Quarenta anos após o início pulsante do Hip-Hop nas ruas de São Paulo, sua batida original ressurge no Sesc 24 de Maio como memória viva e afirmação cultural. A exposição HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break, aberta para visitação até 29 de março de 2026, convida o público para uma jornada que devolve à cidade gestos, sons e imagens de uma geração que criou com poucos recursos e máxima potência.
Sob curadoria coletiva e com mais de 3 mil peças reunidas de forma inédita, a mostra reconstrói a revolução urbana que transformou inúmeros pontos da cidade em palcos de resistência – entre eles a estação São Bento, a Praça Roosevelt, o Parque Ibirapuera e a famosa esquina da 24 de Maio com a Dom José de Barros, onde está localizado o Sesc 24 de Maio, que sedia exposição.
A seguir, saiba mais sobre a exposição HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break, no Sesc 24 de Maio!
Confira

Curadoria
HIP-HOP 80’sp tem idealização e curadoria compartilhada por vozes e testemunhas da cena, como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay (DJ histórico dos Racionais MC’s), Thaíde, as pioneiras Sharylaine e Rose MC e o b-boy ALAM Beat.

Acervos Históricos
As mais de 3 mil peças apresentadas são oriundas de coleções pessoais, além de acervos históricos nacionais e internacionais, incluindo registros inéditos da fotógrafa Martha Cooper, o documentário Style Wars (1983) de Henry Chalfant, obra fundamental sobre a cultura Hip-Hop, e gravações exclusivas do artista visual Michael Holman, que imortalizou as primeiras batalhas de break.

Outros Objetos
Somam-se a essas relíquias equipamentos de som originais, flyers de bailes black, roupas de época, colaborações do Museum of Graffiti (Miami) e outros objetos que testemunham uma era em que o improviso se reafirmou como linguagem criativa.

Oficinas e Atividades
A mostra também ganha destaque pela dimensão sensorial e pela programação educativa integrada ao espaço expositivo. A área central recria a energia da São Bento dos anos 1980, um vagão de metrô cenográfico abriga oficinas de DJ, Hip-Hop, graffiti, dança e rodas de conversa, promovendo a continuidade da cultura de rua como espaço de aprendizado e troca intergeracional.

Interatividade
Um setup completo de DJ de cristal com aparelhos autênticos dos anos 1980, um piano cinético que reage aos movimentos dos B.Boys e das B.Girls, e projeções de filmes selecionados pelos curadores completam essa jornada sensorial.

Audiovisual
A relação entre a Hip-Hop e o cinema é evidenciada na exposição com a exibição de trechos de filmes como Flashdance (1983), Beat Street (1984) e Breakin’ (1984), que ajudaram a popularizar a cultura. Outros títulos fundamentais, como Style Wars (1982) e Krush Groove (1985), se popularizaram de maneira mais esparsa – por videoclipes, matérias jornalísticas ou cópias em VHS.

Serviço
HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break
Período expositivo: 24 de julho de 2025 a 29 de março de 2026
Horários: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Local: Sesc 24 de Maio [Rua 24 de Maio, 109 – República]
Entrada gratuita
Atualizado em 30 Jul 2025.