Guia da Semana

Uma viagem à street art da Nova Iorque dos anos 1970 e 1980 te espera no CCBB a partir desta quinta-feira, 25. Desembarcam em três andares do museu cerca de 80 obras do paraíso criativo de Jean-Michel Basquiat. Essa é a primeira retrospectiva do artista nova-iorquino no Brasil.

Conhecido por pinturas explosivas - um caldeirão de colagens, grafites e traços que se assemelham a desenhos infantis -, Basquiat é saudado como o primeiro artista negro a abrir caminho no mundo predominantemente branco das galerias de arte. Hoje, seus quadros chegam a valer US$ 110,5 milhões.


Fachada da exposição | Foto: Guia da Semana

É de uma dessas milionárias coleções (a maior) que vêm as obras da exposição paulistana. Do acervo do israelense Jose Mugrabi, telas, desenhos e gravuras compõe uma retrospectiva da curta e intensa produção de Basquiat.


Brother’s Sausage, 1983 | Foto: Guia da Semana

Ao morrer precocemente por overdorse de extasy e cocaína aos 27 anos, Basquiat tinha produzido cerca de 2 mil peças. As icônicas Untitled (Yellow Tar and Feathers) e Untitled (Hand Anatomy), uma das primeiras de sua carreira, são algumas das peças que podem ser apreciadas no CCBB.


Untitled (Yellow Tar and Feathers) e Untitled (Hand Anatomy) | Foto: Guia da Semana

Andy Warhol também está presente. O ícone da pop arte foi um grande colega de Basquiat e, da parceria, o CCBB expõe quatro telas: Heart Attack, Thin Lips, Eggs e Untitled (Two Dogs).


Heart Attack e Untitled (Two Dogs) | Foto: Guia da Semana

Outra pérola da mostra é um conjunto de pratos pintados por Basquiat em homenagem aos artistas admirados por ele - Pasolini, Picasso, Dalí e, é claro, Warhol - todos estão expostos no segundo andar do museu.


Marker on Ceramic Plates | Foto: Guia da Semana

Nas palavras de Pieter Tjabbes, curador da mostra, “a habilidade de projetar sua poderosa personalidade e sua inteligência aguda para dentro de sua obra mantém as realizações de Basquiat sempre vivas”. E nós concordamos.

SERVIÇO

RETROSPECTIVA JEAN-MICHEL BASQUIAT @ CCBB

ENDEREÇO: Rua Álvares Penteado, 112, Centro
PERÍODO: 25/2 a 7/4
HORÁRIO: 9h às 21h
INGRESSO: Grátis

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 24 Jan 2018.