Guia da Semana

Para quem ainda não conhece, a série "Parenthood" é uma daquelas produções que faz da simplicidade algo espetacular. Filmado entre 2010 e 2015, o seriado estadunidense foi baseado em um filme homônimo de 1989 e traz um drama familiar intenso e divertido, dividido em seis temporadas e 103 episódios.

Atualmente disponível na Amazon Prime Video, a série conta com aspectos interessantes que merecem sua atenção. Confira alguns deles e também os motivos pelos quais você deveria assisti-la:

ENREDO

Foto: Divulgação


A série conta a história dos Braverman, uma família que, como qualquer outra, enfrenta diversos problemas, mas sempre pode contar com o apoio de cada membro para superar os desafios.

Sarah é mãe solteira de dois filhos adolescentes e decide voltar para sua cidade natal e ficar mais próxima de sua grande família. De volta, é recebida por seus pais, Zeek e Camille, que, por sua vez, estão enfrentando seus próprios problemas matrimoniais. Sara tem uma irmã mais nova, uma mulher batalhadora que luta para manter seu emprego como advogada, suas atividades como mãe e o apoio ao marido, que trabalha em casa, cuidando da filha.

O caçula da família é Crosby, um jovem que precisa enfrentar seus medos de compromissos amorosos, quando uma antiga paixão retorna em sua vida. O irmão mais velho é Adam, que, mais do que nunca, precisa se unir aos filhos e esposa, pois acaba de descobrir que seu filho mais novo tem Síndrome de Asperger.

Apesar das dificuldades, a reunião de todos é o que os ajuda a superar os desafios, enquanto criam seus filhos e recomeçam suas vidas quantas vezes forem necessárias.

EMPATIA E SENSIBILIDADE


Foto: Divulgação


Nem sempre uma produção - seja uma série ou um filme - consegue abordar questões simples e fazer delas únicas e especiais. É uma tarefa difícil, mas "Parenthood" consegue exibir o cotidiano com uma sensibilidade única; o que, inevitavelmente, faz com que nos identifiquemos com diferentes núcleos em diferentes momentos.

Além disso, a empatia está presente em todos os episódios, o que faz deles ainda mais incríveis. Afinal, nem sempre é fácil se colocar no lugar do outro, compreender até quando não concordamos e enxergar algo tão diferente de nós sem julgar - e a série faz isso com maestria.

ELENCO E FAMÍLIA

Foto: Divulgação


Um dos pontos altos da série é a reflexão que ela nos faz ter a respeito do que é família. Através de situações contadas pelos personagens, passamos a refletir sobre nós mesmos. Como lidamos com a nossa? Como é nossa relação com nossos pais? Como estamos criando nossos filhos? Que tipo de família queremos ter e como podemos enfrentar as dificuldades? Questões importantes, que às vezes, não prestamos atenção, não temos tempo ou simplesmente não conseguimos enxergar com olhos atentos, ganham espaço e tornam-se uma extensão daquilo que estamos assistindo.

Assim, os papéis de Lauren Graham, Craig T. Nelson, Bonnie Bedelia, Peter Krause, Dax Shepard, Monica Potter, Joy Bryant, Erika Christensen e tantos outros atores acabam atingindo sentimentos e sensações, além do entretenimento proposto por uma "simples" série.

Atualizado em 14 Ago 2018.