Guia da Semana

O Pantanal, maior bioma úmido do mundo, está em chamas desde janeiro de 2020. Dados mostram que este ano está no caminho de ser o mais devastador em termos de incêndios florestais e calcula-se que o incêndio já consumiu 1 milhão de hectares. Os animais que vivem na região, como onça pintadas, araras, jacarés e tuiuiús, estão sofrendo com as chamas. Assim, para ajudar contra as chamas, preservar animais e ajudar às populações locais, ONG’s estão trabalhando para diminuir os impactos da tragédia.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 iniciativas para ajudar o Pantanal em chamas. São projetos que você pode ajudar com trabalho voluntário ou através de doações online. Confira:



► ONG AMPARA ANIMAL E AMPARA SILVESTRE

A ONG lançou um projeto que leva veterinários e suprimentos à região para ajudar no tratamento dos animais que sofreram com as chamas. Se você quiser contribuir, pode realizar doações pelo site Voaa, sendo o valor mínimo de R$ 25.

Saiba mais aqui!



► FUNDAÇÃO ECOTRÓPICA

A Fundação Ecotrópica trabalha há 31 anos na preservação do Pantanal. No momento, a ONG está aceitando qualquer tipo de doação, seja comida, combustível, máscaras até medicamentos, como gazes e itens de primeiros socorros. As doações podem ser enviadas ao endereço Rua 03, nº 391, Boa Esperança, CEP 78.068-375, Cuiabá/MT. O projeto também está aceita doações em dinheiro através da vakinha online.

Saiba mais aqui!



► SOS PANTANAL

O projeto SOS Pantanal administra os recursos de logísticas para mandar brigadistas e voluntários que estão trabalhando na linha de frente dos incêndios. As doações podem ser feitas online.

Saiba mais aqui!



► INSTITUTO ACAIA

O Acaia Pantanal trabalha junto às populações ribeirinhas do Pantanal de forma a promover segurança social, educação e preservação ambiental. No site, você consegue ver os projetos da instituição e como ela contribui para a preservação local.

Saiba mais aqui!



► ECOA

O Instituto ECOA trabalha há anos no Pantanal, desde 1989, preservando o ecossistema local através de pesquisas e ações políticas. O instituto aceita qualquer valor de doação.

Saiba mais aqui!



► COMITIVA ESPERANÇA

Já para quem deseja ajudar as comunidades carentes do Pantanal é possível doar para a Comitiva Esperança, que leva para lá alimentos e itens de higiene pessoal. Para ajudar, você pode transferir dinheiro ou doar cestas básicas.

Saiba mais aqui!



► INSTITUTO HOMEM PANTANEIRO

O instituto tem trabalhado junto aos brigadistas que batalham contra as chamas do bioma com transporte, alimentação e hospedagem. Você pode ajudar doando dinheiro, materiais ou até ser voluntário.

Saiba mais aqui!



► INSTITUTO ARARA AZUL

O instituto tem como objetivo conservar a espécie Arara Azul, que vive no Pantanal ameaçada de extinção. No projeto ‘Adote um Ninho’, você ajuda diretamente um ninho artificial para a preservação da espécie.

Saiba mais aqui!



► WWF-BRASIL

Outra ONG que está trabalhando diretamente contra o fogo no Pantanal é a WWF-Brasil. Ela fornece apoio imediato no combate ao incêndio e desmatamento. É possível doar mensalmente ou um valor único.

Saiba mais aqui!



► INSTITUTO ONÇAFARI

O Instituto Onçafari trabalha para preservar as áreas de mata nativa ou em regeneração, assim como a fauna local. Além disso, eles criam novas unidades de preservação. É possível doar qualquer valor pelo site da instituição.

Saiba mais aqui!

Por Lidia Capitani

Atualizado em 24 Set 2020.