Guia da Semana

'Exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo' surpreende, emociona e recria a magia do seriado de TV

Mostra fica em cartaz no Memorial da América latina até o mês de junho.

Incrível! Essa é a melhor palavra que define a exposição “Rá-Tim-Bum, O Castelo”, que chega ao Memorial da América latina nesta sexta-feira, 31. Com 22 cenários reproduzidos com o máximo de fidelidade dos originais em 700m2, a mostra proporciona uma verdadeira experiência sensorial e sentimental. E claro, uma encantadora vivência nostálgica aos adultos.

Cheia de interatividade e segredos, a exposição surpreende desde o início. Logo de cara você se depara com uma reprodução fiel da parte externa do Castelo com tudo o que o público viu e reviu na TV Cultura: porta, torre (a da mostra tem 15 metros de altura), bandeira tremulando, janelas, colunas e cata-vento, além do saudoso porteiro ♥

Ao cruzar pela porta de entrada, é possível respirar um pouco de cada personagem do seriado, pois cada um ganhou um espaço mágico e lúdico na mostra – é possível explorar o quarto da Morgana, conhecer o laboratório dos gêmeos cientistas Tíbio e Perônio, se encantar (e interagir) com a famosa sala de música, se espantar com a quantidade de livros existentes na Biblioteca do Gato Pintado, entre outras experiências.

A cozinha e o hall do Castelo são os ambientes mais impressionantes. No primeiro espaço, é possível apreciar as diversas e fofas gavetas coloridas, bem como a famosa mesa com bancos de estampa de frutas.

Já o hall é o cenário mais grandioso e – talvez – o mais aguardado pelo público (o espaço é o último da exposição). Afinal, é lá que se encontram a árvore da Celeste, o quarto do Nino (SIM, É POSSÍVEL SENTAR NA PORTA GIRATÓRIA!) e a escadaria que leva ao quarto da Morgana (literalmente).

É pertinente afirmar que a exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo concretiza o sonho dos amantes da série em entrar no Castelo e vivenciar a experiência de interagir com os personagens e ambientes. O passeio é mágico e extremamente nostálgico para quem acompanhou o programa, exibido entre 1994 e 1997 na TV Cultura.

No entanto, quem visitou a mostra Castelo-Rá-Tim-Bum – A Exposição, que ocupou o Museu da Imagem e do Som em 2014, não terá graaandes surpresas. A montagem do Memorial da América latina é bem semelhante ao do MISo grande finale é igual, por exemplo.  
 

Veja uma galeria com fotos da exposição:  

Galeria de fotos

Atualizado em 30 Mar 2017.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Maio Fotografia do MIS terá cinco exposições simultâneas; confira

Cursos, visita guiada, encontro com fotógrafos e feira fazem parte da programação

Jean-Michel Basquiat ganha mega-exposição no CCBB com retrospectiva inédita; saiba mais!

Curta e intensa produção do artista é retratada em mostra a partir desta quinta (25)

8 Exposições imperdíveis em São Paulo em 2018

2018 vai trazer Aleijadinho, Hilma af Klint e muito mais para São Paulo!

Exposição do Nirvana chega a São Paulo com itens raros da banda; saiba o que esperar!

'Nirvana: Taking Punk to the Masses' remonta no Lounge Bienal o cenário underground da banda

Saiba o que esperar da exposição 'Renato Russo', em cartaz no MIS

Fotos, manuscritos, desenhos e cartas de fãs direto do acervo do artista compõe a mostra original do museu

Última chance: 6 exposições imperdíveis que acabam em agosto

"Steve Jobs, o Visionário" e "Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos" são algumas das mostras que você ainda pode conferir este mês