Guia da Semana

Por Marcus Oliveira

Com papéis marcantes na telona, como em Bicho de Sete Cabeças, Carandiru, 300, Os Desafinados, Che e, atualmente, What to Expect When You're Expecting, ainda sem tradução, onde divide as cenas com Jennifer Lopez, o astro Rodrigo Santoro deu um pausa na carreira gringa para divulgar seu mais recente trabalho por aqui, o filme Meu País.

Dirigido por André Ristum, o filme mostra os encontros e desencontros de Marcos (Rodrigo Santoro), que decide deixar seu país após a morte da mãe e parte para Roma, onde reconstrói a vida. Após alguns anos, com o falecimento do pai, se vê obrigado a voltar ao Brasil, onde tem de enfrentar não só o luto e o passado que deixou, mas também encarar o futuro à sua frente.

“Estou vivendo muito tempo fora do país e isso é próximo do personagem, mas não somos parecidos. Li o roteiro e fiquei intrigado e com vontade de falar o que o filme se propõe”, comenta Rodrigo.

Santoro divide as cenas com Cauã Reymond e Débora Falabella, onde ambos interpretam seus irmão. O roteiro chamou tanto a sua atenção, que Rodrigo interrompeu sua programação de férias para rodar o filme.

“Estava planejando um local para viajar e me enviaram o roteiro. Li, fiquei com ele na cabeça, adiei as férias e fui fazer o filme. Não idealizo um tipo de personagem. É química. Como quando se apaixona por alguém. Você se relaciona com aquela história de alguma forma, que não sei dizer o porque”, ressalta.

Família

Carioca de Petrópolis, Rodrigo divide o aluguel de um apartamento com um amigo em Los Angeles, segundo ele, para ter uma base enquanto faz trabalhos por lá. “O gostinho de estrear esse filme aqui é o melhor do mundo. Estou próximo dos amigos, da minha família, tem mais calor humano. Sou brasileiro e estrear esse filme aqui é dizer um pouco quem eu sou”, ilustra.

No longa, seu personagem tem origens estrangeiras e para interpretá-lo, Santoro se preparou bastante. Neto de italianos, o ator comenta que a família sempre o incentivou a conhecer mais das origens. “Desde pequeno meu avô fala que eu precisava aprender italiano. Filmar lá foi uma oportunidade que tive de fazer um mergulho nessa cultura. Me aproximei, não só da língua, mas da cultura. Acho que meu avô vai ficar orgulhoso”, comenta aos risos.

Veja entrevista de Rodrigo Santoro na TV Guia

Atualizado em 10 Abr 2012.