Guia da Semana

As mulheres sempre estiveram na literatura. Por mais que sofressem pelo menosprezo de suas obras, elas se sobressaíram e deixaram legados lendários na literatura mundial. Já se perguntou quantas mulheres você já leu? Nomes como Jane Austen, Virginia Woolf e Clarice Lispector foram autoras fenomenais que marcaram a história da literatura. Já escritoras como Chimamanda Ngozi Adichie e Alice Munro são nomes que se destacam na literatura contemporânea.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 escritoras mulheres incríveis para você começar a ler hoje mesmo. Confira:


► HILDA HILST

Uma grande escritora da literatura nacional foi Hilda Hilst, uma poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. Nascida em Campinas, em 1930, ela aborda em seus livros temas como misticismo, sexualidade feminina, insanidade, erotismo e libertação sexual. Não deixe de conferir as obras “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão”, para conhecer um pouco de sua poesia, e “A Obscena Senhora D”, para prender-se em sua ficção.


► CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Chimamanda Ngozi Adichie é uma das autoras mais célebres da atualidade. Ela nasceu em 1977, na Nigéria, mas hoje vive entre seu país natal e os Estados Unidos. Chimamanda escreve ficção e também é autora de bons ensaios feministas, como "Sejamos todos feministas". Dentre seus maiores destaques estão os livros “Meio sol amarelo”, “Hibisco roxo” e “Americanah”, que será adaptado para a TV pelas atrizes Lupita Nyong'o e Danai Gurira.


► ANA CRISTINA CESAR

Ana Cristina Cesar foi uma crítica, jornalista, escritora e poeta, que deixou um grande legado na literatura brasileira e mundial. Ela nasceu no Rio de Janeiro em 1952, e foi uma grande representante da poesia marginal da década de 1970. Suas obras misturam poesia e prosa, e falam sobre o masculino, o feminino, sexualidade e cultura popular. A Companhia das Letras lançou em 2013 o compilado de poemas chamado “Poética”, que reúne os poemas das obras “Cenas de abril”, “Correspondência completa”, “Luvas de pelica” e “A teus pés”. Em 2016, ela foi a homenageada na Flip, Feira Literária Internacional de Paraty, quando foi lançado a obra “Crítica e tradução”, que reúne textos da autora sobre poesia, ficção e cinema.


► VIRGINIA WOOLF

Virginia Woolf foi uma das pioneiras entre as mulheres autoras que escrevia sob a perspectiva feminina. Ela foi uma das maiores romancistas de modernidade, e nasceu em 1882, no Reino Unido. Foi uma proeminente escritora do período entre guerras, que deixou um legado muito rico. “Orlando” é considerado seu romance mais popular e “Mrs. Dalloway” foi outro título que marcou o romance modernista, que explora o inconsciente humano por meio do fluxo de consciência de suas personagens.


► CAITLIN MORAN

Caitlin Moran é escritora e jornalista britânica - uma incrível opção para quem gosta de obras sob a perspectiva feminista e romances de formação. Ela discute importantes temas da mulher moderna, como amadurecimento, sexualidade e novas descobertas, mas sempre com uma linguagem leve e divertida. Confira os títulos “Como ser mulher” e “Do que é feita uma garota”.


► LYGIA FAGUNDES TELLES

Lygia Fagundes Telles é considerada por muitos uma das maiores escritoras brasileiras, e possui mais de quinze títulos incríveis para se aventurar. Lygia nasceu em 1923, em São Paulo, e começou a publicar obras literárias ainda na adolescência, com o livro de contos “Porão e sobrado” (1938). Foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985 e em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante de literatura de língua portuguesa. Não deixe de conferir os livros “As meninas” e “Antes do baile verde”, que estão entre seus maiores sucessos.


► ALICE MUNRO

Alice Munro é canadense, é dona de livraria no país e conta com uma respeitável carreira literária. Ela ganhou o Nobel de Literatura em 2013 – foi a primeira vez que um autor de contos recebeu o prêmio. Alice retrata mulheres protagonistas em seus contos que vivem histórias de amor, amadurecimento, sedução, violência, mistérios e mais. Confira os sucessos da autora como ‘Felicidade demais’, ‘O amor de uma boa mulher’ e ‘Vida querida’.


► SVETLANA ALEKSIÉVITCH

Svetlana nasceu na Ucrânia, em 1948. Ela escreve livros que transitam entre o jornalismo e a história oral. Ela ganhou o Nobel de Literatura de 2015 por suas obras extremamente sensíveis e chocantes. Dentre seus destaques, estão “Vozes de Tchernóbil”, em que retrata os horrores do acidente nuclear, e “A guerra não tem rosto de mulher”, em que descreve detalhes nunca antes ditos sobre a Segunda Guerra Mundial.


► CLARICE LISPECTOR

Clarice Lispector é uma das maiores escritoras brasileiras. A jornalista e escritora nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia, em 1920, mas veio ao Brasil quando tinha dois anos de idade e foi radicalizada aqui. Seus principais livros são ‘A Hora da Estrela’, ‘A Paixão Segundo G.H.’ e ‘Laços de Família’.


► JANE AUSTEN

Jane Austen foi uma escritora britânica, nascida em 1775, e que deixou um legado de obras primas clássicas que perpetuaram na história da humanidade. Você certamente já ouviu falar de seus romances mais célebres, como “Orgulho e preconceito”, “Razão e sensibilidade”, “Emma” e “Persuasão”, que já foram amplamente adaptados ao cinema, à TV e influenciaram muitas mulheres escritoras. Austen escrevia sobre o cenário de seu tempo e, principalmente, sob a perspectiva feminina. Sua linguagem pode parecer ingênua, mas ela é recheada de ironias e sarcasmos, como forma de crítica aos costumes da época.

Atualizado em 8 Mar 2021.