Guia da Semana

Em tempos de total inovação no cinema brasileiro, um dos gêneros que vem ganhando destaque é a animação. Filmes como "O Menino e o Mundo" e "Uma História de Amor e Fúria" tiveram ótima recepção do público e chegaram a conquistar grandes festivais; a próxima estreia é "As Aventuras do Avião Vermelho". Inspirado nas histórias de Erico Verissimo, o longa de Frederico Pinto e José Maia aposta no público infantil, e talvez não agrade ao espectador mais velho. Com vozes de Milton Gonçalves e Lázaro Ramos, "As Aventuras do Avião Vermelho" chega aos cinemas na próxima quinta, 11 de dezembro.

Na trama, conhecemos Fernandinho, um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai. Sem saber como lidar com a situação, ele presenteia o filho com um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho, Fernandinho visita lugares inusitados, mostrando, assim, o prazer da leitura e a importância da amizade.

Com os recentes investimentos na indústria cinematográfica brasileira, a visibilidade das animações nacionais vem crescendo exponencialmente. A qualificação de profissionais para a indústria audiovisual também é fator importante. "O Menino e o Mundo", por exemplo, não foi só destaque em festivais brasileiros, como a Mostra Internacional de Cinema, como também no circuito internacional.

Já "As Aventuras do Avião Vermelho" não pretende alcançar tamanha visibilidade. O intuito, aqui, é presentear o público infantil e mostrar a capacidade do país em percorrer novas trajetórias, gêneros e formatos. Com estreia prevista para as férias, o filme promete ser sucesso de bilheteria, principalmente pelas ótimas dublagens de Lázaro Ramos e Milton Gonçalves. Tenha em mente, entretanto, que "As Aventuras do Avião Vermelho" é exclusivamente infantil. Se você faz parte do público mais velho que adora animação, opte por "Big Hero" ou outras estreias do gênero que estão por vir.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 28 Nov 2014.