Programação grátis no aniversário de São Paulo 2016

Shows, exposições, passeios e muito mais para você curtir o feriado

Última publicação: 24/01/2016

  • São Paulo completa 462 anos \o/

    São Paulo completa 462 anos \o/
    Créditos: Fotolia

São Paulo completa 462 anos na segunda-feira, 25 de janeiro, e quem ganha presente são os moradores da capital. É que vão acontecer muitos eventos gratuitos em homenagem ao aniversário de uma das maiores e mais cosmopolistas cidades do mundo. 

Quer saber como aproveitar o feriado sem gastar na-da? Vem ver aqui:

CINE PARQUE - O MENINO E O MUNDO

Um dia antes do feriado, no domingo, dia 24, a Cinemateca Brasileira abre seu jardim para a segunda edição do projeto Cine Parque. A partir das 15h, o espaço será ocupado com redes de descanso, comidinhas, atividades recreativas, teatro infantil e uma feira de adoção de animais. Às 19h30, começa a exibição da animação “O Menino e O Mundo” - indicado ao prêmio de melhor animação no Oscar 2016.

Onde: Cinemateca Brasileira
Quando: 
24 de janeiro, a partir das 15h

MOSTRA "A BELEZA ENCONTRADA NO CAOS" E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DA CIDADE

São Paulo ganha mais um espaço cultural, que será inaugurado no fim de semana prolongado do aniversário da capital. Trata-se da Galeria da Cidade, aberta na Vila Madalena, e que recebe em sua abertura a exposição "Beleza encontrada no Caos". A mostra reúne cerca de 400 imagens de fotógrafos amadores e profissionais que retratam o olhar das pessoas em relação a cidade de SP. O espaço também será palco de shows ao vivo de jazz e MPB durante todo o feriado. 

Onde: Galeria da Cidade
Quando: 23, 24 e 25 de janeiro, das 13h às 20h

PROJETO VERÃO ALPHA FM

Essa é para quem quer aproveitar o feriado se exercitando. É que o Projeto Verão da Alpha FM oferece aulas de zumba e fight de graça. Além disso, promoverá oficina de jardinagem para as crianças, pinturas artísticas de rosto, intervenções circenses e apresentações teatrais.

Onde: Parque Villa-Lobos
Quando: 24 e 25 de janeiro, das 9h às 17h

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NO MIRANTE 9 DE JULHO

O Mirante 9 de julho vai contar com uma programação bem diversificada para comemorar o aniversário de SP, entre 23 e 25 de janeiro. Música, cinema e teatro infantil estão entre os destaques. Confira a programação completa aqui, que inclui até um esquenta para o Carnaval com Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. 

Onde: Mirante 9 de julho
Quando: de 23 a 25 de janeiro 

SHOWS DO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

A programação de shows gratuitos para o aniversário de São Paulo vai ser intensa. Com apresentações divididas em três dias, 23, 24 e 25 de janeiro, a celebração contará com shows de artistas como Gilberto Gil, Daniela Mercury, Rappin Hood, Criolo, Raimundos, Fabiana Cozza, Maria Gadú, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Filipe Catto, Vanguart, Bixiga 70, Clube do Balanço, Funk Como Le Gusta, entre outros.

Confira os detalhes:

SHOWS NA RUA

Palco Vila Maria/Vila GuilhermeNo sábado, dia 23 de janeiro, o cantor Mano Reú e o rapper Rappind Hood se apresentam no Palco Vila Maria/Vila Guilherme, localizado na Av. Curuçá esquina com Av. Guilherme Cotching. A partir das 18h30.

Palco Ermelino Matarazzo: Os cantores Anderson Sossêgo e Os Prettos e o grupo Kisonzera também se apresentam no dia 23, no Palco Ermelino Matarazzo, localizado na Praça Benedicto Ramos Rodrigues. A partir das 18h30.

Palco Glicério: Os rappers Di Função, Edi Rock, do Racionais MCs, e Amanda Negrasim se apresentam no sábado, dia 23, no Palco Glicério, localizado na Praça Ministro Costa Manso. A partir das 17h.

Palco Parelheiros: Os rappers Criolo, Tocaias MCs e Sharylaine se apresentam no sábado, dia 23, no Palco Parelheiros, que estará localizado na Rua Terezinha Prado de Oliveira. A partir das 17h.

Palco Raul Seixas: O funkeiro MC Garden mostra sucessos como "Isso é Brasil" e "Encostei no Baile Funk" durante o show 'Geração de Pensadores', que acontece no sábado, dia 23, no Parque Raul Seixas, localizado na Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Itaquera. A partir das 20h. 

Trio ElétricoNo domingo, dia 24, a cantora Daniela Mercury se apresenta em cima de um trio elétrico pelas ruas da cidade. A concentração acontece na Av. Faria Lima e o trio seguirá pela Av. Rebouças e Rua da Consolação. A partir das 15h30.

