmãs brincam com um grupo de meninos na volta para casa. A brincadeira inocente, porém, é vista com olhos maldosos pelos adultos e gera um escândalo que transformará a casa delas, aos poucos, numa prisão. Indicado a 1 Oscar.

Reza a Lenda

Um grupo de motoqueiros no deserto nordestino rouba a imagem de uma santa, que acreditam que é capaz de fazer chover, e acabam despertando a ira de um coronel.

Em Cartaz:

Carol

Uma mulher em processo de separação se apaixona por uma vendedora, enquanto compra o presente de Natal de sua filha. O romance muda a vida das duas, mas também faz aflorarem preconceitos profundos dos homens ao seu redor, na Nova York dos anos 50. Indicado a 6 Oscars.

Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, O Filme

Quando uma aluna nova chega na escola, Charlie Brown vê a oportunidade de construir uma nova reputação, mostrando a ela que não é um perdedor. Enquanto ele vive essa aventura, Snoopy voa pelos céus da sua imaginação atrás do aviador Barão Vermelho.

Creed – Nascido Para Lutar

Adonis nunca conheceu seu pai, Apollo Creed, mas leva no sangue o mesmo gosto pelo boxe. Depois de lutar durante anos contra essa natureza, ele decide ir para a Filadélfia e encontrar o antigo rival e melhor amigo de seu pai, Rocky Balboa. Indicado a 1 Oscar.

A Grande Aposta

Com uma linguagem ágil e bem humorada, “A Grande Aposta” conta a história real de quatro gestores que conseguiram prever, antes de todos os especialistas, a crise econômica de 2008. Indicado a 5 Oscars.

Especial:

O Menino e O Mundo

A animação brasileira que ganhou uma indicação ao Oscar volta aos cinemas em salas selecionadas (Espaço Itaú Augusta e Caixa Belas Artes, em São Paulo) e terá uma sessão ao ar livre no domingo, na Cinemateca. Com uma linguagem infantil e experimental, o filme conta a história de um menino que sai de sua fazenda e enfrenta a cidade grande em busca de seu pai.

Por Juliana Varella

Atualizado em 23 Jan 2016.