Guia da Semana

Se você ainda não conhece o Google Arts & Culture, trata-se de uma plataforma online que disponibiliza diversos conteúdos para os apreciadores de arte e viagens. O site possui parceria com diversos museus pelo mundo e cada um dispõe de exposições virtuais, visitas em 3D e galerias online. Para facilitar a busca por conteúdos na plataforma, é feita uma curadoria com as melhores exposições virtuais do mundo.

Pensando nisso, o Guia da Semana traz 8 mostras virtuais incríveis para ver no Google Arts & Culture o quanto antes. Confira:

ELEANOR ROOSEVELT AND THE UNITED NATIONS

A exposição virtual está em inglês e conta a história de Eleanor Roosevelt em documentos oficiais de um período conturbado para os Estados Unidos. Ela foi primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945, durante a presidência de Franklin D. Roosevelt. Após a morte do marido, ela foi convidada a ser delegada representante do país na ONU, e ficou reconhecida como uma grande defensora dos direitos humanos.


FASHIONING TRADITION: QUEEN SIRIKIT CREATES A NATIONAL DRESS FOR THAILAND

Essa exposição (em inglês) conta a história da criação de um novo traje nacional para as mulheres tailandesas na década de 1960. A mostra conta com a apresentação de tecidos históricos da corte, fotografias e filmes de arquivo, e mais de trinta exemplos brilhantes do guarda-roupa da rainha Sirikit da Tailândia.


10 SCANDALOUS FASHIONS THAT ROCKED HISTORY

Para quem gosta de moda, esta exposição em inglês é um prato cheio. É traçado uma linha do tempo desde vestidos da Maria Antonieta aos bikinis e até às roupas mais ousadas criadas por grandes estilistas como Vivienne Westwood e Malcolm McLaren.


VILLA LEWARO

Esta tour possui um audioguia em inglês, que descreve a história e conta detalhes da famosa casa de verão da milionária Madame C.J. Walker. A mansão é branca, com um pé direito alto e uma entrada de ares gregos. Na tour, você consegue entrar na casa, ver a decoração luxuosa e caminhar pelos corredores, entrar nos cômodos, sala, quarto, sala de música, cozinha, terraço e quintal.


VAHINÉ NO TE MITI BY PAUL GAUGUIN

Esta exposição online em inglês é do Museo Nacional de Bellas Artes de Argentina e descreve os detalhes da obra “Vahiné no te miti”, de Paul Gauguin. A obra foi feita em Taiti, Ilha na Polinésia Francesa, por volta de 1892, e discorre sobre as cores, objetos e técnicas utilizadas.


BEARD WARS

Beard Wars é uma exposição diferente, mas que você vai gostar! A exposição virtual traz fotografias de soldados da Guerra Civil americana e homens de hoje em dia, e as barbas antigas com as atuais são comparadas. Quem será que ganha a batalha de melhor barba?


GANHANDO ESPAÇO: MULHERES NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, E MATEMÁTICA

Esta exposição traz a história de mulheres da ciência e como elas conseguiram ganhar espaço no ramo. As áreas de exatas e tecnologia eram limitadas aos homens antigamente, por isso, as mulheres tiveram que batalhar para ocupar seus espaços nas universidades e no mercado. Saiba mais sobre a história da presença feminina na ciência.


CONHEÇA MARTA, A JOGADORA DE FUTEBOL BRASILEIRA QUE COLECIONA RECORDES

Uma das maiores jogadoras de futebol é a brasileira Marta, conhecida por ser detentora do recorde de maior número de gols marcados em Copas do Mundo FIFA. De 1941 a 1979, o futebol era proibido às mulheres, mas após a libertação, várias jogadoras começaram a surgir e fazer sucesso. Uma delas foi Marta Vieira da Silva, atacante, camisa 10 da Seleção Brasileira. Conheça um pouco mais sobre a trajetória desta atleta.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 30 Abr 2020.