Guia da Semana
Exposição
Por Nathália Tourais

Exposições para visitar nas férias de julho de 2015 em São Paulo

Saiba quais mostras ficam em cartaz durante as férias escolares e universitárias.

Uma das exposições que ficam em cartaz em julho reúne mais de 100 desenhos feitos por internos de um hospital psiquiatrico (divulgação)

O mês de julho se aproxima e, com ele, as férias escolares e universitárias. Assim, sobra um tempinho a mais para fazer diversos programas pela cidade e conseguir, finalmente, visitar algumas exposições.

Por isso, o Guia da Semana lista as mostras mais legais que ficam em cartaz durante todo mês de julho. Confira: 

JOAN MIRÓ - INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Para quem não conhece, o artista é um dos mais renomados da história da arte e elegeu a liberdade como modo de viver e de pintar, transpondo as fronteiras entre a pintura e a poesia. Suas obras representam o universo onírico e a megaexposição conta com 22 esculturas, 25 gravuras e 20 desenhos, divididos em quatro ambientes.

QUANDO: 24 de maio a 16 de agosto
ONDE: Instituto Tomie Ohtake 

HEAR MY TRAIN A COMIN: HENDRIX HITS LONDON - SHOPPING JK 

A mostra, que faz homenagem ao músico Jimi Hendrix, abre ao público detalhes sobre o período em que o músico iniciou sua carreira em Londres. Mais do que isso, retrata um momento crucial de sua história: afinal, depois de viver como “figurante” das bandas em que tocou, foi na Inglaterra que ele se consolidou como artista e um dos maiores guitarristas do mundo. Dividida em 14 alas, a exposição conta com fotos, vídeos, entrevistas, roupas, cartas enviadas aos fãs, instrumentos musicais, discos de sua coleção particular, manuscritos de algumas letras e muito mais.

QUANDO: 10 de junho a 30 de julho
ONDE: Shopping JK Iguatemi

FRANÇOIS TRUFFAUT: UM CINEASTA APAIXONADO - MIS

Sob curadoria de Serge Toubiana, Truffaut: um cineasta apaixonado foi concebida para homenagear o diretor por ocasião do trigésimo aniversário de sua morte, completado em outubro de 2014. A exposição apresenta mais de 600 itens, como desenhos, fotos, objetos, livros, revistas e roteiros com anotações, além de trechos de filmes e entrevistas do diretor. Todas as peças foram doadas à Cinemateca Francesa pela família do cineasta. O material, guardado pela família de Truffaut, é incrivelmente rico e reflete a obsessão que ele tinha em guardar tudo.

KANDINSKY: TUDO COMEÇA DE UM PONTO - CCBB


A exposição acontece no Centro Cultural Banco do Brasil e reúne mais de cem obras e objetos do artista, seus contemporâneos e suas influências. O acervo tem como base a coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, enriquecido com obras de mais sete museus da Rússia e coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França. Além de obras do artista, a mostra conta também com uma sala de vídeo e outra de imersão.

QUANDO: 8 de julho a 28 de setembro
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil

HISTÓRIAS DA LOUCURA: DESENHOS DO JUQUERI - MASP


A mostra acontece no MASP e apresenta cerca de 100 desenhos feitos por internos do Hospital Psiquiátrico do Juquery, localizado em Franco da Rocha, São Paulo. As obras eram parte da coleção do Dr. Osório César, fundador e diretor da Escola Livre de Artes Plásticas, que funcionou no hospital entre 1956 e meados da década de 1970. Médico psiquiatra, ele foi um dos pioneiros no Brasil a pesquisar e a aplicar o uso da arte como recurso terapêutico em pacientes com transtornos psíquicos.

QUANDO: 2 de junho a 11 de outubro
ONDE: MASP

 


Por Nathália Tourais

Atualizado em 19 Jun 2015.

Mais notícias

Saiba o que esperar da exposição "Hebe Eterna", no Farol Santander

Exposição

Saiba tudo sobre a exposição “Mickey 90 anos", em cartaz no Shopping JK Iguatemi

Exposição

Confira as exposições imperdíveis em São Paulo em 2019

Exposição

Saiba tudo sobre a exposição "Hitchcock: Bastidores do Suspense", que chega ao MIS nesta sexta-feira (13)

Exposição

7 exposições em cartaz em São Paulo para visitar nas férias de julho

Exposição

Abertura da exposição Ex Africa, no CCBB, terá performance e debate com artistas; confira!

Exposição