Guia da Semana
Estilo de vida
Por Lidia Capitani

10 iniciativas para ajudar o Pantanal em chamas

Bioma do Pantanal sofre com incêndios e desmatamento; veja como ajudar com doações online e trabalho voluntário.

*imagem meramente ilustrativa (Fotos: Shutterstock)

O Pantanal, maior bioma úmido do mundo, está em chamas desde janeiro de 2020. Dados mostram que este ano está no caminho de ser o mais devastador em termos de incêndios florestais e calcula-se que o incêndio já consumiu 1 milhão de hectares. Os animais que vivem na região, como onça pintadas, araras, jacarés e tuiuiús, estão sofrendo com as chamas. Assim, para ajudar contra as chamas, preservar animais e ajudar às populações locais, ONG’s estão trabalhando para diminuir os impactos da tragédia.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 iniciativas para ajudar o Pantanal em chamas. São projetos que você pode ajudar com trabalho voluntário ou através de doações online. Confira:



► ONG AMPARA ANIMAL E AMPARA SILVESTRE

A ONG lançou um projeto que leva veterinários e suprimentos à região para ajudar no tratamento dos animais que sofreram com as chamas. Se você quiser contribuir, pode realizar doações pelo site Voaa, sendo o valor mínimo de R$ 25.

Saiba mais aqui!



► FUNDAÇÃO ECOTRÓPICA

A Fundação Ecotrópica trabalha há 31 anos na preservação do Pantanal. No momento, a ONG está aceitando qualquer tipo de doação, seja comida, combustível, máscaras até medicamentos, como gazes e itens de primeiros socorros. As doações podem ser enviadas ao endereço Rua 03, nº 391, Boa Esperança, CEP 78.068-375, Cuiabá/MT. O projeto também está aceita doações em dinheiro através da vakinha online.

Saiba mais aqui!



► SOS PANTANAL

O projeto SOS Pantanal administra os recursos de logísticas para mandar brigadistas e voluntários que estão trabalhando na linha de frente dos incêndios. As doações podem ser feitas online.

Saiba mais aqui!



► INSTITUTO ACAIA

O Acaia Pantanal trabalha junto às populações ribeirinhas do Pantanal de forma a promover segurança social, educação e preservação ambiental. No site, você consegue ver os projetos da instituição e como ela contribui para a preservação local.

Saiba mais aqui!



► ECOA

O Instituto ECOA trabalha há anos no Pantanal, desde 1989, preservando o ecossistema local através de pesquisas e ações políticas. O instituto aceita qualquer valor de doação.

Saiba mais aqui!



► COMITIVA ESPERANÇA

Já para quem deseja ajudar as comunidades carentes do Pantanal é possível doar para a Comitiva Esperança, que leva para lá alimentos e itens de higiene pessoal. Para ajudar, você pode transferir dinheiro ou doar cestas básicas.

Saiba mais aqui!



► INSTITUTO HOMEM PANTANEIRO

O instituto tem trabalhado junto aos brigadistas que batalham contra as chamas do bioma com transporte, alimentação e hospedagem. Você pode ajudar doando dinheiro, materiais ou até ser voluntário.

Saiba mais aqui!



► INSTITUTO ARARA AZUL

O instituto tem como objetivo conservar a espécie Arara Azul, que vive no Pantanal ameaçada de extinção. No projeto ‘Adote um Ninho’, você ajuda diretamente um ninho artificial para a preservação da espécie.

Saiba mais aqui!



► WWF-BRASIL

Outra ONG que está trabalhando diretamente contra o fogo no Pantanal é a WWF-Brasil. Ela fornece apoio imediato no combate ao incêndio e desmatamento. É possível doar mensalmente ou um valor único.

Saiba mais aqui!



► INSTITUTO ONÇAFARI

O Instituto Onçafari trabalha para preservar as áreas de mata nativa ou em regeneração, assim como a fauna local. Além disso, eles criam novas unidades de preservação. É possível doar qualquer valor pelo site da instituição.

Saiba mais aqui!


Por Lidia Capitani

Atualizado em 24 Set 2020.

Mais notícias

Aplicativo 'PenhaS' auxilia mulheres na luta contra a violência; saiba mais!

Estilo de vida

5 curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

Estilo de vida

Cursos online imperdíveis em março de 2021

Estilo de vida

Cursos online para fazer em fevereiro de 2021

Estilo de vida

10 podcasts que podem te ajudar a alavancar o seu negócio

Estilo de vida

SOS Amazonas: 8 campanhas para ajudar Manaus

Estilo de vida