Guia da Semana

Quem nunca fez um bolo que não deu certo? Acontece com todo mundo. É temperatura que não está certa, tamanho da forma, tempo batendo a massa... Muitos motivos podem prejudicar o resultado final daquele bolo delícia que você preparou para acompanhar o cafezinho da tarde.

Mas, não se preocupe! Com estes truques abaixo você vai conseguir fazer um bolo perfeito de dar água na boca.

1. Ingredientes na temperatura ambiente


Foto: Shutterstock

Ovos, manteiga, leite... Os ingredientes utilizados devem estar sempre na temperatura ambiente. Com exceção, é claro, das receitas que pedem algum ingrediente gelado.

2. Peneira


Foto: Shutterstock

Anota esse truque ótimo para deixar a massa leve e fofinha: use e abuse da peneira. Incorpore os ingredientes secos, como farinha, açúcar, fermento, chocolate em pó, e peneire todos juntos ao acrescentá-los a massa. Assim, seu bolo não vai ficar com aquele aspecto pesado. A peneira também pode ser utilizada para os ovos. Isso evita que aquela membrana ao redor da gema caia na massa. É essa membrana que deixa as receitas com cheiro forte de ovo.

3. Fermento


Foto: Shutterstock

Não se esqueça de agitar o potinho de fermento antes de utilizá-lo. Isso ajuda para misturar todos os componentes químicos do produto. Além disso, se o fermento está guardado muito tempo, vale testá-lo. Basta colocar uma colher do produto em um copo com água. Se não borbulhar, ele não está bom.

4. Bata delicadamente


Foto: Shutterstock

No caso dos bolos, a farinha não pode ser batida por muito tempo. Vale misturar os ingredientes delicadamente batendo à mão. Quanto mais você bate, mais a farinha cria o glúten, que deixa a massa pesada.

5. Forma


Foto: Shutterstock

Você já deve ter vivido a frustração de preparar um bolo numa forma pequena e a massa transbordar dentro do forno assim que começou a crescer. É sempre bom ficar atento a quantidade de ingredientes e escolher uma forma com o tamanho correto para a receita que você está fazendo. O ideal é que a massa atinja no máximo ¾ da altura da forma.

6. Temperatura


Foto: Shutterstock

Sempre pré-aqueça o forno por pelo menos dez minutos a 180 graus. Ou seja, temperatura média. Isso ajuda para que o bolo já comece a assar na temperatura ideal. Além disso, nunca abra a porta do forno durante o cozimento. Com a entrada do ar frio, o bolo pode murchar.

7. Cuidado ao desenformar


Foto: Shutterstock

Sempre espere o bolo esfriar. Bolos com a massa mais fofa tendem a quebrar se forem desenformados ainda quente. E não se esqueça de retirar o bolo do forno assim que estiver assado. Se ele ficar dentro do forno desligado, a massa pode murchar.

8 docerias incríveis para encomendar bolo em São Paulo

Procurando um bolo especial para surpreender os convidados? Aqui você encontra a solução!

10 receitas de bolo de caneca para matar a vontade de doce

Confira várias receitas do bolo prático para fazer na hora da gula

Atualizado em 11 Mai 2020.