Guia da Semana

Hoje em dia, existem muitos conteúdos voltados aos empreendedores. Com a revolução digital, muitas empresas tiveram que se reinventar e se adaptar ao novo contexto. Além disso, no digital há muitas oportunidades e mais facilidades para começar o próprio negócio.

Os podcasts são exemplos deste tipo de conteúdo, em que você empresário pode se aprofundar para aprender mais sobre como comandar sua empresa. Seja através de conversas, entrevistas ou reflexões de outros profissionais de sua área, certamente você encontrará uma fonte de informação interessante.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 podcasts que podem te ajudar a alavancar seu negócio. Confira:


► ResumoCast

O “ResumoCast” trata-se de um podcast que analisa e sintetiza livros sobre empreendedorismo. Ele é apresentado por Gustavo Carriconde e João Cristofolini. Em 30 minutos ele te ajudam a decidir se vale a pena investir naquele livro ou não.


► GVCast

O “GVCast” é apresentado por Flávio Augusto da Silva, fundador da empresa Wise Up, e faz parte da plataforma Geração de Valor. Bem voltado aos empreendedores, os episódios tratam sobre diversos assuntos do dia a dia dos empresários, suas rotinas e dificuldades, além de trazer entrevistas com grandes nomes do empreendedorismo.


► Like a Boss

Criado por Paulo Silveira, CEO do grupo do Grupo Caelum Alura, e Rodrigo Dantas, da Vindi, o podcast “Like a Boss” é dividido em séries. A cada nova temporada, eles trazem grandes nomes do mercado de inovação para falar sobre seus negócios. Já trouxeram pessoas como Eric Santos (Resultados Digitais), Bedy Yang (500 Startups) e Diego Gomes (Rock Content).


► Código Aberto

O “Código Aberto” é um podcast da B9, uma agência de podcasts que foca bastante em tecnologia e no futuro das profissões. É apresentado por Ju Wallauer & Carlos Merigo, que já entrevistaram muitos perfis inovadores de diversas áreas como TI, marketing, diretores e executivos de grandes empresas como a Netflix, Nestlé, Ambev, Facebook, Rappi e Uber.


► Guncast

Voltado especificamente para empreendedores, o “GunCast” é comandado pelo Murilo Gun, que discute temas como desenvolvimento mental, performance e até a psicologia e comportamento por trás de ser um empreendedor. Dessa forma, ele incentiva a criatividade e a inovação nas mentes profissionais.


► Café com ADM

O “Café com ADM” é um podcast que entrevista figuras importantes de diversos segmentos, como o investidor João Kepler, Luiza Trajano, da Magazine Luiza, e o médico Augusto Cury. Além destas entrevistas, o conteúdo também discute assuntos como investimentos, comportamento, performance, inovações e uso de tecnologias.


► TED Talk Negócios

Se você já conhece o “TED Talk”, saiba que existe o “TED Talk” focado apenas em Negócios e em formato podcast. São palestras inspiradoras e com duração de 15 minutos, o que as torna leves e didáticas, com nomes do mundo inteiro. Você encontrará o podcast em qualquer aplicativo agregador.


► Direto das Trincheiras

“Direto das Trincheiras” é um podcast criado pelo Ricardo Jordão Magalhães, fundador do BizRevolution, plataforma de cursos sobre negócios, empreendedorismo, vendas, marketing, entre outros assuntos. Além do podcast e cursos, Ricardo também disponibiliza vídeos sobre os mesmos temas. De forma leve, divertida e didática, ele te leva a reflexões e ensina pontos importantes sobre como comandar um negócio.


► Man in the Arena

Criado por Leo Kuba, CEO e Founder da Inkuba; Miguel Cavalcanti, CEO e Founder da AgroTalento; e In Hsieh, Co-Founder da CBIPA, o “Man in the Arena” trata sobre inovação digital e empreendedorismo. Cada episódio tem duração de 50 minutos e conta com uma entrevista com algum perfil inovador. Já passaram pelos microfones pessoas da Uber, 99Taxis, Estante Virtual, Catarse, entre outros.


► Mentalidade Empreendedora

Dedicado aos empreendedores iniciantes, o “Mentalidade Empreendedora”, apresentado por Mario Quintanilha, ensina o passo a passo de como começar o próprio negócio. Como o nome diz, ele desenvolve reflexões sobre a mentalidade e o comportamento do empreendedor.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 21 Jun 2021.