Você é um apaixonado por gastronomia e gostaria de se debruçar sobre o assunto, conhecendo novas receitas, enredos e personagens que fazem parte desta deliciosa e fascinante história?
Então, que tal dedicar o ano de 2020 para esta pesquisa de dar água na boca? Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 livros de gastronomia para ler em 2020! Confira:
50 restaurantes com mais de 50
A chef Janaina Rueda preparou um livro muito curioso com a história de 50 restaurantes em São Paulo com mais de 50 anos. O livro te convida a conhecer a cidade através destes clássicos estabelecimentos e se deliciar com suas varias culinárias. Uma missão que você pode colocar em prática em 2020, que tal?
Compre o livro aqui.
Cozinhar, uma história natural da transformação
Michael Pollan é um jornalista e ativista que pretende com suas obras trazer uma reflexão sobre o que comemos. Na obra "Cozinhar, uma história natural da transformação", o autor incentiva o leitor a preparar a sua própria comida, optando por alimentos frescos e conhecendo a procedência deles. Vale dizer que este livro deu origem à série documental "Cooked", da Netflix.
Compre o livro aqui.
A Arte Culinária de Julia Child
"A Arte Culinária de Julia Child" reúne técnicas, receitas e ensinamentos de Julia Child, a famosa cozinheira americana responsável por divulgar a culinária francesa nos Estados Unidos. Trata-se de um livro que qualquer apaixonado por gastronomia precisa ter em sua estante.
Compre o livro aqui.
O que Einstein disse ao seu cozinheiro
Através de 100 grandes perguntas culinárias, o livro "O que Einstein disse ao seu cozinheiro" explica de forma divertida e curiosa a ciência da cozinha. Por que nem todo álcool evapora quando se cozinha com vinho? Por que nada gruda numa frigideira antiaderente? Taí uma ótima obra para matar todas as suas dúvidas culinária de vez em 2020.
Compre o livro aqui.
O Banquete do Imperador
O livro "O Banquete do Imperador", de André Boccato e Francisco Antonio Pedroso Lellis, reúne mais de 130 cardápios do século 19 colecionados pelo imperador D. Pedro II. É um registro muito curioso e muito interessante para analisar como era a alimentação e os costumes à mesa da época.
Compre o livro aqui.
O frango ensopado da minha mãe
O livro "O frango ensopado da minha mãe" traz algumas crônicas publicadas na coluna de Nina Horta no jornal "Folha de S. Paulo" nos últimos 20 anos. São histórias muito divertidas sobre causos pessoais da autora envolvendo comidas, como por exemplo a história que dá nome ao livro, o ensopado de frango imbatível da mãe dela.
Compre o livro aqui.
Panelinha
A chef Rita Lobo lançou o livro "Panelinha, receitas que funcionam" com receitas do dia-a-dia, como saladas, sopas, arroz e feijão e muito mais. Como o próprio nome já adianta, são receitas práticas que todos conseguem fazer. É uma ótima aquisição para você que pretende colocar em prática o plano de finalmente aprender a cozinhar em 2020.
Compre o livro aqui.
Capitu Vem Para o Jantar
Em "Capitu Vem Para o Jantar", a jornalista Denise Godinho se propõe a investigar as receitas citadas em grandes obras da literatura, explicando o motivo de elas serem importantes para as obras. Tal como a Cocada de "Dom Casmurro", que marcou episódio importante entre Capitu e Bentinho.
Compre o livro aqui.
A Fisiologia do Gosto
Considerado o primeiro livro de gastronomia, "A Fisilogia do Gosto" foi escrito por Brillat Savarin, um sobrevivente da Revolução Francesa, cozinheiro e gourmet. Em sua obra, ele escreve sobre a cultura ao redor da mesa, regras de etiquetas e preparo dos alimentos. Além disso, a obra conta vários casos hilários que vai te divertir durante este ano.
Compre o livro aqui.
Todas as Sextas
No livro "Todas as Sextas", a chef Paola Carosella conta histórias autobiográficas aliadas a mais de 90 receitas servidas nos menus executivos do seu restaurante Arturito. Além da obra estar recheada de receitas de dar água na boca, você também pode conhecer muito mais desta incrível mulher.
Compre o livro aqui.
Gosta de Gastronomia e Literatura?
Então confira aqui 10 cursos de gastronomia em São Paulo para investir em 2020!
Atualizado em 13 Fev 2020.