Guia da Semana

Lidar com altos níveis de ansiedade não é fácil. Só quem sofre com esse terror sabe como é difícil manter o controle e a calma. Apesar de parecer o fim do mundo quando a crise de ansiedade toma conta de você, dá para evitar e tentar dar um "chega pra lá" no sentimento ruim.

Caso esteja percebendo aquele desconforto clássico da ansiedade, olha só o que você pode tentar (não fazer) pra melhorar esse sentimento:

Beber café

cartoons & comics caffeine

Por conter cafeína, o café potencializa tudo o que está acontecendo no momento. Por exemplo, se você está ansioso(a), ele pode aumentar ainda mais essa sensação. Ele fará seu coração disparar, aumentará sua energia - mas de um modo nada bom. Por isso, tente maneirar no tanto de café que você bebe diariamente, principalmente quando está se sentindo mais inquieto(a).

F5 eterno no feed das redes sociais

spongebob anxiety

Existem determinados comportamentos que tendem a aumentar o nível de ansiedade, por isso, EVITE! Ficar rolando a barra do Facebook, Instagram e afins é um deles. E não é simples entender por que? Quando você está "visitando" a vida dos outros pode acabar se deparando com indiretas, notícias desinteressantes e que sejam um desestímulo pra você! Porque sim, se você está se sentindo pra baixo, infelizmente, a última coisa que você quer ver são os outros morrendo de felicidade e você morrendo de vontade de MORRER.

Ficar em lugares lotados

Multidões e ataques de pânico andam de mãos dadas. Se você está sofrendo horrores com a sua ansiedade, procure ficar em lugares mais calmos, sem muito barulho e poucas pessoas para que você não acabe surtando ou piorando seu nível de estresse. E ah! Caso não dê para evitar, a melhor dica é tentar controlar a respiração e seus pensamentos:

Se jogar nas bebidas alcoólicas

Tanto as drogas como o álcool mexem diretamente com o seu cérebro, por isso seu uso pode piorar - e muito - seu nível de ansiedade. O álcool acaba não tendo efeitos colaterais imediatos, mas na manhã seguinte, se prepare! Por isso, tente maneirar em ambos para não acabar fazendo mal a si próprio.

Focar nos problemas

personal why acne teenage problems i have scarring from it

O seu cérebro faz questão de focar apenas nas coisas ruins quando você está com um nível muito alto de ansiedade, então tente controlá-lo para fazer exatamente o oposto! A melhor coisa é tentar pensar em tudo que não envolva um certo nervosismo.

Fazer algo que requer muita atenção

 photo breathe.gif

Não é de se assustar que seus níveis de atenção estão bem baixos durante aqueles momentos de ansiedade, então lá vai uma dica: relaxe. Tente fazer coisas tranquilas e que você goste, por exemplo, seus hobbies - pode ser palavras cruzadas, praticar um esporte, ler um livro leve, assistir a um seriado...dedique um tempo para você e quem sabe até um chazinho de camomila?

Ficar olhando para o teto - simplesmente não fazer nada

agent p worried

Não é bom forçar a mente para fazer coisas que requerem certa atenção, mas ficar sem fazer nada também não rola. Momentos de tédio podem acabar acarretando um aumento de ansiedade sim, afinal: "mente vazia é oficina do diabo", certo? Então tente se ocupar fazendo alguma coisa que não vá te deixar estressado(a) e sim liberar sua ansiedade.

Mais de 50 filmes imperdíveis para assistir em 2017

Saiba quais megaproduções chegam às telonas ainda este ano e quais já saíram

Veja 8 bons motivos para comprar um leitor digital

Não importa se é um Kindle, Lev ou Kobo. Confira os benefícios do aparelho:

10 petiscos que combinam perfeitamente com aquela maratona de filmes e seriados

O balde de pipoca vai ficar pequeno de tanta coisa gostosa que você vai querer provar.

Por Juliane Romanini

Atualizado em 11 Out 2017.