Guia da Semana

Café coado é a tendência da vez: saiba onde tomar uma boa xícara em São Paulo

Adeus expresso!

O fenômeno da gourmetização gastronômica vem ganhando novas formas e, hoje, a tendência é rever sabores do passado, criando releituras e, consequentemente, experiências renovadas. E com o café, bebida favorita do brasileiro, a história não é diferente. Resumindo: de uns tempos para cá, mesmo que a popularização de máquinas Nespresso e afins tenha dado ainda mais força ao império do expresso, o reinado das cápsulas está com os dias contados. 

É que os gourmands de plantão, preocupados com o verdadeiro sabor do cafezinho, vêm propondo (não tão) novos de preparo. O resultado é a atenção redobrada para o bom e velho coador. Mas, se engana quem acha que o método de preparo resume-se a filtros de pano e papel - processos de coação a partir de prensas francesas, aeropress, chemex e outros é a bola da vez. Curiosos? O Guia da Semana te conta onde tomar uma verdadeira (e deliciosa) xícara de café em São Paulo. Confira! 

Coffe Lab

O Coffee Lab é um verdadeiro laboratório de café - assim como o nome sugere. O cardápio oferece inúmeras opções da bebida, com grãos são selecionados e testados até a obtenção do blend perfeito. Por lá, você pode saborear uma xícara preparada a partir de métodos como o Hario V60 - coador japonês que controla o tempo de extração e temperatura. O local também oferece aulas de degustação.

Octavio Café

A Octavio Café oferece ao cliente mais de dez modos de preparo da bebida, incluindo o tradicional feito em coador de pano - os grãos são selecionados na fazenda da própria marca. Dentre as opções, o café gelado e os Cookies ao Café são algumas das bebidas mais requisitadas. Também oferece pratos, drinks e comidinhas.

Sofá Café

Outro point imperdível para os amantes do café, o Sofá Café conta com quatro unidades em São Paulo. Todos os cafés servidos por lá têm grãos de origem nacional, moídos na hora, e podem ser coados de três formas diferentes, à escolha do freguês: Hario V60, aeropress e prensa francesa.

The Little Coffee Shop

Entre as surpresas do bairro de Pinheiros, está o The Little Coffee Shop. Os cafés da casa vêm direto do Coffee Lab, a preços mais camaradas. O destaque da casa é a inusitada Hop Arabica, cerveja artesanal preparada com café. De resto, não deixe de experimentar o tradicional cafezinho, preparado em coador de pano.

Torra Clara

Localizado na Oscar Freire, o charmoso Torra Clara propõe ao visitante diversas experiências com o café - há inúmeros tipos de torra (média, clara, escura) e métodos de infusão. Experimente a prensa francesa, cafeteira que dispensa o uso de filtro de papel, e o chemex, que não transfere resíduos para a xícara, resultando em uma café menos encorpado.

Atualizado em 11 Set 2016.

Por Ricardo A.
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Lindt traz para o Brasil famoso chocolate de gianduia, com avelãs italianas

Linha Piemonte é feita com gianduia e as melhores avelãs do mundo

Lacta lança tabletes recheados de Sonho de Valsa e Oreo

Tabletes recheados são novidade da marca e já são encontrados nos mercados

Pastelaria em Pinheiros traz rodízio de pastel e borda recheada

Restaurante inova com sabores inusitados e rodízio a R$ 34,90

Alex Atala inaugura restaurante sustentável e de comida natural em São Paulo

Novidade fica no Itaim Bibi e traz conceito sustentável para todas as áreas do restaurante

Marca famosa de macarrão com queijo chega ao Brasil

Famoso macarrão norte-americano anuncia chegada aos supermercados brasileiros

Starbucks lança novos sabores de café expresso e frappuccino

Macadâmia com coco, brigadeiro e a volta do churros estão entre as novidades