Guia da Semana

Elas não são frágeis, não buscam um príncipe encantado, tão pouco se preocupam em aprender atividades domésticas ou em manter cabelos penteados, pele bem cuidada e roupas impecáveis. As princesas de hoje em dia não são mais como antigamente.

>> Confira as estreias da semana
>> Relembre filmes inspirados em contos de fadas
>> Top 10 traz os filmes mais vistos do fim de semana

Um bom exemplo é Merida, protagonista de Valente, a nova animação da Pixar, que chega aos cinemas em 20 de julho. Ela tem o temperamento forte, é impetuosa e craque no arco e flecha, para o desgosto da mãe, que sonhava com a filha se casando e sendo uma boa dona de casa.

Mas essa não é a primeira princesa rebelde do universo cinematográfico. Recentemente, adaptações para as telonas transformaram a doce Branca de Neve em uma brava guerreira, enquanto a indefesa Rapunzel ganhou uma versão aventureira.

Relembre algumas princesas cheias de atitude dos cinemas.

Princesa guerreira: Mulan (voz de Lea Salonga)
Filme: Mulan
(1998)

O filme inspirado na lenda chinesa de Hua Mulan conta com uma verdadeira guerreira como protagonista. Apesar de não ser filha de um rei ou casada com um príncipe, ela é considerada uma das princesas da Disney.

Na histrória, ambientada no ano 450, a jovem Mulan se mostra uma pessoa cheia de virtudes e com um grande coração, capaz de se disfarçar de homem, vestir a armadura e ir para a Guerra no lugar de seu pai, que já está velho e doente.

Mesmo correndo o risco de ser condenada à morte se descoberta, ela não desiste dos seus princípios e encara o perigo com muita coragem.

Princesa do pântano: Fiona (voz de Cameron Diaz)
Filmes: Shrek, Shrek 2, Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre

No início da trama, Fiona era, sim, o exemplo perfeito de princesa: doce e em apuros. Presa no alto de uma torre, a jovem bela e com porte nobre foi libertada pelo ogro mais querido da história, Shrek. Na volta para o castelo, o segredo de Fiona veio à tona: uma maldição fazia com que ela se transformasse em ogra com o anoitecer. E foi essa forma que ela escolheu para sua vida depois de conhecer Shrek.

Forte, guerreira e cheia de personalidade, a princesa enfrentou a família para casar com seu amado e viver no conforto do Pântano, com direito a banho de lama e muitos gases liberados sem o menos pudor.

Princesa aventureira: Alice Kingsleigh (Mia Wasikowska)
Filme: Alice no País das Maravilhas
(2010)

Em 2012, Tim Burton levou aos cinemas uma nova versão para a história de Charles Lutwidge Dodgson. No filme protagonizado por Mia Wasikowska, Alice está com 19 anos e nem se lembra da primeira vez em que esteve no País das Maravilhas.

Porém, numa festa da nobreza em Londres, ela descobre que está prestes a ser pedida em casamento e foge desesperada. É quando encontra um coelho branco, começa a segui-lo e vai parar no lugar onde esteve quando tinha seis anos.

Dessa vez, ela tem que encarar o medo para entrar no castelo da Rainha de Copas, procurar a espada de Vorpal e matar Jaguardarte.

Princesa descolada: Rapunzel (voz de Mandy Moore)
Filme: Enrolados
(2010)

No conto original, Rapunzel é uma jovem indefesa, presa numa torre, que é salva por um príncipe encantado. Porém, na adaptação feita pela Disney em 2010, a garota das madeixas douradas de 21 metros de comprimento entende de luta, estratégia e sabe se defender muito bem.

Para sair da torre, se alia a Flynn Rider, o bandido mais sedutor e procurado do reino -nada convencional para um "príncipe encantado" -, com quem faz um acordo: ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado.

Princesa "Robin Hood": Snow White (Lily Collins)
Filme: Espelho, Espelho Meu (2012)

Talvez a mais doce de todas as princesas da seleção, a Branca de Neve interpretada por Lily Collins na versão do cineasta indiano Tarsem Singh tem um motivo para estar aqui. Depois de ser expulsa do castelo e abandonada na floresta a mando da madrasta (Julia Roberts), ela se une a um bando de ladrões contraventores.

Depois de aprender a lutar e a usar uma espada, a princesa e os anões passam a roubar o dinheiro que deveria ser levado para a madrasta, no castelo, e distribuir tudo entre os moradores da aldeia, que vivem na miséria.

Empunhando a espada, a garota chega a lutar inclusive contra o príncipe (Armie Hammer).

Princesa que se impõe: Snow White (Kristen Stewart)
Filme: Branca de Neve e o Caçador (2012)

A versão de Rupert Sanders recupera a atmosfera sombria do conto dos Irmãos Grimm, trazendo Kristen Stewart como a princesa protagonista e Charlize Theron no papel da rainha má.

Na trama, Snow White, que é mantida presa desde a morte de seu pai, mergulha nos esgotos do castelo para conseguir fugir do cativeiro, mas logo é perseguida por um caçador contratado pela madrasta. Porém o homem resolve ajudar a garota em sua fuga, e ensina a arte da guerra para ela, enquanto planejam a retomada do castelo.

Vestida com armaduras, montada num cavalo e liderando um exército, a princesa encara a magia negra usada pela madrasta e enfrenta sua ira sem abaixar a cabeça nem se intimidar.

Princesa livre e corajosa: Merida (voz de Kelly Macdonald)
Filme: Valente
(2012)

Ela é ruiva, tem o cabelo enrolado e todo bagunçado, o rosto redondo e não se preocupa nem um pouco com a aparência. O importante é que o vestido seja bem confortável para que consiga monta a cavalo e atirar suas flechas para todos os lados. Essa é Merida, a primeira princesa da Pixar.

Ela quer ser livre e dona do próprio destino, e para fugir de um casamento combinado pelos pais, Merida procura uma bruxa e acaba transformando a própria mãe num urso. Enquanto tenta desfazer essa confusão, mãe e filha descobrem que precisam aprender a ouvir as opiniões uma da outra.

Por Mariana Viola

Atualizado em 30 Jul 2012.