Guia da Semana

Doenças psicológicas precisam ser tratadas tanto quanto as físicas. O problema é que muitos não dão bola, ou pior, acham que não existem. Só quem passa por crises desesperadoras de ansiedade ou tem uma recaída forte durante um tratamento de depressão sabe como essas doenças afetam a vida.

E tem mais, sabia que existem certas atitudes que pioram ainda mais a ansiedade, uma das doenças mais preocupantes da sociedade? Se você faz parte do grupo de ansiosos, é hora de repensar:

Checar as redes sociais o tempo todo

Pior atitude possível. As redes sociais, infelizmente, são um dos maiores problemas da atualidade. Isso porque as pessoas não sabem usá-las com moderação e passam 24 horas do dia vendo coisas sobre a vida dos outros e notícias ruins.

Não praticar na-da de exercício

Movimentar o corpo libera a produção de serotonina, substância que desperta aquela sensação gostosa, sabe? A mesma que você tem quando come um chocolate ou comida que gosta. Pessoas ansiosas tendem a ter problemas com a fabricação de serotonina, por isso precisam estimular sempre que possível essa produção.

Se alimentar mal o tempo todo

Quanto mais gordura, fritura, doces e farinhas você comer, pior será para controlar a sua ansiedade. Isso acontece pelo fato desses alimentos terem poucos nutrientes, como as frutas, verduras e legumes. Então já sabe né? Fast food é segunda opção pra ansiosos!

Não ter boas noites de sono

Claro que, para pessoas ansiosas, dormir é um desafio, ainda mais quando tem neuras de sobra dentro da cabeça. Mesmo assim, é preciso fazer de tudo e mais um pouco pra tentar relaxar durante a noite. Tome um chá antes de dormir, um banho quente, leia um livro interessante ou até mesmo invista em um remédio fitoterápico.

Se preocupar demais com a vida dos outros

É aquilo que citamos anteriormente, as redes sociais vão acabar com a sua paz, caso não as use moderadamente. Não tem coisa pior do que focar na vida alheia e se esquecer de ditar o rumo da SUA VIDA. Isso é tudo que o seu cérebro não precisa que você faça.

Não se desculpar, ou seja, se perdoar

Quanto mais peso você coloca sobre si mesmo(a), mais difícil é lidar com os erros, problemas e desafios que surgem no caminho. É preciso se perdoar e não entrar na moda de tentar ser perfeito. Sempre lembrar: você é um ser humaninho <3

 awkward yom kippur forgiveness orthodox rosh hashana GIF

Se apegar demais ao materialismo

E se esquecer totalmente do seu lado espiritual. É preciso tratar a mente e mantê-la rodeada de pensamentos bons. A sociedade capitalista faz com que as pessoas queiram sempre mais, mais e mais. Só que, no fim, o que vale mesmo é sua conta de atitudes voltadas para o bem :)

Acredite, não é o dinheiro que vai te tornar uma pessoa menos ansiosa e sim: a companhia dos seus amigos, um livro com boas histórias, trabalhos voluntários e a energia que você cultiva ao seu redor.

Focar demais em trabalho e não ter hobbies

Você é do tipo workaholic? Esse é um dos grupos mais afetados pela ansiedade, o tipo que não consegue se desligar do trabalho nem nos fins de semana. É preciso investir um tempo em lazer!

Deixar a preguiça te vencer!

Você tem preguiça de praticar exercícios físicos? Preguiça de fazer uma coisa nova e interessante? Não deixa! Vai pra cima! :)

Beber muita cafeína

O composto químico ajuda a estimular ainda mais a produção cerebral, ou seja, seu cérebro vai ficar ligado no 220, algo PÉSSIMO para quem tem problemas com ansiedade.

Investir pesado no álcool

É, tomar um "goró" é tudo de bom, mas pessoas ansiosas sofrem horrores no dia seguinte com a famosa ressaca psicológica.

11 provas de que você é uma pessoa que não gosta de pessoas

"Sai da minha bolha"

7 dicas de exercício para perder peso sem sair de casa

Vamos dar um jeito nesses quilinhos que estão incomodando?

15 situações que só quem é neurótico vai entender

Impossível você nunca ter passado por um momento de paranoia nessa vida

Por Juliane Romanini

Atualizado em 4 Ago 2017.