Guia da Semana

A Copa do Mundo 2014 tem atraído várias manifestações artísticas em homenagem ao evento, especialmente nas cidades-sede. Em São Paulo, espaços como o Museu do Futebol e o Sesc Bom Retiro trazem exposições que abordam de diferentes formas o futebol e a seleção brasileira.

De caricaturas de jogadores a brincadeiras descontraídas com a Copa podem ser vistas nessa lista que o Guia separou. Confira!

Brasil 20 Copas

O Museu do Futebol recebe uma das exposições mais divertidas e descontraídas sobre a Copa do Mundo. Em Brasil 20 Copas, a ideia é contar a história de todas as edições da Copa desde 1970 como se o Brasil tivesse sido vencedor em todas elas. Frases como “perdemos a Copa de 1930 no Uruguai porque foram 13 times e Zagallo ainda não era vivo, e a da Itália de 1934 porque não queríamos dar ibope para Mussolini” são exemplos de como as derrotas brasileiras são justificadas.
Quando: De 27 de maio a 7 de setembro
Onde: Museu do Futebol
Preço: R$ 6 (R$ 3 a meia)

Sesc Bom Retiro homenageia os ídolos do futebol

Em parceria com a revista Placar, a unidade busca estabelecer um vínculo entre futebol, símbolos e mitos. Para isso, uma série de atividades estão programadas como show musical com o Sandália de Prata; campeonatos de Bate Bafo, Futebol de Botão e uma competição de games para a geração do Atari ao Playstation. No segundo andar, acontecerá a exposição “Do Tri ao Hexa”, com 30 fotografias da revista Placar registrando os momentos marcantes de jogadores e jogadas célebres das Copas de 1970 a 2010.
Quando: De 10 de junho a 13 de julho
Onde: Sesc Bom Retiro
Preço: Grátis

A Seleção Desenhada

Roberto Camasmie, considerado um dos maiores retratistas do mundo, e o chargista Eduardo Baptistão são os responsáveis por representar de uma forma inusitada os jogadores e o técnico da seleção brasileira. Cada um dos artistas ficou responsável por ilustrar metade dos rostos de Neymar, Felipão e companhia. O resultado foi a exposição “A Seleção Desenhada”. É imperdível!
Quando: De 28 de maio a 13 de julho
Onde: Galeria Roberto Camasmie
Preço: Grátis

Show de Bola

Obras de 95 Artistas plásticos de lcoais como Alemanha, Bélgica, Brasil, Itália, Estados Unidos e Nigéria abordam a “riqueza e a beleza de cada país”. Apesar do nome, a mostra Show de Bola não foi inspirada na Copa do Mundo do Brasil, tendo como único objetivo promover um intercâmbio cultural e artístico.
Quando: De 14 de junho a 14 de julho
Onde: Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Preço: Grátis

Por Ezio Jemma

Atualizado em 20 Jun 2014.