Guia da Semana
Esportes
Por Redação Guia da Semana

Guia de academias para idosos em SP

Confira os lugares para idosos praticarem exercícios físicos em São Paulo.

Confira o guia de academias para idosos praticarem atividades físicas em São Paulo (Divulgação)

Sabemos que a prática de exercícios é importante em todas as idades, porém, na terceira idade podemos, sobretudo, melhorar a agilidade e mobilidade, ganhando força, massa muscular e óssea e melhor disposição.

+ Confira o guia de academias para mulheres em São Paulo
+ Confira o guia de passeios de São Paulo

Na terceira idade a prática de exercícios físicos aliados a hábitos saudáveis definem a qualidade de vida do idoso.

A prática regular de exercícios físicos previne doenças cardiovasculares, melhora a flexibilidade e o equilíbrio (físico e mental), já que esta prática conduzirá o idoso à socialização e ao bem estar, sem contar que  apresentam menor incidência de infecções respiratórias e urinárias, e se recuperam mais rapidamente quando acometidos por alguma afecção, o que diminui o uso de medicamentos.

Conheça os benefícios da prática de exercícios na terceira idade

• A Manutenção do peso;

• A diminuição do  risco de lesões musculares;

• A melhoria do condicionamento cardíaco, assim como do respiratório. Sendo assim,  consequentemente diminui-se o risco de doenças do coração, como a hipertensão e riscos de infartos;

• Promove auxílio no controle do diabetes;

• Melhora a coordenação motora e o equilíbrio, diminuindo consideravelmente o risco de quedas e possíveis fraturas;

• Diminui o risco de quadros depressivos e auxilia no controle da ansiedade;

• Proporciona o bem estar. 

Os tipos de exercícios mais indicados para idosos

• Natação: por trabalhar de uma forma mais intensa a parte aeróbica e fortalecer os músculos. Além disso, ela protege também as articulações, o que é de grande auxílio no tratamento da artrite e osteoartrite. O contato com a água provoca vasodilatação nas vias respiratórias, o que gera uma melhora perceptível na respiração e diminuindo o problema da falta de ar.

• Bicicleta: é muito eficiente ao trabalhar a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha. É preciso um maior cuidado com os idosos e precauções ao praticar esse exercício, para evitar desmaios e possíveis lesões.

• Ioga e pilates: proporciona o alívio de dores que chegam com a idade e promovem até mesmo o aumento da autoestima dos idosos. A flexibilidade e o equilíbrio apresentam uma melhora muito significativa e também a percepção dos movimentos. É possível observar como benefícios o fortalecimento da musculatura, aumento do equilíbrio e diminuição do estresse.

• Caminhada: é simples e muito eficiente para aqueles que não estão acostumados com exercícios físicos.

A cidade de São Paulo, preocupada com o estilo e qualidade de vida de toda população, também proporciona várias academias que apostam na saúde e bem estar dos idosos.


Geros Center

No Alto de Pinheiros, em São Paulo, a Geros Center oferece atividades como ginástica, aulas de dança, pilates, alongamentos, entre outras. Em um ambiente de tranquilidade e aconchego você será acompanhado por profissionais especializados.

Rua Bernarda Luiz, 129 - (011) 3670- 292 Leia mais

B-Active

A B-Active é uma academia que desenvolve programas de treinamento físico com o foco em prevenção, reabilitação e qualidade de vida.

Rua Alagoas, 148 - (11) 3120-6702 Leia mais

Bio Ritmo

A Bio Ritmo desenvolveu um programa exclusivo aos alunos da terceira idade, que tem como objetivo a melhora da qualidade de vida, oferecendo aulas de musculação com exercícios de ergometria, atividades como: alongamento, reeducação postural, pilates e yoga.

Avenida Paulista, 2073 - (11) 3365-0800 Leia mais

Academia Flipper

A Academia Flipper desenvolveu o projeto melhor idade com atividades específicas para pessoas com mais de 60 anos, contribuindo com a qualidade de vida, melhorando a autoestima, proporcionando uma melhor socialização aos participantes.

Avenida Vereador José Diniz, 2583 - (11) 3876-2340 Leia mais

Estação do Exercício

Está no bairro do Tatuapé, ao lado da estação do Metrô, a primeira academia especializada em musculação para a terceira idade da Zona Leste. A Estação do Exercício foi criada por médicos e preparadores físicos com especialização em exercícios para a terceira idade.

Rua Coronel Joaquim Antônio Dias, 123 - (011) 2532-2030 Leia mais

Competition

A academia Competition desenvolveu o programa Vivendo Melhor especialmente para pessoas na melhor idade que querem aumentar o bem-estar, a saúde e a disposição para a prática de atividades físicas. Num ambiente muito agradável e divertido, socializa um grupo de pessoas que busca melhor qualidade de vida.
O programa traz: aulas de musculação, hidroginástica, pilates, alongamento, entre outras atividades especiais.

Rua Cincinato Braga, 520 - (11) 3149-9777 Leia mais


Atualizado em 3 Out 2013.

Mais notícias

Confira as datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2019

Esportes

Confira as datas e horários dos jogos do Brasil na Copa América 2019

Esportes

Datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2018

Esportes

Datas e horários dos jogos da Copa do Mundo de 2018

Esportes

Ingressos para os Jogos Paralímpicos 2016 começam a desencalhar; veja como comprar o seu

Esportes

13 curiosidades sobre as Paralimpíadas 2016

Esportes