Guia da Semana

Depois de construir um império sólido no mundo dos quadrinhos, a Marvel vem se consolidando como uma das marcas mais bem sucedidas do mundo também nos cinemas. Agora que as duas primeiras fases do seu “universo cinemático” estão concluídas, a empresa se prepara para produzir um número ainda mais impressionante para a Fase 3: entre 2016 e 2019, serão 11 produções, ou seja, praticamente a mesma quantidade de filmes das outras duas fases juntas, em metade do tempo.

Se o excesso de filmes irá prejudicar a qualidade da franquia, isso só o tempo dirá. O que sabemos é que “Os Vingadores”, filme que marcou o final da primeira fase, foi um divisor de águas na história do cinema e iniciou o período mais popular da Marvel nas telas. Já os últimos dois filmes, “Vingadores: Era de Ultron” e “Homem-Formiga”, não tiveram a mesma aprovação unânime de público e crítica e começaram a levantar dúvidas sobre o futuro do gênero de super-heróis nos cinemas. Caberá à Fase 3 segurar a onda e provar que máscaras e uniformes ainda valem o ingresso dos fãs.

Enquanto esperamos para ver como essa história vai acabar, que tal conhecer os filmes que compõem a Fase 3?

2016

Capitão América: Guerra Civil

Estreia: 28 de abril (Brasil)

Os heróis da Marvel se dividirão em dois grupos rivais no filme que estreia em abril de 2016. De um lado, os apoiadores do Homem de Ferro, que defendem que os heróis sejam identificados e supervisionados pelo governo. Do outro, o Capitão América e aqueles que defendem a autonomia. O primeiro trailer foi divulgado em novembro e revelou que Bucky terá uma participação importante na guerra.

Doutor Estranho


Estreia: 3 de novembro (Brasil)

Protagonizado por Benedict Cumberbatch, o filme apresenta um novo herói ao Universo Marvel: o Doutor Estranho. Depois de sofrer terrível acidente e ver sua carreira desmoronar, um cirurgião recorre à ajuda de um feiticeiro, que o ensina as artes da magia e das dimensões alternativas.

2017

Guardiões da Galáxia Vol. 2


Estreia: 5 de maio (EUA)

Peter Quill, Gamorra, Drax, Rocket Raccoon e Groot voltam aos cinemas na sequência do sucesso de 2014, que terá uma história original e promete revelar a identidade do pai de Quill. James Gunn retorna à direção.

Homem-Aranha


Estreia: 28 de julho (EUA)

Adeus, Andrew Garfield, que venha Tom Holland. O jovem ator foi escolhido para viver o novo Homem-Aranha nos cinemas, desta vez pela tutela da Walt Disney (até então, os filmes do herói eram produzidos pela Sony). O personagem deve aparecer antes, em “Guerra Civil”, mas este será seu primeiro filme-solo. Marisa Tomei interpretará a tia May. Esperamos não ter que encarar, de novo, a história do tio Ben.

Thor: Ragnarok


Estreia: 3 de novembro (EUA)

Dirigido por Taika Waititi, o terceiro filme da série Thor promete ser mais pesado que os outros dois e deve dar mais espaço à Lady Sif (Jaimie Alexander). Loki (Tom Hiddleston) também retorna.

2018

Pantera Negra


Estreia: 16 de fevereiro (EUA)

O Pantera Negra é um dos vários heróis a aparecer em “Guerra Civil” (inclusive, ele está no primeiro trailer), mas só ganhará seu filme solo em 2018. Interpretado por Chadwick Boseman, o herói é T’Challa, príncipe de Wakanda, que precisa assumir o posto de Pantera Negra depois que seu pai é assassinado.

Vingadores: Guerra Infinita Parte 1


Estreia: 4 de maio (EUA)

Thanos, o vilão apresentado em “Guardiões da Galáxia”, finalmente ganha os holofotes em “Guerra Infinita” (dividido em duas partes, como é de praxe). Anthony e Joe Russo, diretores de “Guerra Civil” e “O Soldado Invernal”, assumem a direção.

Homem-Formiga e a Vespa


Estreia: 6 de julho (EUA)

Depois de introduzida em “Homem-Formiga”, Evangeline Lilly finalmente veste a roupa de Vespa no filme de 2018. Paul Rudd também retorna ao papel de Scott Lang e Peyton Reed, volta como diretor.

2019

Vingadores: Guerra Infinita Parte 2


Estreia: 3 de maio (EUA)

A segunda parte da batalha contra Thanos deve introduzir os personagens da Capitã Marvel e dos Inumanos, se eles não forem apresentados antes. A guerra também deve acabar com os Vingadores como os conhecemos, deixando para trás alguns dos personagens mais importantes até agora e abrindo espaço para novos heróis.

Capitã Marvel

Estreia: 8 de março (EUA)

Pouco se sabe sobre o filme da Capitã Marvel até agora, exceto que Meg LeFauve (Divertida Mente) e Nicole Perlman (Guardiões da Galáxia) estão trabalhando no roteiro.

Inumanos


Estreia: 12 de julho (EUA)

Toda a Fase 3 irá convergir no surgimento dos Inumanos, personagens que já vêm sendo introduzidos na série de TV “Agents of S.H.I.E.L.D.”. Há especulações de que esses novos heróis, com superpoderes, serão a alternativa da Marvel à ausência dos X-Men, grupo cujos direitos estão, hoje, nas mãos da Fox.

Por Juliana Varella

Atualizado em 29 Dez 2015.