Guia da Semana

6 atletas e equipes brasileiros que você deveria acompanhar nestas Paralimpíadas

Delegação brasileira é uma das mais fortes do mundo.

As Olimpíadas do Rio acabaram, mas as competições continuam – e prometem muita emoção pela frente. Entre os dias 7 e 18 de setembro, serão disputadas as 23 categorias que compõem as Paralimpíadas e, apesar de esses jogos não serem amplamente divulgados como os outros, a verdade é que o Brasil tem uma delegação fortíssima pronta para competir e trazer medalhas suadas para o país.

Na edição de 2012, em Londres, os atletas paralímpicos brasileiros somaram 43 medalhas no quadro geral, sendo 21 de ouro, e colocaram o país em 7º lugar no ranking mundial. Então, que tal torcer por eles e ajudá-los a conquistarem ainda mais vitórias este ano? Conheça alguns dos atletas que são destaque na equipe brasileira:

 

Daniel Dias – Natação

O principal atleta paralímpico brasileiro que o torcedor precisa conhecer é o nadador Daniel Dias, que trouxe seis medalhas de Ouro para o Brasil nas Paralimpíadas de Londres em 2012, outras seis no Mundial de Natação de Montreal em 2013, sete no Mundial de Glasgow em 2015 e oito no Parapan de Toronto em 2015. Dias nada nas categorias S5, SM5 e SB4.

 

André Brasil – Natação

Outro nadador brasileiro com grandes chances de medalha é o carioca André Brasil, vencedor de três ouros nas Paralimpíadas de Londres em 2012, além de duas pratas. No Mundial de 2013, o atleta levou outras três medalhas douradas, repetindo o feito em 2015 e fechando a temporada com seis ouros no Parapan de Toronto. Suas categorias são S10, SM10 e SB9.

 

Terezinha Guilhermina – Atletismo

Apaixonada por cores apesar da visão limitada, Terezinha Guilhermina é uma das maiores atletas brasileiras da atualidade. A velocista ganhou dois ouros nas Paralimpíadas de Londres em 2012, nos 100m e nos 200m rasos, e é a atual recordista mundial nos 100m e nos 400m. Sua categoria é a T11.

 

Yohansson do Nascimento – Atletismo

Outro nome forte na equipe brasileira de atletismo é Yohansson do Nascimento, que ganhou uma medalha de ouro e uma de prata nos jogos paralímpicos de 2012, quando quebrou o recorde mundial nos 200m rasos. O atleta alagoano corre na categoria T45.

 

Equipe de Futebol de 5


O time brasileiro de Futebol de 5 – uma modalidade específica para deficientes visuais – é um dos mais fortes do mundo. A equipe levou o ouro nas paralimpíadas de Londres em 2012, foi campeão no Mundial de 2014 no Japão e também é o atual campeão Parapan-Americano, tendo levado o ouro em Toronto.

  

Jovane Guissone – Esgrima

Outro atleta para ficar de olho é o esgrimista Jovane Guissone, que ganhou a primeira medalha brasileira da história nesse esporte logo em sua primeira participação paralímpica, em Londres, e foi ouro. Guissone joga na categoria B e perdeu o movimento das pernas após reagir a um assalto.

Atualizado em 5 Set 2016.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ingressos para os Jogos Paralímpicos 2016 começam a desencalhar; veja como comprar o seu

Com preços mais acessíveis, vendas aumentaram desde o fim das Olimpíadas

13 curiosidades sobre as Paralimpíadas 2016

Evento será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 7 e 18 de setembro

GirlPower: 4 histórias de superação de atletas das Olimpíadas 2016

Inspire-se nessas mulheres que são verdadeiras lições de vida

Olimpíadas x economia: afinal é bom ou não para o Brasil sediar este evento?

Vídeo do canal Econoweek aborda o tema mais comentado dos últimos dias

Conheça todos os medalhistas brasileiros de vela nas Olimpíadas

O iatismo é uma das grandes fontes de medalha para o país, com 17 no total

Conheça as 9 duplas que trouxaram medalhas olímpicas para o Brasil no vôlei de praia

Ricardo Santos e Emanuel Rego são os recordistas do país com três medalhas cada