Guia da Semana

O sucesso do mercado de games tem feito com que cada vez mais títulos sejam inseridos no mercado, muitos deles apostando em gráficos realistas e modos de jogo autênticos. Apesar disso, dificilmente essas novas experiências conseguem chegar no mesmo nível de popularidade das franquias que estão por aí desde o tempo dos mega drives e game boys.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou as melhores séries de jogos que existem ou já existiram no mundo dos games. FIFA, GTA, Super Mario Bros são apenas exemplos do que não poderia ficar de fora dessa lista. Confira!

FIFA

Desde 1993, os jogos FIFA têm reunido e gerado discussões entre amigos de todo o mundo. A primeira edição foi lançada para consoles como Megadrive, Super NES e Game Boy, já alcançando um relativo sucesso.


Desde então, o game traz edições anuais com as atualizações de elencos e uniformes, inclusive com versões especiais para Copas do Mundo. Os consoles atuais permitiram duelos onlines com jogadores de outros continentes e gráficos incrivelmente reais.

GTA

Grand Theft Auto pode ser considerada a série mais amada e polêmica da história dos games. Sair pelas ruas de cidades como Los Angeles e Las Vegas podendo fazer o que quiser é o sonho de muitas pessoas, talvez por isso o game sempre quebrou recordes de vendas (sua última edição acumulou 1 bilhão de dólares em apenas um dia nas prateleiras).

Quem nunca foi perseguido pelo nível máximo de policiais ou fez os códigos mais bizarros para andar de tanque de guerra ou helicópteros militares pelas cidades? Por mais divertido que pareça, a série já foi processada várias vezes por incitar a violência e trazer um conteúdo desrespeitoso a outras culturas.

Call Of Duty

Estar no meio da guerra pode parecer assustador e excitante ao mesmo tempo. Quem criou o Call Of Duty com certeza teve esse sentimento e algum momento. A série também é uma das mais rentáveis da história e permite que os jogadores participem em primeira pessoa de cenários de guerras passadas e até mesmo futuristas.

A preocupação com a fidelidade dos pelotões e uniformes torna tudo ainda mais real e atraente. Além de modos história muito bem trabalhados, os games ainda permitem interação multiplayer pela internet e diferentes estilos de competições como caça à bandeira e desarmamento de bombas.

Super Mario Bros

É impossível falar de games sem citar Mario Bros. O personagem ganhou a série Super Mario Bros em 1985, a qual se tornou a mais vendida da história dos video games.

O grande desafio é passar pelos 8 mundos enfrentando diferentes inimigos até chegar ao mundo de Bowser. O sucesso é tão grande que até mesmo os consoles atuais tem versões para o Super Mario Bros.

Guitar Hero

Quem disse que para ser um rockstar é preciso passar anos e anos estudando guitarra? Lançado em 2005, o Guitar Hero rompeu a barreira entre gamers e músicos permitindo que qualquer pessoa "tocasse" os grandes sucessos da história do Rock por meio de guitarras simuladoras.


Need For Speed

Os amantes de corrida com certeza devem muito da sua diversão ao Need For Speed. A fórmula é simples: super - carros e lugares inóspitos. Usando modelos reais de veículos como Lamborghini, Porsche e Ferrari, o game oferece o melhor das corridas de rua e acessórios para tunar suas máquinas.

As músicas também são uma parte importante do game, de modo que o jogador pode fazer a sua própria setlist e incluí-las no jogo. A última edição foi lançada em 2013 com o título de Need For Speed: Rivals.

Halo

Halo é uma das séries mais amadas pelos gamers. A guerra intergaláctica entre os humanos e a aliança alienígena conhecida como Covenant oferece uma aventura munida de gráficos e histórias sensacionais. Os jogos da série Halo já venderam mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo, acumulando um total de vendas, apenas dos jogos, de US$ 3,4 bilhões.


Fallout

Em um cenário apocalíptico pós guerra nuclear, o jogador deve explorar o grande universo do game e interagir com os personagens que encontra no caminho. Dependendo das respostas e escolhas a serem tomadas, o jogo muda completamente.


Os gráficos e a história do game fez com que ele fosse incluído na lista de top 10 mundiais por vários anos e ganhasse viciados ao redor do mundo.

Resident Evil

Resident Evil vai muito além de um game. Filmes, livros e histórias em quadrinhos também compõem a série, também sucesso mundial. O jogo tem a característica de survival horror, ou seja, os amantes do medo e terror vão ficar muito satisfeitos.


A luta contra os zumbis pode ser bem sangrenta e traumatizante para quem não está acostumado, por isso, o jogo já sofreu alguns questionamentos sobre o seu conteúdo.

Zelda

Com um universo repleto de RPG e aventura, Zelda consiste na aventura do personagem Link em proteger o seu reino. Quem não gosta de pensar durante o jogo é melhor não se envolver com o Zelda, visto que a sua trama se mostra complicada em alguns momentos. A série começou lá no Game Boy e ainda está disponível para os consoles modernos.


Por Ezio Jemma

Atualizado em 11 Dez 2014.