Guia da Semana

O que não falta em São Paulo são hamburguerias. São tantas as casas especializadas nos hambúrgueres, que é até possível criar categorias diferentes para as tantas que abriram suas portas na capital paulista. Existem as gourmets, as que você pede no balcão, aquelas simples de bairro e também as famosas retrôs.

São Paulo abriga diversas hamburguerias que trouxeram para seu ambiente um ar antigo dos anos 50, com direito à jukebox, sofás vermelhos e até atendentes com uniformes característicos da época. Se você é um fã do tema e está em busca de conhecer novas casas, então confira um roteiro com 8 hamburguerias com clima retrô em São Paulo!

Cadillac Burger

Já consagrado como um dos pontos de encontro da renovada Mooca, o Cadillac Burger tem temática americana e é totalmente decorado com itens originais ou inspirados na temática dos restaurantes americanos da década de 50. Entre utilitários, placas de vários estados norte-americanos, latas clássicas e brinquedos. Foto: Celso Rodrigues/Divulgação

Rua Juventus, 296 - (11) 2273-8074 Leia mais

Zé do Hamburger

Uma das mais conhecidas hamburgueria retrô, o Zé do Hambúrger tem uma decoração rica em detalhes e é um ótimo local para curtir um milk-shake e um hambúrguer, papear e se deliciar com as generosas porções. A lanchonete tem objetos de época como as geladeiras, a lambreta, os quadros, o piso quadriculado, as poltronas estofadas em cores fortes e a mesa de lanche dentro de uma réplica de um Ford 1951.

Rua Itapicuru, 419 - (11) 3868-4884 Leia mais

The Fifties

Inspirado no estilo americano dos anos 50, o The Fifties foi uma das primeiras lanchonetes de São Paulo a fazer hambúrguer de picanha. Foi aí que surgiu o original Pic Burguer (150 gramas de carne, alface, cebola picada e molho) - sanduíche exclusivo da rede. O Traditional Fifties (pão ciabatta, filé, queijo, bacon triturado e maionese), também compete entre os mais pedidos.

Rua Funchal, 345 - (11) 3842-2636 Leia mais

P.J. Clarke's

Um dos endereços mais queridinhos de Nova York, o restaurante P.J. Clarke's escolheu São Paulo em 2008 para estabelecer sua primeira filial fora dos Estados Unidos. Tanto o projeto quanto o cardápio seguem a mesma linha da matriz, mas apresentam toques brasileiros. O menu oferecido conta com saladas à brasileira, bolos salgados, massas e grelhados. Destaque para o Hanger Steak (fraldinha grelhada com ervas, disposta em uma cama de cebola sauté) e o New York Steak, um entrecôte de 200 gramas. Dentre os hambúrgueres, o The Cadillac chega à mesa com queijo cheddar e tiras de bacon. Foto: Roberto Larroude/Divulgação

Rua Doutor Mário Ferraz, 568 - (11) 3078-2965 Leia mais

Chip's Burger

Inaugurada em dezembro de 2007 em Santana, a Chip's Burger tem o estilo das lanchonetes americanas dos anos 50, com pisos quadriculados em preto e branco, poltronas vermelhas de vinil e ventiladores cromados. Na entrada, à esquerda, um aconchegante espaço de espera que tem como destaque uma máquina jukebox. No salão, os sofás de vinil vermelhos são bem disputados. Mais detalhes como ventiladores em metal no teto, fotos e gravuras nas paredes e o balcão arredondado arrematam o clima dos anos 50. Na lateral da casa um ambiente com teto retrátil é ideal para os dias quentes.

Johnny Rockets

O ambiente do Johnny Rockets remete a antigas diners americanas, com móveis, luminárias, piso e ambientação completa da época. Outra marca registrada são os inúmeros Jukeboxes individuais, nos quais o cliente pode escolher a música desejada sem custo adicional. Os funcionários cumprimentam todos os clientes e realizam pequenos espetáculos de dança, de tempos em tempos. A casa conta com diversas unidades espalhadas por São Paulo.

Praça Conde Francisco Matarazzo Júnior, - (11) 3677-4038 Leia mais

Mito Burger

Localizada em Perdizes, a Mito Burger surgiu quando a sociedade entre os donos Zé do Hambúrguer se desfez, já que o dono é o idealizador do original Zé do Hamburger, que agora se torna uma marca independente e segue seu caminho no endereço da R. Itapicuru. Com ambiente todo inspirado nos diners americanos e nos anos 50, a casa traz lanches como o Calhambeque, hambúrguer de 150 gramas, com combinação de creme de cheddar, chili, cream cheese e cebolinha no pão chapeado com manteiga.

Rua Caiubi, 1450 - (11) 3672-5532 Leia mais

Twelve Burger

Nos anos 60 a Twelve era uma conhecida lanchonete que reunia jovens num clima de paquera e diversão, na cidade de São Paulo. Infelizmente ela fechou e com o passar do tempo foi deixando saudade. Foi aí que dois amigos tiveram a ideia de reabri-la em 2010. No cardápio, pratos clássicos como batatas fritas com complementos, onion rings, cheese salada, lanche vegetariano e mais. O ambiente é um show à parte para quem ama decoração retrô, o salão traz cadeiras e bancos estofados vermelhos, com total inspiração nos diners americanas dos anos 1950. Além disso, conta ainda come réplicas de bombas antigas de gasolina e bonecas vintage da Barbie.

Rua Pio XI, 230 - (11) 3834-1200 Leia mais

Atualizado em 30 Set 2016.