Guia da Semana

'Exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo' surpreende, emociona e recria a magia do seriado de TV

Mostra fica em cartaz no Memorial da América latina até o mês de junho.

Incrível! Essa é a melhor palavra que define a exposição “Rá-Tim-Bum, O Castelo”, que chega ao Memorial da América latina nesta sexta-feira, 31. Com 22 cenários reproduzidos com o máximo de fidelidade dos originais em 700m2, a mostra proporciona uma verdadeira experiência sensorial e sentimental. E claro, uma encantadora vivência nostálgica aos adultos.

Cheia de interatividade e segredos, a exposição surpreende desde o início. Logo de cara você se depara com uma reprodução fiel da parte externa do Castelo com tudo o que o público viu e reviu na TV Cultura: porta, torre (a da mostra tem 15 metros de altura), bandeira tremulando, janelas, colunas e cata-vento, além do saudoso porteiro ♥

Ao cruzar pela porta de entrada, é possível respirar um pouco de cada personagem do seriado, pois cada um ganhou um espaço mágico e lúdico na mostra – é possível explorar o quarto da Morgana, conhecer o laboratório dos gêmeos cientistas Tíbio e Perônio, se encantar (e interagir) com a famosa sala de música, se espantar com a quantidade de livros existentes na Biblioteca do Gato Pintado, entre outras experiências.

A cozinha e o hall do Castelo são os ambientes mais impressionantes. No primeiro espaço, é possível apreciar as diversas e fofas gavetas coloridas, bem como a famosa mesa com bancos de estampa de frutas.

Já o hall é o cenário mais grandioso e – talvez – o mais aguardado pelo público (o espaço é o último da exposição). Afinal, é lá que se encontram a árvore da Celeste, o quarto do Nino (SIM, É POSSÍVEL SENTAR NA PORTA GIRATÓRIA!) e a escadaria que leva ao quarto da Morgana (literalmente).

É pertinente afirmar que a exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo concretiza o sonho dos amantes da série em entrar no Castelo e vivenciar a experiência de interagir com os personagens e ambientes. O passeio é mágico e extremamente nostálgico para quem acompanhou o programa, exibido entre 1994 e 1997 na TV Cultura.

No entanto, quem visitou a mostra Castelo-Rá-Tim-Bum – A Exposição, que ocupou o Museu da Imagem e do Som em 2014, não terá graaandes surpresas. A montagem do Memorial da América latina é bem semelhante ao do MISo grande finale é igual, por exemplo.  
 

Veja uma galeria com fotos da exposição:  

Galeria de fotos

Atualizado em 30 Mar 2017.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Exposição do Nirvana chega a São Paulo com itens raros da banda; saiba o que esperar!

'Nirvana: Taking Punk to the Masses' remonta no Lounge Bienal o cenário underground da banda

Saiba o que esperar da exposição 'Renato Russo', em cartaz no MIS

Fotos, manuscritos, desenhos e cartas de fãs direto do acervo do artista compõe a mostra original do museu

Última chance: 6 exposições imperdíveis que acabam em agosto

"Steve Jobs, o Visionário" e "Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos" são algumas das mostras que você ainda pode conferir este mês

Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta mais de 500 autores na maior exposição de poesia do Brasil

"Poesia Agora" traz obras de poetas contemporâneos em instalações interativas

Venda de ingressos para a exposição do Renato Russo no MIS começa nesta quinta (13)

Mostra entra em cartaz no dia 6 de setembro

Exposição de Toulouse-Lautrec no MASP explora a sexualidade da noite parisiense; saiba o que esperar da mostra

O Guia da Semana visitou a mostra, que chega ao Museu de Arte de São Paulo nesta sexta-feira, 30 de junho