SHOWS INTERNOS

Centros CulturaisNos dias 23 e 24 de janeiro, artistas como Negra Li, Banda Glória, Maria Gadú, Carlos Lyra, Fabiana Cozza e Tony Tornado se apresentam nos principais Centros Culturais da cidade. A partir das 11h.

CEUs: No sábado, dia 23 de janeiro, acontecem as apresentações de Bicho de Pé, Ratos de Porão, KL Jay, Raimundos, Gog, Rashid, Seu Chico e Supla nas unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) em São Paulo. A partir das 16h.

Teatros Municipais: Também no sábado, dia 23, acontecem os shows de Jerry Adriani, Luciana Mello e Jair Oliveira, Karina Buhr, Luiz Ayrão, Max de Castro e João Sabiá, O Terno e Tetê Espíndola nos principais Teatros Municipais da cidade.

As unidades do SESC (Serviço Social do Comércio) também contam com uma programação especial e gratuita para a festa. Maria Gadú se apresenta no Sesc Itaquera, às 17h; Bixiga 70 faz show no Sesc Interlagos, às 16h; e Funk como Le Gusta se apresenta no Sesc Campo Limpo, às 18h30.

Clube de Regatas TietêO cantor e compositor baiano Gilberto Gil (foto) e o grupo de samba Demônios da Garoa se apresentam na segunda-feira, dia 25, no Clube de Regatas Tietê. A partir das 16h. 

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NA PINACOTECA

Para comemorar os 462 anos de São Paulo, a Pinacoteca organiza um evento todo especial. A entrada será gratuita nos dois prédios (Pinacoteca e Estação Pinacoteca), haverá exibições de filmes nacionais e food trucks ocuparão todo o estacionamento do edifício da Praça da Luz. Na mesma data, acontece a abertura da exposição ‘Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo' e o lançamento de catálogos de outras duas importantes mostras.

Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Quando: 25 de janeiro, das 10h às 18h

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NO SESC PINHEIROS

Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, o Sesc Pinheiros recebe espetáculos teatrais, oficinas e shows para famílias aproveitarem o fim de semana sem gastar nada. Clique aqui e veja a programação completa e atrações gratuitas para curtir o aniversário de São Paulo. 

DESCUBRA SÃO PAULO A PÉ - EDIÇÃO ESPECIAL DO ANIVERSÁRIO DE SP

Tem jeito melhor de comemorar os 462 anos de São Paulo conhecendo os principais pontos turísticos da cidade a pé? Quem promove o passeio - gratuito - é o Shopping Light. Para participar, basta fazer a reserva pelo número (11) 3154-2299 até o dia 21 de janeiro. Clique aqui para saber mais detalhes.

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NO THEATRO SÃO PEDRO

Theatro São Pedro vai ser palco de três apresentações de orquestras em comemoração ao aniversário da cidade. O concerto começa com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, além da apresentação da Jazz Sinfônica e Orquestra do Theatro São Pedro.

Onde: Theatro São Pedro
Quando:
25 de janeiro, às 11h

CONEXÃO CULTURAL - SÃO PAULO SEM FRONTEIRAS

Com o objetivo de integrar as pessoas e a cidade por meio da arte, o Conexão Cultural São Paulo reúne exposição, feira de artesanato, música e gastronomia. O tema da nona edição do projeto é São Paulo Sem Fronteiras. O evento será composto por artistas refugiados e imigrantes de diversos países árabes, do Congo, Haiti e Senegal. Confira a programação completa aqui

Onde: MIS
Quando: 25 de janeiro, a partir das 12h

BLOCOS DE CARNAVAL DE RUA 

Que tal aproveitar a emenda de feriado para fazer um esquenta para o Carnaval? Alguns blocos de rua já começam a agitar a cidade. Confira programação completa aqui

Onde: De acordo com a programação
Quando: até 20 de fevereiro 

MONDRIAN E O MOVIMENTO STIJL

CCBB recebe a mostra Mondrian e o Movimento Stijl, que apresenta cerca de 60 obras entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como "Stijl". A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até o dia 4 de abril. 

Onde: CCBB
Quando: 
a partir de 25 de janeiro (às segunda, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos - das 9h às 21h) 

ESPETÁCULOS CIRCENSES NO SESC SANTANA

Na segunda-feira de feriado, o Sesc Santana realiza espetáculos circenses gratuitos. As peças "A Lenda Mágica" e "Malabares com Bolas de Contato" remetem aos tradicionais números de mágica e malabares. Saiba mais aqui

Onde: Sesc Santana
Quando: 25 de janeiro, às 14h e às 15h30.


Comentários

Destaques do guia