Guia da Semana

Se ficar horas e horas na frente dos livros já não adianta mais e você não prestou atenção na explicação do professor, a internet tem a solução. Canais no Youtube têm se tornado cada vez mais populares entre aqueles que vão disputar o vestibular ou somente precisam estudar para um teste.

São centenas de vídeos que conseguem descomplicar de forma divertida e interativa assuntos que são verdadeiros bichos de sete cabeças para os alunos. Confira a lista que o Guia da Semana fez para você ficar craque em Português, Matemática e tantas outras matérias:

Aulalivre.net

O canal Aulalivre.net é famoso por seus cursos de preparação para o vestibular e ENEM. Com mais de 230 mil inscritos e vídeos que ultrapassam as 500 mil visualizações, o canal ainda oferece apostilas para downloads gratuitos no seu site.

Descomplica

O canal Descomplica é um site de videoaulas, áudios, testes, monitorias e aulas ao vivo super divertidas com conteúdo de Ensino Médio, pré-vestibular e ENEM para ajudar nos estudos. Mesmo sendo um serviço pago, boa parte do seu conteúdo está disponível de graça no Youtube. Além de disponibilizar monitores para tirar dúvidas online, o Descomplica também oferece o blog Desconversa com revisões semanais dos conteúdos ensinados.

Me Salva

Prestes a alcançar a marca de 200 mil inscritos, o canal Me Salva já ajudou bastante gente com questões de exatas recorrentes nos vestibulares do Brasil. São mais de 15 milhões de visualizações desde 2010. Confira o vídeo que mais bombou no canal:

Vestibulândia

O canal Vestibulândia, ou Nerckie, tem como objetivo levar a educação a todos, disponibilizando todo o conteúdo ensinado no Ensino Médio e todas as matérias recorrentes em concursos públicos. O Vestibulândia tem quase 400 mil inscritos em 8 anos de trabalho no Youtube.

Elswinner

O canal Elswinner é um dos mais famosos do Youtube quando o assunto é vídeo-aula de inglês. Com vídeos que ultrapassam 1 milhão de visualizações, o Elswinner ensina inglês básico, intermediário colocando o aluno em situações cotidianas, como se apresentar ou fazer compras.

Curso Online Gratuito

O canal Curso Online Gratuito é mais uma das opções de cursinho preparatório para o vestibular de graça e em casa que existem no Youtube. Os vídeos são bem produzidos e didáticos.

Quebra Tudo no Enem

O canal Quebra Tudo no Enem disponibiliza no Youtube a resolução de mais de 2 mil exercícios de Física e Matemática preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O canal conta com professores do site A Vaga É Minha.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 9 Mai 2014.