Guia da Semana

Onde caminhar em SP

Deixe a preguiça de lado! Saiba os parques paulistas para fazer uma caminhada.

Estima-se que quase 5 milhões de pessoas pratiquem corrida de rua no Brasil. Aos que não se consideram “tão apressados” assim, a dica é diminuir o passo e aderir a mais simples de todas as atividades físicas: a caminhada.

O número coloca o esporte no segundo posto dos mais populares, perdendo apenas, claro, para o futebol. Além de trazer mais energia para o corpo, caminhar auxilia na diminuição de gorduras localizadas, segundo pesquisa da Louisiana State University, nos Estados Unidos. 

A notícia é um estímulo àquelas pessoas que pretendem dar seus primeiros passos neste verão.

O estudo concluiu que é possível reduzir em até 30% a gordura visceral, aquele chamado pneuzinho, andando no mínimo duas horas e meia por semana. A chegada da estação mais quente, por sinal, deve movimentar as pistas de caminhada da cidade.

Aproveitando a deixa, o Guia da Semana indica alguns locais. Vista uma roupa leve, coloque um tênis adequado e ‘pés à obra’.

Confira lista com dez locais para caminhar em SP

Parque do Ibirapuera -  Garante pista para corrida e caminhada de seis mil metros, bem como playgrounds, quadras poliesportivas e aluguel de bicicletas.


Créditos: Parque do Ibirapuera/Deltafrut

Parque Alfredo VolpiDispõe de pista de cooper de mil metros, trilhas para caminhadas, áreas para piquenique, playgrounds, bebedouros, sanitários, estacionamento e bicicletário.

Parque Buenos Aires -  Cercado por jardins e árvores, ele conta com pista de caminhada e aparelhos de ginástica de baixo impacto, indicados para os mais velhos.

Parque Anhanguera -  Possui trilhas, ciclovias, quadras, pista de cooper, orquidário, playgrounds e área com cabanas para festas com churrasqueiras públicas.

Parque Villa-Lobos -  Reúne área verde, pista de Cooper, aparelhos para ginástica, além de ciclovia, quadras, campos e quadras, parede de alpinismo e playground.

Parque da Aclimação – É formado por pista de cooper e caminhada, jardim japonês com espelho d´água, bosque para leitura, além de um lago e de uma biblioteca.

Parque do Povo -  Proporciona pistas de caminhada e ciclismo, sete trilhas explicativas, além de quadras poliesportivas e aparelhos de ginástica próprios para pessoas da terceira idade.


Créditos: Parque do Povo/Blog do Milton Jung

Parque da Água Branca
Conta com pista para caminhada e com uma praça de exercício com 534 metros quadrados, onde existem estações de ginástica.

Parque do CarmoUma das poucas áreas verdes da zona leste, ele oferece pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, área para piqueniques e playground.

Parque da Juventude -  Construído no espaço da antiga Casa de Detenção do Carandiru, ele é composto por pistas de corrida e caminhada, patins e skate, quadras poliesportivas e de tênis.

Atualizado em 25 Mai 2012.

Por Emerson Viana
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ingressos para os Jogos Paralímpicos 2016 começam a desencalhar; veja como comprar o seu

Com preços mais acessíveis, vendas aumentaram desde o fim das Olimpíadas

13 curiosidades sobre as Paralimpíadas 2016

Evento será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 7 e 18 de setembro

6 atletas e equipes brasileiros que você deveria acompanhar nestas Paralimpíadas

Delegação brasileira é uma das mais fortes do mundo

GirlPower: 4 histórias de superação de atletas das Olimpíadas 2016

Inspire-se nessas mulheres que são verdadeiras lições de vida

Olimpíadas x economia: afinal é bom ou não para o Brasil sediar este evento?

Vídeo do canal Econoweek aborda o tema mais comentado dos últimos dias

Conheça todos os medalhistas brasileiros de vela nas Olimpíadas

O iatismo é uma das grandes fontes de medalha para o país, com 17 no total