Guia da Semana
Literatura
Por Lidia Capitani

10 livros que todo amante de cinema precisa ler uma vez na vida

São livros para quem quer entender sobre construção de cenas, personagens, enredo e fotografia.

Foto: Shutterstock

Você que gosta de cinema, seja estudante de audiovisual, diretor, roteirista, atriz ou mesmo um entusiasta da sétima arte, precisa ler alguns livros clássicos para entender esta arte. Esta lista de livros sobre cinema foi feita exatamente para você que quer se aprofundar na história e nos fundamentos por trás dos grandes filmes.

Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista de 10 livros obrigatórios para entusiastas da sétima arte. Confira:


► DIÁLOGO, DE ROBERT MCKEE

Robert McKee possui fama internacional por ser um ótimo professor de escrita, e seus alunos já ganharam prêmios por aí. Em “Diálogo”, McKee traz técnicas e desconstrói grandes diálogos de séries e filmes incríveis, de forma analítica e didática, para você aprender a construir diálogos memoráveis.


► A ARTE DO CINEMA: UMA INTRODUÇÃO, DE DAVID BORDWELL E KRISTIN THOMPSOM

Escrito por pesquisadores de cinema aclamados, David e Kristin, o livro traça uma análise aprofundada do fazer cinema. De forma didática, eles analisam os diversos aspectos que transformam um filme em arte, desde a fotografia até a montagem. Depois desta leitura, você sairá letrado nos princípios fundamentais do cinema.


► STORY, DE ROBERT MCKEE

Novamente Robert McKee aparece na lista e não é à toa, o escritor é um dos melhores para ensinar a arte do storytelling. McKee discute os principais termos e fundamentos do fazer histórias: o que é beat, ato, clímax, cena... Na publicação, ele discute a forma sem dar fórmulas prontas. Você analisará junto com o autor o roteiro de mais de cem filmes, para realmente entender as diversas formas de criar uma história.


► A ODISSÉIA DO CINEMA BRASILEIRO, DE LAURENT DESBOIS

Escrito por Laurent Desbois, “A Odisséia do Cinema Brasileiro” conta a história do cinema nacional. O livro começa no século XX e passa pelos movimentos do cinema brasileiro mais marcantes como o Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal. No final do livro, você terá uma lista enorme de filmes nacionais para assistir e completar seu repertório.


► A JORNADA DO ESCRITOR, DE CHRISTOPHER VOGLER

Christopher Vogler é o escritor de “A Jornada do Escritor” em que traz uma estrutura mítica para se trabalhar personagens e situações. O livro é dividido em três partes. A primeira descreve os principais tipos de personagens que uma história precisa; depois, traz situações necessárias para o desenrolar da narrativa; e, por fim, faz um resumo da jornada.


► CONVERSAS COM WOODY ALLEN, DE ERIC LAX

“Conversas com Woody Allen” faz parte de uma série que também conta com livros de Scorsese e Kubrick. Aqui, é relatada uma entrevista com o diretor referência em comédia e romances. Esse livro é para quem gosta do diretor e quer saber um pouco mais sobre sua trajetória, desde a infância até a carreira.


► HITCHCOCK TRUFFAUT. ENTREVISTAS

Este livro é uma adaptação do filme documental que traz os dois diretores numa entrevista, o mestre do suspense Hitchcock e o fundador da Nouvelle Vague, Truffaut. As conversas giram em torno do fazer cinema, em que eles dissecam cenas, diálogos, trocam referências, trazem temas polêmicos entre outras conversas interessantes sobre a arte. É uma leitura dinâmica que trará grande aprofundamento na arte de fazer cinema.


► NUM PISCAR DE OLHOS, DE WALTER MURCH

Walter Murch é o editor de grandes sucessos do cinema como Apocalipse Now, Poderoso Chefão, A Insustentável Leveza do Ser, entre outros. Murch descreve como cada cena é feita num filme, como são escolhidos os cortes, como fazer um enredo, entre muitos outros detalhes técnicos. Você sairá desta leitura com outra visão sobre cada frame de um filme.


► A LINGUAGEM DO CINEMA, DE ROBERT EDGAR-HUNT

“A Linguagem do Cinema” é praticamente um almanaque do estudioso de cinema. Foi escrito por Robert Edgar-hunt, que traz com detalhes como construir filmes com impacto visual. Aqui, ele destrincha o trabalho do editor de arte, em que cada detalhe possui uma intenção.


► A LINGUAGEM SECRETA DO CINEMA, DE JEAN-CLAUDE CARRIÈRE

“A Linguagem Secreta do Cinema” é para quem quer aprender o vocabulário cinematográfico, desde câmeras, ângulos, escolha de atores e cenas. Carrière discute a evolução da linguagem do cinema que está intrinsecamente relacionada com a evolução do gosto popular e da exigência do espectador.


Por Lidia Capitani

Atualizado em 8 Abr 2020.

Mais notícias

10 livros de Cecília Meireles para ler o quanto antes

Literatura

9 livros de Cora Coralina para ler o quanto antes

Literatura

9 clubes de leitura online e gratuitos para participar

Literatura

Os 10 melhores livros de 2020... até agora

Literatura

8 livros de Jorge Amado para começar a ler o quanto antes

Literatura

10 livros best-sellers do 'The New York Times' para ler o quanto antes

Literatura
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!