Guia da Semana

Procurando um filme despretensioso para o final de semana? Vá de “Despedida em Grande Estilo”, uma comédia sobre três idosos que decidem roubar um banco – afinal, por que não? O filme é um remake de outro de 1979 e tem roteiro de Theodore Melfi – que também escreveu “Estrelas Além do Tempo” e “Um Santo Vizinho”.

O trio é interpretado por Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin, que vivem de uma aposentadoria que está prestes a desaparecer. Isso porque a empresa onde trabalharam por décadas está transferindo suas fábricas para o exterior – e, assim, fugindo das obrigações legais em território americano. Soma-se a isso a cobrança da hipoteca do personagem de Caine pelo banco, que ameaça confiscar sua casa pela inadimplência causada pelo congelamento da pensão – cujo fundo, aliás, está sendo usado para pagar outras dívidas com a mediação do mesmo banco.

Sem saída, os amigos decidem tomar medidas drásticas e retribuir o assalto com outro, mais literal. Conscientes de sua incompetência como criminosos, eles buscam ajuda no submundo e planejam, passo a passo, uma estratégia que pode ou não dar certo. No processo, eles se reconectam com entes queridos e mudam alguns conceitos sobre o que achavam ser “certo” e “errado”.

É claro que uma comédia sobre um roubo atrapalhado não é feita para ser levada a sério, mas é impossível não associar o drama desses três idosos com a situação atual da aposentadoria no Brasil, ou com outro filme recente sobre a falência da previdência, o irlandês “Eu, Daniel Blake”. Talvez as semelhanças não sejam mera coincidência e rir – mesmo que uma risada nervosa e melancólica – seja a única reação possível.

"Despedida em Grande Estilo" estreia no dia 6 de abril nos cinemas.

28 Comédias que você verá nos cinemas em 2017

Produções brasileiras aparecem em peso entre os lançamentos do gênero

Confira as estreias da semana nos cinemas

Veja o que chega às principais salas do país nesta quinta-feira

Confira o calendário de lançamentos de filmes em 2017

Confira o calendário completo de estreias de 2017

Por Juliana Varella

Atualizado em 5 Abr 2017.