Guia da Semana

O Rio de Janeiro é uma cidade cosmopolita, multicultural e efervescente e tem uma programação cultural intensa. Quando exposições e atrações internacionais chegam ao Brasil, o Rio de Janeiro nunca fica de fora, sendo uma das primeiras cidades a recebê-los. Se você está buscando exposições de arte para visitar em 2015, a cidade promete oferecer muitas opções.

Preparamos para você uma lista com exposições de arte imperdíveis no Rio de Janeiro em 2015. Confira!

Kandinsky


A exposição do artista russo Kandisnky está no Rio de Janeiro desde 28 de janeiro e fica em exibição no CCBB até o dia 30 de março. Esta é a primeira grande retrospectiva do artista na América Latina, que reúne mais de 72 obras, além de fotografias, objetos pessoais e outras obras que ajudam a revelar o universo de Kandinsky. Além delas, a exposição reúne ainda algumas obras de seus seguidores e de artistas que o influenciaram. Todas as obras pertencem a 9 museus e coleções particulares da Rússia, Áustria, Alemanha, França e Inglaterra.

Onde? Centro Cultural Banco do Brasil
Quando? De 28 de Janeiro a 30 de Março.
Horários? De quarta a segunda, das 9h às 21h.

Conexões de Olhares

Essa mostra reúne mais de 200 fotografias realizadas por crianças e adolescentes de 12 comunidades pacificadas do Rio: Tabajaras, Santa Marta, Mangueira, Formiga, São Carlos, Complexo do Alemão, Andaraí, Cidade de Deus, Providência, Morro Azul, Macacos e Borel. As fotos foram feitas a partir das oficinas realizadas pela fotojornalista Hikaru Nagatake, uma japonesa que viaja o mundo desenvolvendo a criatividade das crianças através da fotografia.

Onde? Museu da República
Quando? De 4 de março a 3 de maio
Horários? O espaço abre diariamente, das 8 h às 17 h.

O Rio de Janeiro por Debret

Esta exposição do pintor francês que viveu no Brasil durante 15 anos, de 1816 a 1831, reúne 120 obras que retratam a paisagem carioca, o cotidiano, os tipos populares e os costumes do início do século XIX. As obras de Debret têm um forte apelo histórico, na medida em que revelam o Brasil em seu período de transição da colônia para a nação.

Onde? Centro Cultural dos Correios
Quando? De 4 de março a 3 de maio
Horários? De terça a domingo, das 12h às 19h.

Tarsila e mulheres modernas no Rio

Essa exposição trará obras de artistas mulheres no campo das artes visuais, música, dança, literatura, teatro e arquitetura que trouxeram inovações estéticas, políticas e socioculturais entre os anos de 1870 e 1950. Diversos temas estão presentes em seus trabalhos, como a própria experiência da feminilidade, o desejo, o espaço público, dentre muitos outros. Dentre as artistas e pensadoras apresentadas estão Chiquinha Gonzaga, Pagu, Olga Benário, Clarice Lispector, Elizabeth Bishop, Tarsila do Amaral, Lina Bo Bardi, Carme Miranda e Rachel de Queiroz. A exposição reunirá recursos audiovisuais, documentos, esculturas, roupas, textos, objetos pessoais e fotografias.

Onde? MAR (Museu de Arte do Rio)
Quando? De maio a setembro de 2015
Horários? A definir.

Pixar: 25 anos de animação

Em outubro de 2015 chegará ao Rio de Janeiro a exposição de um dos maiores estúdios de animação do mundo, a Pixar, que já conta com 25 anos de atuação e produções como Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille, dentre muitas outras. A exposição será repleta de recursos interativos e multimídia, com duas grandes instalações e cerca de 600 filmes de animação e obras de arte originais. A exposição faz parte dos programas culturais trazidos em comemoração aos 450 anos da capital fluminense e ficará em cartaz até dezembro de 2016!

Onde? Centro Cultural Banco do Brasil
Quando? De outubro de 2015 a dezembro de 2016.
Horários? A definir.

Atualizado em 24 Abr 2015.