Não é só na moda, design e música que as tendências ditam novidades, a gastronomia também muda constantemente. E em 2018 vem muita coisa nova por aí quando o assunto é comida, sendo que várias apostas já foram feitas sobre o que veremos nos nossos pratos neste mais novo ano que começa.
Superfoods, caldos nutritivos, culinária árabe e temperos coreanos são algumas das tendências que vão figurar em 2018. Ficou curioso? Então confira uma galeria com 6 tendências gastronômicas para 2018!
Sopas e caldos nutritivos
Se no passado o sucesso era transformar alimentos ricos em nutrientes em sucos e shakes - como os famosos detox - agora a bola da vez são as sopas e caldos. Sopas bem cremosas e saudáveis prometem estar no cardápio de quem busca uma alimentação mais nutritiva.
Culinária do Oriente Médio
É claro que a culinária do Oriente Médio é muito difundida pelo mundo todo, aqui mesmo no Brasil não faltam restaurantes especializados. Essa culinária já está tão enraizada na cultura brasileira, que estamos bem acostumados com alguns de seus ingredientes. Porém, 2018 promete colocar essa gastronomia ainda mais em evidência. Ingredientes como zaatar, tahine, harissa, que são tão únicos, vão conquistar o paladar de quem ainda não conhece essa culinária tão rica em sabores e aromas.
Superfoods no café da manhã
As superfoods começaram a ganhar fama no ano que passou, mas 2018 promete ser tendência forte para o café da manhã. São chamadas de "supercomidas" os alimentos que contenham nutrientes ou compostos bioativos com propriedades que possam prevenir ou tratar doenças. Alguns desses alimentos são linhaça, quinoa, açaí, mirtilo, cacau, romã, azeite de oliva e muitos outros.
Algumas comidinhas de rua
Outra tendência para 2018 são certas comidas de rua típicas de diferentes países. Nos anos passados, os tacos foram a bola da vez, servidos por toda a parte. Em 2018 algumas outras 'street foods' prometem brilhar. Será tendência pratos como tempurá (clássica fritura com vegetais da culinária japonesa), kebab (espeto de carne de origem turca), dumplings (massa que consiste em um bolinho recheado de origem chinesa e também do leste europeu) e também as Pupusa (tradicional prato salvadorenho, que consiste numa tortilha espessa com recheio salgado).
Friturinhas na air fryer
As máquinas air fryer, aquelas que "fritam" os alimentos sem o uso de óleo, estarão em alta em 2018. O aparelho já é sucesso, mas o ano que vem promete deixá-la ainda mais em evidência. Além de práticas, as receitas feitas nesse método ficam muito mais sequinhas e saudáveis, sendo que uma diversidade imensa de alimentos podem ser preparados na fritadeira. Confira aqui várias opções de receitas deliciosas.
Temperos coreanos
Se no ano passado foi a vez da mostarda Dijon, dos ketchups caseiros e da pimenta Sriracha temperarem tudo por aí, agora é a vez dos temperos coreanos. Os molhos gochujang (pasta fermentada de malagueta), ganjang (molho de soja) e molho coreano de churrasco. Esses molhos caem muito bem com receitas com frango, por exemplo.
Atualizado em 25 Dez 2017.