Guia da Semana
Exposição
Por Nathália Tourais

7 motivos para visitar a exposição Libertadores - uma paixão que nos une

Mostra fica em cartaz até dia 15 de junho.

Essa é a primeira vez que o Museu do Futebol recebe uma exposição organizada por profissionais de fora (Divulgação )

O futebol é uma paixão mundial. Mas, mais do que isso, é uma arte que todos gostam - em maior ou menor escala. Há os que amam, não perdem um campeonato, assistem todos os jogos e sabem dizer que determinado gol aconteceu em tal partida, com esse ou aquele goleiro, especificando até mesmo o uniforme usado e o minuto em que aconteceu. Há os que sabem tudo sobre todos os times, os que mantém seus conhecimentos e interesses apenas em seu próprio time, os que torcem baixinho, tímidos e quase não vibram, os que não gostam mas juntam-se aos amigos para assistir de vez em quando, os que não ligam, mas acompanham por acompanhar e, ainda, os que dizem não gostar. 

A grande questão é: esta é uma exposição para todos esses tipos de torcedores. Até mesmo para os que não são um. Estranho? Talvez. Mas a mostra Libertadores, uma paixão que nos une usa o futebol como um fio condutor para falar sobre a cultura de todos os países que participam. E, por isso, listamos os motivos pelos quais você não pode deixar de visitá-la. Confira:

1- É uma exposição 2x1

A exposição acontece no Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu. Então, é possível visitar a mostra permanente do museu (que é linda) e também a especial em homenagem à Libertadores. 

2- Ambientação

A mostra acontece em um ambiente que conta com cenografia de campos de futebol, o que permite que cada visitante sinta-se parte do torneio e do esporte.

3 - Intervenções desde o primeiro passo

A mostra ganha atenção desde o início. Logo na entrada nos deparamos com adesivos em forma de bola colados no chão, retratados pelo fotógrafo Caio Vilela. Neles, curiosidades sobre os diversos países, que mesclam o cenário futebolístico com a famosa “pelada”. 

4- Curiosidades nas paredes

As paredes do ambiente contam com janelas de perguntas e respostas. O que também são ótimas interações para crianças.

5- Vídeos e fotos

A exibição ainda conta com um telão de vídeos, fotos e curiosidades da competição – produção do jornalista e criador do Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte.

6- Fotos históricas

As fotos são dispostas para o visitante compreender a competição de maneira cronológica, por décadas. 

7- Totens e tablets 

O ambiente interativo também conta com totens e tablets. Além disso, são disponibilizados para download gratuito dois aplicativos: um com dados da competição e outro com conteúdo mais extenso sobre a exposição.


Por Nathália Tourais

Atualizado em 2 Mar 2015.

Mais notícias

Saiba o que esperar da exposição "Hebe Eterna", no Farol Santander

Exposição

Saiba tudo sobre a exposição “Mickey 90 anos", em cartaz no Shopping JK Iguatemi

Exposição

Confira as exposições imperdíveis em São Paulo em 2019

Exposição

Saiba tudo sobre a exposição "Hitchcock: Bastidores do Suspense", que chega ao MIS nesta sexta-feira (13)

Exposição

7 exposições em cartaz em São Paulo para visitar nas férias de julho

Exposição

Abertura da exposição Ex Africa, no CCBB, terá performance e debate com artistas; confira!

Exposição