Guia da Semana

A fim de facilitar a denúncia de violência contra a mulher e proporcionar mais acesso à informação e acolhimento, o Instituto AzMinas, com a colaboração de diversas mulheres engajadas na causa da violência contra a mulher, criou o aplicativo “PenhaS”. Nele, as pessoas podem entrar como anônimas, trocar informações e ainda buscar acolhimento da comunidade.

O “PenhaS” foi desenvolvido por meio da escuta de especialistas e de mulheres de diferentes idades, raças e classes sociais que compartilharam suas experiências e necessidades. Assim, o aplicativo possui diversas funcionalidades como reportagens sobre a violência contra a mulher; rota até uma delegacia ou serviço de atendimento mais próximo; chat com a equipe d´AzMina e outras voluntárias; gravador para registrar provas; e até um botão de pedido de ajuda, que pode chamar até cinco pessoas de confiança ou a polícia.

O app pode ser baixado tanto em iOS quanto em aparelhos Android através das lojas de aplicativos do celular ou pelo site. Para se cadastrar, há verificação do CPF e número de telefone para que não haja perfis falsos.

Projetos e campanhas como esta são essenciais para que mais pessoas sejam encorajadas a denunciar casos de violência contra a mulher. É importante lembrar que a vítima pode ligar para a polícia militar em casos de emergência através do 190. Já a Central de Atendimento à Mulher recebe denúncias que não sejam flagrantes através do número 180.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 7 Abr 2021.