Guia da Semana

Guia da Semana

O Teatro Álvaro de Carvalho, antigo Teatro Santa Isabel, teve início com o lançamento da pedra fundamental em 29 de julho de 1857. Foram 18 anos de obras e paralisações, devido à falta de recursos.

Depois de inaugurado, não possuía ainda os recursos necessários, e as companhias artísticas tinham que arcar com os custos do fornecimento de iluminação e cadeiras para camarotes e platéia.

O Teatro foi palco de episódio dramático durante a Revolução Federalista, em 1893, quando os revoltosos declararam Santa Catarina estado separado da União enquanto Floriano Peixoto permanecesse na Presidência da República.

Desde 1894, numa atitude de rompimento com a monarquia, o edifício passou a chamar-se Teatro Álvaro de Carvalho, em homenagem ao primeiro dramaturgo local. A edificação, originalmente de características luso-brasileiras, foi sendo reformada e, ao longo do século XX, adotou as linhas ecléticas.

No acesso às escadarias, dois vitrais retratam cenas populares e folclóricas e, no foyer podem ser admiradas duas grandes telas do artista plástico Martinho de Haro.

Mapa do local

Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

Horário(s) Segunda a sexta, 14h às 19h. Nos fins de semana e feriados, das 16h às 19h ou quando houver programação, até 30 minutos após o início do espetáculo.

Endereço
Rua Marechal Guilherme, 26, 88015-000

Telefone (48) 3028-8070

Site do estabelecimento

Atualizado em 18 Mar 2013.