Guia da Semana

Wagner Moura fala sobre sua estreia em Hollywood

Ator interpreta líder da resistência no longa de ficção-científica Elysium.

Estreia nesta semana o longa de ficção científica Elysium, do diretor Neil Blomkamp (Distrito 9) com os brasileiros Wagner Moura e Alice Braga. É a primeira vez que o ator de Tropa de Elite trabalha num filme de língua inglesa, e ele garante que a experiência não foi nada fácil.

+ Confira salas e horários para assistir a Elysium
+ Saiba o que esperar do filme
+ Veja as estreias da semana nos cinemas 

“Atuar em inglês é como ter um escritório trabalhando a todo o vapor na sua cabeça, é tudo muito mais difícil”, comparou Moura, citando uma metáfora de outro ator não-americano, Javier Bardem. Desafiado pela língua e também pela distância (Elysium foi gravado no Canadá), o brasileiro não pareceu tão animado quanto o público com a possibilidade de repetir a experiência, como revelou em coletiva após a exibição do filme para a imprensa.

“Filmar é a mesma coisa em qualquer lugar, o que muda é a quantidade de dinheiro envolvida”, analisa o ator, que exalta o tamanho da equipe e a qualidade dos equipamentos e condições de trabalho. Antes de pensar em novos projetos, contudo, Moura garante que está 100% focado num trabalho mais pessoal: ele vai estrear na direção com a biografia de Carlos Marighella, cuja produção deve começar em 2014.

Alice Braga, que dividiu o set com o antigo colega de Cidade Baixa (2005), concorda com a barreira da língua, especialmente para o ator que precisa soar natural, mas diz que gosta do desafio. Para Elysium, Braga incorporou um inglês com sotaque “de fronteira”, como se sua personagem Frey tivesse imigrado do México para Los Angeles.

Como os dois, a maior parte do elenco de Elysium não é americana: com exceção de Matt Damon e Jodie Foster, todos os personagens centrais são interpretados por latinos ou sul-africanos. “Acho que Neil quis trazer atores que entendessem a diferença social e a exclusão”, arrisca Moura. Para ele, as questões tratadas no filme (desigualdade e fronteira) são muito mais próximas da realidade dos países em desenvolvimento.

Elysium estreia no Brasil no dia 20 de setembro e conta a história de uma sociedade dividida entre a Terra e uma pequena estação espacial, onde há um equipamento capaz de curar todas as doenças, acessível apenas aos ricos.

Atualizado em 19 Set 2013.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Estreias da semana: Mãe!, Esta é a Sua Morte e mais 6 filmes

Suspense de Darren Aronofsky com Jennifer Lawrence promete dividir opiniões

“Ensaio Sobre a Cegueira” tem sessão gratuita com debate no MIS

Filme será acompanhado por bate-papo com historiadora

Final da Copa do Brasil será exibida nos cinemas

Rede Cinemark transmite o jogo ao vivo no dia 27 de setembro

"Tomb Raider" com Alicia Vikander no papel de Lara Croft ganha primeiro trailer; assista!

Novo filme da franquia tem estreia prevista para março de 2018

13 objetos de decoração que vão deixar sua casa mais cinéfila

De quadro interativo a almofada para pipoca, confira os itens que não podem faltar no seu cafofo

Entrevista: Dylan O’Brien fala sobre seu primeiro papel nos cinemas após acidente em 2016

“O Assassino: O Primeiro Alvo” chega aos cinemas nesta quinta, 21 de setembro